Destaques

sábado, janeiro 06, 2007

"O governo iraquiano é uma merda", diz historiador

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Em entrevista publicada no site da revista Fórum, o historiador norte-americano Alexander Keyssar, em entrevista concedida a Marília Melhado, analisou a repercussão da morte de Saddam Hussein cujo vídeo de sua execução vem causando mais alvoroço do que a morte propriamente dita. Para ele, o enforcamento não aplacou a contrariedade dos norte-americanos em relação à ocupação no Iraque e, pela primeira vez, uma pesquisa detectou que a maioria dos próprios soldados que estão no Oriente Médio se posiciona contra a guerra. Vejam o trecho abaixo:
Fórum - A reação americana anti-guerra tem aumentado ou continua estável? Qual foi o peso da execução de Saddam?

Keyssar - Tem aumentado. Acabei de ver algumas pesquisas feitas com os soldados americanos no Iraque e a maioria deles pensa que a guerra tem sido mal conduzida. Pela primeira vez, mais soldados a desaprovam do que aprovam. As coisas ruins que aconteceram, como a execução do Saddam Hussein, apenas aumentaram a hostilidade americana no que se refere à guerra. A opinião pública, neste momento, pensa que temos que sair o quanto antes do Iraque. Contudo, se Bush propuser mandar mais tropas por seis meses, para estabilizar algo, talvez ele tenha apoio. Mas, isso não vai durar por muito tempo se o presidente não alcançar resultados sérios.

A execução de Saddam significou, claramente, uma mostra de que o governo vigente do Iraque é uma m-e-r-d-a e que não tem interesse em dialogar ou negociar com a comunidade sunita. O governo está apenas interessado em insultar a comunidade sunita através da execução e de sua conduta. O governo iraquiano representa apenas um lado, e as premissas das políticas americanas para o governo iraquiano é que ele deve aceitar e proteger todos os iraquianos. Se essas são as premissas, acho que ficou mais do que claro que - mesmo antes da execução do Saddam – este não é um governo que protegerá os interesses de todos os iraquianos. Na verdade, é uma administração que governa para uma grande parte da comunidade étnica e religiosa em detrimento de outra.

1 comentários:

Marcão disse...

O Lance! publicou hoje a repercussão do enforcamento entre profissionais do futebol brasileiro que trabalharam no Iraque e conheceram Saddam pessoalmente:

"Sou contra a pena de morte" - Jorge Vieira, técnico que classificou a seleção do Iraque para a Copa de 1986.

"É preciso considerar que o Iraque é um país de leis islâmicas. Então, isso faz parte da cultura deles" - Evaristo de Macedo, técnico que treinou o Iraque na Copa de 1986.

"É lamentável um ser humano ser enforcado e morrer assim" - José Luís Runco, médico que integrou a comissão técnica da seleção do Iraque. (o bizarro é que Runco tem um relógio com a foto do Saddam)