Destaques

domingo, fevereiro 06, 2011

Santos só empata com Santo André e perde chance de voltar à liderança

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ontem, o Santos empatou com o Santo André, no Pacaembu (apesar do mando de campo ser do Ramalhão) em 1 a 1. Sem Elano e o goleiro Rafael, suspensos, e com Durval “poupado”, o Peixe pressionou durante quase todo o tempo, mas não conseguiu a vitória em cima do atual vice-campeão paulista que, muito provavelmente, não vai repetir o desempenho em 2011.


O fato é que a partida mostrou que o Santos, que já vinha jogando desfalcado dos jogadores da Sub-20, de Arouca e Jonathan, além do recém-contratado Charles e de Ganso, que ainda não atuaram em 2011, sentiu principalmente a ausência forçada de Elano. A equipe ficou sem referência no meio de campo já que seu substituto, Felipe Anderson, tem características bem distintas e nem ele, nem Róbson, conseguiram fazer o mesmo papel tático que a melhor figura alvinegra deste começo de ano.

A partida em si, na maior parte do tempo, foi quase ataque contra defesa. Se levarmos em conta o critério do quase comentarista esportivo e de arbitragem Rogério Ceni, o Santos deu bem mais que um “chocolate” no adversário. O Santo André fez o seu gol aos 4 minutos e voltou a finalizar (com perigo, mas para fora) aos 39. Do segundo tempo. Foram 17 finalizações peixeiras contra 3, 14 escanteios contra 2. Mas a falta de qualidade técnica - e de entrosamento, diga-se - do meio pra frente, foi determinante para que os santistas não saíssem como vencedores.

Como na peleja contra o São Paulo, o lateral-esquerdo Léo foi o mais acionado e quem mais trabalhou na transição da defesa para o ataque. Poupado na partida contra a Ponte, ele mostrou mais uma vez que estando bem fisicamente é um jogador imprescindível. E a acefalia do meio campo peixeiro, como naquela vez, ficou ainda mais evidente com a ausência de Elano. Ver Adriano “armando” o jogo e notar que Possebon pouco pode fazer como apoiador (a despeito do belo gol) desanima qualquer torcedor.


Mas são justamente todos esses desfalques que fazem o futuro ser mais promissor do que aparenta hoje para o time que pode perder a vice-liderança do Paulistão no fim da rodada. Adílson está testando a equipe e já tem uma razoável noção a respeito dos atletas com que pode ou não contar. Felipe Anderson fez uma apresentação razoável pra boa ontem, oscilando bastante, e Diogo mostrou que pode render na equipe. 

E é bom lembrar que no ano passado, a essa altura, o Santos que se formava já havia perdido do Mogi Mirim e, coincidentemente, empatado com a mesma Ponte Preta. Paciência, torcedor... 

1 comentários:

Mauro Silva disse...

Esse Felipe Anderson é muito "coceira": tem que levar um aperto.
Ele e o Tiago Alves puseram o time no mato na eliminação pelo Bahia na Taça São Paulo mas acabaram "promovidos" por força de seus empresários.
Outro que pode antecipar a ida ao Palmeiras é esse Maicon Leite.
Artilheiro?
O Kleber Pereira também, e o Peixe quase caiu com ele fixo como uma árvare lá na frente.
Maicon é fominha e só faz cama para ele mesmo por isso as reclamações de Keirrison e Edu Dracena são pertinentes.
Adilson Batista é fraco.
O Santos é um timaço mas está arriscado a não levar nada.