Destaques

terça-feira, março 06, 2007

Nilmar, Obina, Alemão, Jonas, Dênis...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A lesão que parece ter virado moda, o rompimento do tal ligamento cruzado do joelho, merece atenção e estudos, o que aliás já vem ocorrendo. A grave ocorrência que deixa o jogador em tratamento “de seis a oito meses”, pela recorrência, já vinha inspirando investigações de especialistas. Agora virou capa de jornal.

Ontem, o Paulo Vinícius Coelho abordou o tema no Linha de Passe (ESPN-Brasil). A abordagem tem, segundo o PVC, de ser vista de dois ângulos:
1) a tal lesão não é nova. Antigamente também ocorria, mas a medicina esportiva estava muito aquém da evolução a que chegou hoje. No passado, era tratada a base de remédios e infiltrações, até que chegava um dia em que o cara não podia mais;

2) mas a incidência do rompimento do ligamento cruzado com certeza acontece com uma freqüência impressionante, anormal mesmo, e deve ter alguma causa maior do que o acaso, a fatalidade ou a urucubaca. Sem nenhum trabalho, dá pra citar vários jogadores que tiveram essa lesão recentemente: só no Santos (clube que tem conseguido reduzir o tempo de tratamento) foram três: Fabiano, Dênis e Jonas. Nilmar (duas vezes) e Alemão no mesmo jogo! Obina, na semana passada. Além de alguns outros como Leandro Amaral, Amoroso, Edu (Valência, duas vezes), entre muitos outros. Toda semana são vários casos, é algo realmente impressionante.

Já se falava abertamente nos clubes (sem sair nos jornais) que essa causa obscura seria o modelo de chuteira que muitos atletas usam, com as travas longitudinais, formando linhas retas, ao contrário das tradicionais. Essa “moderna” chuteira seria responsável por travar o pé do jogador no gramado em determinados movimentos. O pé travado na grama, o joelho estoura.
De fato, eu lembro de ter visto na TV vários desses jogadores se machucarem: Jonas, Fabiano, Obina, Dênis, Nilmar. Curiosamente, sempre me parece que a gravidade das lesões não condiz com o lance que a motiva.
Mesmo no caso de Nilmar, um lance mais feio de se ver, ele se machuca sozinho, simplesmente ao conduzir a bola e fazer um movimento para sair da marcação. É muito plausível que essa chuteira tenha de fato muito a ver com isso.

10 comentários:

Marcão disse...

Esqueceu do Kerlon, do Cruzeiro, outro jogador jovem. Eu acho que essa história de chuteira tem a ver, pois já ouvi muita gente falando. Os caras assinam contratos bilionários com marcas esportivas e ficam reféns do modelo que elas querem mostrar em campo. Quem não lembra das bolhas nos pés do Ronaldo Gordo?

No caso do Nilmar, ele estourou os dois joelhos em jogos contra o Palmeiras, no espaço de 8 meses. Pô, ele já tinha disputado uma meia-dúzia de jogos depois de voltar aos campos, neste ano, e acontece de se ferrar novamente contra o alviverde. Pra mim, é urucubaca.

Edu Maretti disse...

O Kerlon, segundo o Lance!, usava chuteira de travas "quadradas".

Anônimo disse...

"A lesão não é nova". PVC e sua lucidez! Por essas e outras admiro o cara. Tem gente falando um monte de bobagem pra justificar o tema. Hoje, no Sportv, comentaristas vomitaram chavões sobre a "maquinização" dos atletas e o excesso de jogos - esquecendo-se que hoje joga-se menos do que há 10 ou 15 anos atrás, e a medicina avançou bastante.

Anônimo disse...

"com as travas longitudinais, formando linhas retas"

assim... kichute?

Anônimo disse...

Olavo, acho o PVC um excelente repórter... cava pautas e dá de bandeija pros caras fazerem. Tem umas sacações argutas, é inteligente e importante.
Só não gosto muito dele como comentarista de jogo: é muito tático, matemático, e o futebol vai além de números e estatísticas. O PVC me parece que não enxerga o imponderável.

Caro "anônimo", boa tua lembrança do velho Kichute!

Marcão disse...

O Muricy Ramalho saiu com essa: ”Quando acontece o fato, aparece um monte de teorias, conversas. A gente nunca senta para solucionar. Porque não fazem um congresso com especialistas, médicos, fisioterapeutas e representantes das fábricas de chuteiras?”.
Se o tal "congresso" for realizado, poderiam chamar o Analista de Bagé para comentar sua "Teoria do Joelhaço"...

Anselmo disse...

Que tipo de chuteiras usa o analista de Bagé? Ele que cuide do joelho...

Agora, quem é praticante do joelhaço é o Leão, ainda que talvez o faça de modo inconsciente (ou involuntário). Quando assumiu o Palmeiras, em setembro de 2005, demitiu sumariamente o psicólogo João Ricardo Cozac trazido por Bonamigo (afê!). "Quem precisar de psicólogo que procure uma clínica", desferiu o treinador que seria demitido um ano depois.

É a essência do joelhaço, na minha opinião...

sobre as chuteiras: alguém prenda os fabricantes de chuteira antes que culpem as criancinhas que as produzem (por salários miseráveis) nas fábricas da Nike na Indonésia...

Anselmo disse...

p.s.: a últiam vez em que o maretti criticou um comentarista, a discussão rendeu... Grande Maretti, bixo!

Anônimo disse...

estou com o ligamento cruzado rompido e estava utilizando a tal chuteira e realmente meu pé travou no chão!!!

Raphael Bissonho disse...

Grande abordagem do PVC. Estou com o ligamento cruzado anterior rompido e me preparando pra operação. Não tinha levado em conta essa hipótese da chuteira, mas foi o que realmente aconteceu comigo. O meu pé travou na grama sintética e devido ao choque que tive houve o desligamento. Começo a considerar essa grande possibilidade.obrigado PVC.