Destaques

quarta-feira, abril 03, 2013

Público-alvo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Exemplo prático para observar a quem a Veja se dirige: "Você", o leitor próximo, que interessa à publicação da editora Abril, é um homem, branco, classe média/rico, tipo executivo - com cara de desconsolo por um "direito" (privilégio) perdido; "Ela", o ser distante, estranho e indesejável, é uma mulher, negra, nordestina, pobre, com pouco estudo - e a revista dá a entender que, por isso mesmo, decide errado (prejudicando "Você"). Ou seja, "A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes" (Karl Marx). Situe-se. E observe o discurso e sua direção.

8 comentários:

Nicolau disse...

Bem didático.

Fernando Romano disse...

"Didático" (2)

Anônimo disse...

Didático, concordo. Mas surpreende positivamente que a veja chame o pec de "marco civilizatório".

Nicolau disse...

Tem razão Anônimo, mas é no mínimo curioso o contraste que esse trecho da chamada apresenta com a imagem e a manchete.

Edu Maretti disse...

Dois comentários:

1) tb concordo que "surpreende positivamente que a veja chame o pec de "marco civilizatório". Mas ressalvo que nunca podemos esquecer do poder das imagens. É incomparavelmente mais fácil ver a revista a semana inteira nas bancas do que ler o termo "marco civilizatório" na matéria.

2) com a licença de vocês, estou publicando esse post no meu blog. Muito oportuno.

Marcos Futepoca disse...

Esse tipo de avaliação crítica da mídia, sempre presente aqui no Futepoca, é um primeiro passo para o que planejo fazer um dia: cursos sobre COMO CONSUMIR COMUNICAÇÃO (ou melhor: COMO CONSUMIR INFORMAÇÃO), voltados prioritariamente para as classes populares.

Para explicar aquilo tudo que nós, jornalistas, estamos carecas de saber, mas que não chega ao povão - que veículo de comunicação é, antes de tudo, uma empresa e precisa dar lucro (e por isso prioriza, na emissão de conteúdo, os interesses do proprietário); que a exposição no alto e em páginas ímpares tem mais importância; que explicam o bife como sendo a vaca; que pau que bate em Chico não bate em Francisco etc etc etc. Se tem alguma coisa de útil que podemos fazer pela sociedade, como jornalistas, é isso.

porque informação, pra mim, é um produto como qualquer outro. Você tem que saber o que é, de onde vem, quem fez, para quem se destina, qual o interesse de quem está emitindo a informação; a técnica de "seguir o dinheiro" etc etc etc. Para acabar com a maior mentira desde Gutemberg, de que tudo o que a imprensa diz é verdade. No máximo, chega a ser uma VERSÃO (e por isso voltamos ao cerne desse post: de quem e pra quem?). Em outros casos, não passa de mentira, distorção, propaganda e discurso de causa.

Taí: ainda vou compilar tudo o que foi publicado aqui no Futepoca sobre crítica analítica da imprensa. Acho que rende uma primeira "apostila" do curso que um dia pretendo formatar - ou, quem sabe, o primeiro capítulo de um "manual" sobre consumo de informação que, juntos, poderemos construir.

Abraços. E à luta, sempre!

mao qiuyun disse...

juicy couture outlet
soccer jerseys
ralph lauren outlet
hermes bags, http://www.hermesbags.co.uk/
christian louboutin outlet
louis vuitton bags, http://www.louisvuittonbag.us.com/
louis vuitton handbags
cheap nfl jerseys, http://www.cheap-nfljersey.us.com/
fitflop shoes
ugg boots, http://www.uggbootsclearance.in.net
oakley sunglasses wholesale, http://www.oakleysunglasseswholesale.in.net
michael kors uk
michael kors outlet
the north face clearance
manchester united jersey
iphone 6 cases
pandora
michael kors uk
rolex watches
coach outlet store, http://www.coachoutletstoreonline.in.net/
giuseppe zanotti outlet
converse all star
lululemon
air max 2015
mcm handbags
michael kors factory outlet, http://www.michaelkorsfactoryoutlets.in.net/
michael kors factory outlet, http://www.michaelkorsfactoryoutletonline.com
cheap soccer jerseys
true religion jeans, http://www.truereligionoutletstore.us.com
abercrombie
tory burch shoes
hermes birkin
coach outlet
tory burch outlet online
oakley sunglasses
0911maoqiuyun

Hua Cai disse...

burberry outlet
oakley sunglasses wholesale
lululemon outlet
michael kors outlet
cartier watches
cheap jordan shoes
ferragamo shoes
coach outlet clearance
longchamp outlet online
ugg boots
cazal sunglasses
ghd hair straighteners
nike free run
ugg boots
christian louboutin shoes
nike huarache
abercrombie and fitch
babyliss flat iron
polo pas cher
ugg outlet
ugg boots
longchamp outlet
adidas uk
jordan shoes
bottega veneta outlet online
true religion outlet
hollister uk
polo shirts
chicago blackhawks jerseys
mulberry uk
ferragamo outlet
fitflops sale
swarovski crystal
ralph lauren polo shirts
rolex watches
20160801caihuali