Destaques

domingo, março 03, 2013

Uma piada para um clássico esquecível (visão corintiana)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Sem muito a acrescentar na análise do santista Glauco sobre o clássico deste domingo, abro com uma piada:

Era numa cidadezinha no interior de Minas, pros lados em que se faz cachaça da boa. O povo estava animado com a partida entre as seleções mineira e paulista, encontros que tinham boa fama naquelas priscas eras. Teriam lá um representante, o Nicodemo, lateral-esquerdo reserva do selecionado das Alterosas. Havia também uma preocupação: naquele tempo, numa cidade daquelas, rádio não havia. Bom, tinha um, na bodega do Armando, mas estava quebrado. Comunicação, só pelo telégrafo. Para não passar uma semana esperando, Dona Cotinha, mãe do Nicodemo, encheu o filho até ele concordar em correr logo depois do jogo para telegrafar o resultado.

O herói da cidade partiu uns dias antes para o jogo, sob aplausos. Chegado o dia da peleja, a tensão era enorme. Todo mundo fingiu o dia todo que trabalhou, mas ninguém resolveu nada. Com o jogo marcado para as quatro, lá pelas seis da tarde começaram as reclamações. "E o Nicodemo?" "Tá enrolando a gente!" e coisa e tal.

Levou mais umas duas horas pro cabra enviar a mensagem, curta e grossa como cabia ao meio da época:

"Joguemo. Não perdemo nem ganhemo: empatemo.
Ass.: Nicodemo"

Pois é

Renato Augusto deitou e rolou em cima de Galhardo
Meu pai conta melhor, admito. Mas o fato é que a mensagem caberia no jogo chato e esquecível deste domingo, fora dos padrões do confronto nos últimos anos. Além do que o Glauco falou, destaco umas coisinhas sobre o desempenho dos abençoados de São Jorge, que na hora do jogo devia estar lustrando a lança - no bom sentido, é claro.

Os atacantes e meias ficaram todos devendo, por óbvio, mas Renato Augusto jogou um primeiro tempo excelente. Aproveitou-se dos buracos deixados por Galhardo na lateral-direita santista e criou boas chances por ali. Na segunda etapa, Muricy trocou seu ex-flamenguista por Bruno Peres, o que pode ter a ver com a queda de produção do meia alvinegro. Pato também não resolveu e precisa se apresentar mais para o jogo. Mas sempre que apareceu, levou perigo, como na jogada em que deixou Paulinho na cara de Rafael, que saiu bem para impedir a finalização.

Gil esteve impecável na marcação. Ganhou todos os embates diretos de que me lembro, inclusive uns dois com o sempre perigoso mas hoje muito apagado (e deitado) Neymar. Vai se firmando e justificando a contratação. Outro que foi bem foi o garoto Igor na lateral-esquerda, sem deixar espaços e fazendo algumas boas tabelas em suas poucas descidas. A dupla de laterais de hoje deverá ganhar espaço no time ao longo da temporada - especialmente Edenilson, já que Alessandro até já andou falando em parar no fim do ano.

2 comentários:

Leandro disse...

Não sei se o time está jogando inconscientemente com o freio de mão puxado, se jogadores como Paulinho, Emerson e Danilo resolveram despencar de rendimento este ano e por tempo indeterminado, ou se é tudo isso junto e misturado com gelo, açúcar e limão.
A dupla Gil e Paulo André ainda me deixa inseguro, mas é verdade que na apresentação de hoje não comprometeu.
Pato segue devendo (considerando tudo que se espera dele), mas concordo que é cedo para se cobrar o cara.
E quanto aos laterais, Edenilson dispensa mais comentários, e o Igor também me pareceu bastante promissor.
Não ficaria triste se estes dois assumissem as respectivas "pastas", como titulares, já nas próximas rodadas.

Nicolau disse...

Acho que deve levar mais tempo, considerando o estilo do Tite de "gestão do vestiário", mas o time passará forçosamente por um rejuvenescimento esse ano. E realmente é estranho ver essa queda de produção. Hoje, até devem ter tirado o pé mesmo por conta do jogo de quarta, com viagem hoje. Enfim, a ver.