Destaques

terça-feira, outubro 17, 2006

FHC defende privatizações e diz que não é contra a venda da Petrobras

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O tucano-mor Fernando Henrique Cardoso defendeu nesta terça-feira os resultados das privatizações feitas em seu governo e afirmou não ser contra a privatização da Petrobras. Em entrevista à Rádio CBN, FHC tentou disfarçar, dizendo que "ninguém vai privatizar" a gigante estatal do petróleo. Mas em seguida deixou escapar a frase "não sou contra a privatização da Petrobras". Com isso, o ex-presidente tocou em um ponto sensível para a candidatura de Geraldo Alckmin.

Desde o início da campanha neste segundo turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, tem explorado o fato dos governos tucanos terem sido responsáveis pela venda de patrimônio público, tanto da União quanto nos Estados. Alckmin tem se esforçado para mostrar que não pretende realizar nenhuma privatização em um possível governo. "Agora, está havendo uma discussão arcaica: se deve haver privatização ou não. É claro que já houve privatização, taí, funcionou", argumentou o otimista FHC.

O tucano afirmou ainda que, se os bancos estaduais não tivessem sido privatizados, o país estaria envolvido "na inflação e na corrupção". Em seguida, citou o caso da telefonia, que, segundo ele, só expandiu o atendimento porque foi privatizada. Para o ex-presidente, a crítica ao valor de venda da Companhia Vale do Rio Doce deveria ser desconsiderada, porque ninguém à época queria comprar a companhia. "(A Vale) multiplicou o seu valor por dez, não porque ele valesse dez na época. Ninguém queria comprar, foi uma dificuldade alguém comprar", completou, magnânimo.

2 comentários:

Glauco disse...

Deixa o homem falar que o Alckmin não se elege nem a síndico daqui a pouco...

Jair Bernardes Jr. disse...

Quem tem o FHC como cabo eleitoral não precisa de inimigos.