Destaques

sábado, outubro 26, 2013

Palmeiras, matematicamente, de volta à Série A

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Com uma camisa amarela que lembra a da seleção brasileira de 1974 ou de 1978, o Palmeiras garantiu, matematicamente, o cabalístico número de 69 pontos ganhos na Série B do Campeonato Brasileiro. Matematicamente o time garantiu que fica entre os quatro primeiros da competição, ascendendo de volta à Série A, de onde nunca deveria ter saído.

Matematicamente, porém, é a segunda vez que todo palmeirense pensa, sente e fala essa frase: "volta à Série A de onde nunca deveria ter saído". Mas saiu em 2003 e em 2013. Que nunca mais se repita.

À esquerda, a camisa nova, em clima de "Pátria Amada, Palmeiras". À direita, uma réplica do uniforme do escrete canarinho de 1974. Não quis comparar a 10 de Rivellino com a de Valdívia, porque não compensa nem a piada.

Foram 343 dias matematicamente rebaixado, desde o empate de 1 a 1 com o Flamengo em 18 de novembro de 2012, até este 0 a 0 com o São Caetano, neste sábado, 26 de outubro de 2013. Realmente, precisa jogar os seis certames que constam na tabela. Moralmente, precisa assegurar o título da competição -- aliás, essa é a única forma moralmente tolerável de subir de volta.

Só que a Série B não acabou.

Para 2014, ano da Copa do Mundo, o Palmeiras vai precisar de muito mais do que uma camisa amarela para lembrar uma seleção. Vai ter de trocar muitos dos integrantes do elenco, perder a característica de time de Série B e melhorar o nível do elenco. Ainda que o campeonato principal esteja em um nível sensacional, há significativamente mais sustância nos times da parte de cima da tabela da Série A do que a demonstrada pelo Palmeiras em 2013.

Mas esses já são temas para outros dias. Por ora, comemore-se, comemore-se.

Em tempo: Lembro-me de ouvir Roque Citadini, corintiano, comparar a comemoração da volta com a do regresso de um primo da prisão. Fez isso em 2003, contra o irmão palmeirense e em 2008, ante si próprio.

Não é nada disso. É menos do que a Copa do Brasil de 2012. Nem título é. Mas tem que festejar.

1 comentários:

Wilsoleaks Alves disse...

Pronto!
Agora sim o palmeiras ostenta um lugar na primeira divisão do futebol brasileiro.
Na verdade é o 21º colocado, logo atrás do Clube Náutico Capibaribe.
Parabéns!