Destaques

quinta-feira, março 01, 2007

Em casa de ferreiro... ou Uma outra verdade inconveniente

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Dentro do grande, intenso, importante, mas estupidamente super-explorado tema do aquecimento global, um dos principais, e talvez o principal, porta-bandeira ecológico da atualidade atende pelo nome de Al Gore. O ex-vice-presidente norte-americano – que teria sido presidente em 2000 se não houvesse fraude na Flórida de Jebb Bush – tem viajado todo o mundo para divulgar os perigos das atitudes contra o meio ambiente. O documentário do qual ele participa como “ator” principal, Uma Verdade Inconveniente, foi um dos vencedores do Oscar 2007, levando a estatueta em sua categoria. A propósito, Gore também foi um dos apresentadores do Oscar, confirmando sua fase de popstar.

No entanto, uma notícia divulgada ontem dá conta de que a energia elétrica consumida pela mansão de Al Gore – que, embora negue, pode sim ser candidato à presidência novamente – em apenas um mês é maior do que a energia elétrica gasta por um americano médio durante todo ano.

De acordo com dados da companhia fornecedora de energia Nashville Electric Service, o singelo lar de Al Gore gastou em 2006 cerca de 221.000 Kwh, 20 vezes a média norte-americana, que é de 10.656 Kwh/ano por residência. Segundo a Fox News, porta-voz informal de Bush e dos republicanos, a porta-voz (oficial) de Al Gore, Kalee Kreider, não negou os valores divulgados da conta de luz, mas disse que "os números precisam de um pouco de contexto". "Não se pode apenas olhar para as contas, ou para as contas de um ano e compreender a vida toda de um homem".

Segundo Kreider, o estilo de vida de Al Gore e de sua família usam diversas quantidades de energia, e que a prioridade deles é determinar a quantidade disso a partir da emissão de compostos de carbono, e fazer o máximo para reduzi-la.

Sinceramente, acho que a notícia vale mais pela chacota mesmo. Não dá pra fazer o cálculo que eles fizeram sem saber quantas pessoas circulam lá por dia, mas o fato da Fox News ter destacado isso mostra que Bush e cia. já se sentem incomodados com o tema em que eles foram mais que negligentes, beirando (ou não só) a conduta criminosa.

6 comentários:

Anselmo disse...

Coitado do Al Gore... daqui a pouco vão dizer qeu com os rolos de filme gastos pra fazer a verdade inconveniente foram derrubados dois campos de futebol de árvores e emitidos gases de efeito estufa.

e mais, os produtos que ele usa pra limpar a piscina contaminam o esgoto, sem falar que as plantas carregadas de flores atraem muitos insetos, oq eu desequilibra o ecossistema da região toda.

Agora: o bush atualmente, para a FOX News, é um moderado que já teve seu momento de pegar pesado (e não me refiro apenas à manguaça).

Marcão disse...

A manguaça é responsável pelo desmatamento de milhões de hectares de terra, para o plantio de cana-de-açúcar.

Anselmo disse...

e o plantio da cevada, e do milho, e da agave, e da batata, e de centeio, e de arroz... se faz mé de qqr coisa.

Marcão disse...

GRAÇAS A DEUS!!!!

Glauco disse...

Péralá, mas a o cultivo de cana não está dentro dos projetos de biomassa? É ecologicamente correto.

Anônimo disse...

ecologicamente correto só do ponto de vista do Protocolo de Kyoto. é terrível ambientalmente, pq altera o ciclo de chuvas, contamina os lençóis freáticos com agrotóxicos (sem falar no drama humano, que é outro drama). mas nem por isso a gente deixa de beber