Destaques

quarta-feira, maio 29, 2013

Pinceladas cariocas - Vasco entre rebaixados e Flu favorito ao título

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

por Enrico Castro

Quem levantará essa taça no fim do ano?
Enfim, começou o Brasileirão! E com apenas uma rodada os especialistas de plantão já são capazes de apontar candidatos ao título, bem como ao rebaixamento. É muito cedo para fazer qualquer tipo de afirmação, ainda mais com a pausa para a Copa das Confederações e janela de transferência para Europa no meio do ano. Mas, mesmo com todos os problemas, o bom do Campeonato Brasileiro é justamente a imprevisibilidade. Diferentemente da maioria dos campeonatos nacionais europeus, é praticamente impossível saber quem vai ser o campeão, quais times se classificarão para as competições continentais ou quem serão os rebaixados. 
Torcida do Galo espera título há 42 anos
O GloboEsporte.com, em parceria com a revista Monet, realizou uma pesquisa com 343 jogadores das sérias A e B, que deveriam responder quem seriam os rebaixados e o campeão. Podemos dizer que não houve surpresas. Para o rebaixamento, de baixo para cima, os “campeões” foram: Criciúma, Portuguesa, Náutico, Bahia, Ponte Preta e Vasco. Já os favoritos a campeão de fato, de cima para baixo, foram: Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e São Paulo. Dois fatos peculiares para os cariocas podem ser extraídos desta pesquisa: 1) O Vasco recebeu apenas 1 voto para campeão, mesma quantidade recebida pelo Fluminense para o rebaixamento; 2) Isso reflete a situação atual de cada time e a credibilidade de ambos perante seus colegas de profissão. 
Mas os cariocas estrearam bem, obrigado. Com duas vitórias e dois empates, conquistaram 8 dos 12 pontos disputados. E justamente Vasco e Fluminense, jogando como mandantes, conseguiram vencer, enquanto Botafogo e Flamengo empataram fora de casa. No sábado, no jogo de abertura do campeonato, o Vasco venceu o clássico Manoel & Joaquim contra a Portuguesa por 1 x 0. 
Dinheiro na mão dos cartolas é vendaval
Para continuar no rumo das vitórias, a torcida cruzmaltina organizou uma vaquinha para pagar as dívidas angariadas por dirigentes incompetentes. Não acho correto este  tipo de atitude, mas há que se reconhecer a perspicácia dos idealizadores do projeto, que consiste no  abatimento/quitação de dívidas federais através de pagamentos avulsos de DARFs (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) por parte dos torcedores, o que impede que a grana passe pelas mãos dos vorazes dirigentes vascaínos. Até o momento, já foram abatidos R$ 213.398,00 de um total de R$ 52 milhões que o bacalhau deve à Fazenda Nacional. Agora, convenhamos: doar dinheiro para clube de futebol sair do buraco criado por dirigentes sanguessugas é o fim! 
Enquanto os titulares descansavam visando a partida decisiva pelas quartas-de-final da Libertadores nesta quarta-feira no Paraguai, o Fluminense, com time reserva, venceu o Patético-PR, digo, Atlético-PR, por 2 x 1. Levou um tremendo sufoco no 2º tempo, mas conseguiu se fechar e garantir seus primeiros 3 pontos. A partida valeu para mostrar que o Tricolor possui peças de reposição que podem dar conta do recado durante a competição. E está mais que comprovado que vence o Brasileirão quem tem elenco, e não quem tem o melhor time. 
Hernane conseguiu cavar uma vaga no banco
Já o Botafogo foi a São Paulo e garantiu 1 ponto no empate contra o Corinthians. O time de Oswaldo de Oliveira jogou melhor durante a maior parte do tempo e mostrou para os paulistas campeões do mundo que os cariocas estão dispostos a manter a hegemonia dos últimos anos quando faturaram 3 dos últimos 4 Brasileirões. O mesmo aconteceu no jogo entre Santos e Flamengo, no qual o rubro-negro não quis saber da despedida do fanfarrão Neymar e tratou de encurralar o Peixe. Pecou, entretanto, na falta de pontaria de seus atacantes trombadores. Se o que técnico Jorginho precisava era de uma má atuação de Hernane, para com isso justificar a entrada de Marcelo Moreno no time titular a partir da próxima rodada, ele conseguiu.
Enrico Castro é tricolor (do Rio!), analista de sistemas, servidor público. Entende tanto de futebol que tem certeza que o Dimba (aquele mesmo do Goiás, Botafogo e etc) é um craque e brilharia na Champions League. Não é preciso dizer mais nada.

0 comentários: