Destaques

terça-feira, janeiro 02, 2007

Santos pode bordar 3ª estrela no escudo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Começo meu primeiro post de 2007 desejando um feliz Ano Novo para toda a companheirada e, especialmente, para os santistas (maioria entre os blogueiros que aqui escrevem). Isso porque, mesmo com o presidente Marcelo Teixeira relutando em aceitar, a diretoria do Santos pode somar mais uma estrela de campeão mundial às duas já existentes sobre o distintivo do clube. Está no diário Lance! de hoje: o alvinegro praiano é tricampeão mundial de futebol! O título da primeira Supercopa de Campeões Intercontinentais, ganha pelo Santos em 1969, foi reconhecido pela Conmebol em 2005 como "O esquecido terceiro título intercontinental do Santos de Pelé" (ver link http://www.conmebol.com/articulos_ver.jsp?id=58211&slangab=S). O asterisco no final da página é categórico: "La Supercopa de Campeones Intercontinentales será reconocida en el Ranking de Clubes de la CONMEBOL". A Fifa, por sua vez, ainda não se pronunciou.
O assunto também gera divergências no próprio clube. Segundo o Lance!, durante a última reunião do Conselho Deliberativo do Santos, o presidente Marcelo Teixeira afirmou que prefere ganhar a terceira estrela de campeão mundial dentro de campo. Mas o conselheiro Celso Leite defende a mudança na camisa: "O Santos ganhou em campo, falta a diretoria reconhecer". A Supercopa de Campeões Intercontinentais foi concebida em finais de 1967 pelas diretorias do Peñarol (Uruguai), Racing (Argentina) e Santos, os três únicos clubes sul-americanos campeões mundiais até o momento. Os europeus concordaram e ficou combinado que Real Madrid e Internazionale de Milão se enfrentariam para classificar um deles para a final da primeira edição da competição, de 1968, contra um sul-americano.
Entre novembro daquele ano e abril de 1969, o Santos eliminou o Racing e o Peñarol e, em 24 de junho de 1969, foi à Milão decidir o torneio em partida única (a Inter se classificou para a decisão sem precisar jogar, depois da desistência do Real Madrid). A equipe italiana passava por uma má fase, tinha perdido seu técnico dois dias antes e não pôde contar, na final, com craques como Fachetti, Suárez, Landini e Bertini. Mesmo assim, esse jogo foi uma espécie de prévia da final entre Itália e Brasil que seria disputada um ano depois, na Copa do México. Em campo estavam Carlos Alberto, Clodoaldo, Rildo, Pelé e Edu, pelo Santos, e Burgnichi e Domenghini, pela Inter. A equipe brasileira tinha garantido o tricampeonato paulista três dias antes, num empate sem gols contra o São Paulo, e jogou completa no estádio San Siro. O gol do título saiu aos 12 do segundo tempo: Pelé cobrou falta com violência, o goleiro Bordon rebateu e Toninho Guerreiro completou (como mostra a foto acima). "Obviamente, as pessoas foram para ver o Santos jogar, mais do que a Supercopa", disse, recentemente, o ex-zagueiro santista Ramos Delgado.
A última edição da Supercopa foi disputada ainda em 1969, tendo o Peñarol como campeão. Só que os europeus nem participaram e, assim, a competição perdeu força e a terceira edição nem chegaria a ser disputada.

Ficha técnica
INTERNAZIONALE 0 X 1 SANTOS
Local: Estádio San Siro, Milão (Itália)
Data: 24 de junho de 1969
Público: 44.774
Juiz: José Mario Ortiz de Mendibil (Espanha)
Inter: Bordon; Burgnichi e Poli; Bedin, Guarnieri e Cella; Jair da Costa, Mazzola, Domenghini, Corso e Vastola; Técnico: Maino Neri.
Santos: Cláudio (Laércio); Carlos Alberto, Ramos Delgado, Djalma Dias e Rildo; Clodoaldo e Negreiros; Pelé, Edu, Toninho Guerreiro e Abel; Técnico: Antoninho.
Gol: Toninho Guerreiro (57)

2 comentários:

Anônimo disse...

Desde já, declaro: sou contra.

Glauco disse...

É um título intercontinental, mas, daí pra valer um Mundial é brincadeira...