Destaques

sexta-feira, março 09, 2007

Bush no Brasil 1

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Para quem acha exagerado o contingente de segurança de Bush, do livro Chatô, O Rei do Brasil, de Fernando Morais, sobre Assis Chateaubriand, descrevendo a visita ao país do presidente Dwigth Eisenhower, em fevereiro de 1960, durante quatro dias:

Foto: Reprodução
Um inusitado contingente de policiais brasileiros e americanos havia sido mobilizado para garantir a segurança de Eisenhower no Brasil. No Rio de Janeiro temiam-se hostilidades por parte da União Nacional dos Estudantes, a UNE, em apoio à revolução cubana. O governo paulista, por sua vez, anunciara que 7 mil policiais civis e militares estariam de prontidão nas ruas da cidade no dia 25 para manter a ordem durante as seis horas em que o presidente Eisenhower permanecesse em São Paulo, onde só o governador e mais ninguém — jornalistas inclusive — poderia chegar a menos de quinze metros do visitante. Nem a futura capital federal — na realidade apenas um gigantesco canteiro de obras — ficou a salvo do rigor imposto pela segurança norte-americana.
(São Paulo: Cia das Letras, 1994, 1ª edição, p. 21.)

A título de comparação, no G1 na quarta-feira:

A Polícia Militar confirmou no início da tarde desta quarta-feira (7) que irá disponibilizar um efetivo de mil policiais e 300 carros para a segurança do presidente norte-americano, George W. Bush. (...)

Na última segunda-feira (5), o delegado da Polícia Federal, Flávio Luiz Trivella, informou que a segurança do presidente é ainda mais delicada por causa do que ele "representa ao mundo". Trivella disse ainda que o esquema está sendo montado de forma que Bush não tome conhecimento nem mesmo dos protestos contra ele que erão realizados.
Ou no Estadão de hoje:

Eric Drapper, Divulgação Casa Branca
Ao todo, 1,2 mil homens armados com fuzis e metralhadoras MAG, calibre 7,62 mm, são os responsáveis por proteger todo o caminho de Bush e os pontos que ele visitará, além do hotel em que o presidente está hospedado - o Hilton do bairro do Morumbi, localizado na zona sul de São Paulo. (...)

A PM disponibilizará mil homens das tropas de choque e do policiamento normal para fazer a segurança, enquanto a Polícia Civil contará com 300. Para completar o esquema, o serviço secreto americano trouxe 300 homens para proteger Bush.

2 comentários:

Marcão disse...

Pô, se disponibilizaram 7 mil policiais para a visita do Eisenhower naquela época, em S.Paulo, deve ter sido todo o efetivo disponível - ou quase.

Anselmo disse...

era véspera de carnaval. chamaram até os oficiais de folga