Destaques

quinta-feira, abril 04, 2013

Corinthians joga mal, mas ganha do Millonarios

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Danilo não jogou bem, mas salvou o time na hora do aperto (Guillermo Legaria/AFP)

O Corinthians venceu o Millonarios por 1 a 0 na Colômbia, é líder de seu grupo na Libertadores no saldo de gols e está garantido na próxima fase, mesmo que perca no Pacaembu do boliviano San Jose, o que é improvável. Tudo isso é verdade e muito positivo. Mas que jogou mal nesta quarta-feira, ah, se jogou.

Apertado pelo rival desde o princípio, assustou a incapacidade do time em trocar três passes certos consecutivos. A bola queimava nos pés de Danilo, Paulinho e Romarinho, que em tese deveriam ser os condutores da orquestra. O resultado: até os 35 minutos do primeiro tempo, com marcação forte e adiantada, o poderoso Millonarios barcelonizou o Timão, com uma posse de bola de 67%, ainda que com poucas chances mais claras de gol. Apenas a defesa alvinegra funcionava, com o time fechadinho em busca de um contra-ataque que morria de forma sistemática nos erros de passe da meia cancha e na pressão colombiana.

A coisa melhorou um pouquinho nos últimos dez minutos, com o ímpeto dos donos da casa arrefecendo e um pouco mais de acertos dos meias corintianos, mas nada que mudasse a partida. Que na verdade não mudou até o final, com a exceção do placar. Jorge Henrique entrou no lugar de Pato, no que eu critiquei como uma admissão de empate por parte de Tite, e após 10 segundos em campo tabelou com Alessandro e deu o passe para Danilo acertar um belíssimo chute de fora da área, no cantinho, salvando mais uma vez o time numa situação complicada. A pressão continuou, Cássio fez algumas defesas, Rentería perdeu gol num rebote do goleiro, mas ficou por isso, acabando com as chances do Millonarios.

Como frente ao São Paulo, as ausências de Renato Augusto e Douglas se fizeram sentir. A presença de um deles aliviaria os encargos de Danilo e Paulinho. Tanto Romarinho, aposta de Tite na armação central, quanto Sheik não são disso, preferem o drible. E Jorge Henrique, a opção direta, tem se conformado com o papel de dublê de lateral, buscando a marcação acima de tudo. Impressionante que um elenco tão caro e aparentemente bem montado como o do Corinthians sofra com desfalques, ainda mais de um jogador que chegou há tão pouco tempo como Renato. Talvez valesse a pena Edenilson pela direita, tem mais jeito de meia que os demais. Mas torço mesmo é para que Renato volte a jogar logo.

Isso não exime de culpa os meias que jogaram, especialmente Paulinho, bastante abaixo de sua média. Nem os laterais, que não ajudaram em nada na saída de bola. A boa notícia é que mesmo com tudo isso, jogando mal, ganhamos. É um bom começo.

4 comentários:

Maurício Ayer disse...

Grande Jorge Henrique, um verdadeiro amuleto.

Celso Honorato disse...

Em nenhum momento vc cita no texto que o Corinthians jogou a 2900 metros de altitude, algo que meio que dificulta a vida dos times brasileiros que visitam Bogotá (vide o Grêmio em Dezembro).

Nicolau disse...

Verdade, Celso. Mas o próprio Tite disse que não estava tão preocupado assim, depois de passar por Oruro. De toda forma, minha preocupação foi pensar na falta de toque de bola do meio campo, que se manifestou desde o iunício do jogo. O cansaço deve ter pesado mais no fim do jogo. Abraço!

Leandro disse...

Nunca fui admirador fervoroso do Danilo e até critiquei bastante a vinda dele há alguns anos, dado o histórico de cochilos que detinha desde o Goiás.
Mas pensando em como o Kaká (não) vem jogando no meio da seleção, começo a pensar que o Pelé tem certa dose de razão quanto propõe convocarem a base do SCCP.
Isto incluiria o Danilo, gostemos ou não.