Destaques

sexta-feira, março 02, 2007

"É sempre necessário vencer o Corinthians"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Sopalmeiras
Atribui-se ao centroavante Jardel (ex-Grêmio, ex-Benfica, ex-Palmeiras) a frase: "Clássico é clássico e vice-versa", numa derivação nonsense do jargão futebolístico. Diante do Palmeiras e Corinthians do próximo domingo e da manchete da página do Uol "Corinthians e Palmeiras duelam pela soberania", me questionei: ainda clássico seria clássico?

No caso da matéria do UOL, a soberania é a de títulos paulistas, já que o Verdão não fatura um estadual desde 1996 e o alvi-negro está a ver navios no Paulista desde 2003. Além disso, o São Paulo já tem o mesmo número de conquistas (21) do que o Palmeiras. A matéria questiona ainda se o clássico ainda é o mais importante do estado.

Depois de depoimentos chapa-branca de parte a parte, a matéria termina apelando para a história e para a tradição. "Desde as categorias de base nós começamos a entender o clássico. É sempre necessário vencer o Corinthians", disse o zagueiro David, de 19 anos, revelado no próprio Palmeiras.

Virei fã do figura que, até agora, era só uma promessa com participações nas seleções sub-18 e sub-20 (o que quer dizer muito pouco ou quase nada, é fato).

6 comentários:

Anônimo disse...

é pq vc nao tem visto os jogos. ele arrebentou nos dois últimos

david, nen e dininho. vai ficar boa essa zaga

ps: e que deixem o edmilson seo boneco no banco

Edu Maretti disse...

Eu não sou palmeirense nem corintiano, mas – conforme pode testemunhar o companheiro Glauco – para mim Palm x Corint é o derby de São Paulo.
Clássico = tradição.
Por isso, no estado de SP, ainda para mim (claro), o segundo jogo mais importante é Santos x Corinthians, pela rivalidade tremenda, pelos tabus, por Pelé, pelas camisas alvinegras etc etc etc.

Glauco disse...

Concordo com o Edu. Palmeiras e Corinthians é o grande clássico paulista. Pela tradição, pela rivalidade, pelo fato de terem sido as maiores torcidas do estado durante muito tempo. Tradição é tradição. Não são os dois que têm os maiores títulos, mas sempre é uma partida que tem rivalidade à flor da pele. pergunte a um torcedor de qualquer um dos dois times. A equipe mais odiada pelos rivais varia de acordo com o momento, mas sempre tem aqueles que merecem ódio eterno...

Edu Maretti disse...

"Ódio eterno". É isso!

Anônimo disse...

Esse jogo é tão clássico que só se falou disso essa semana. E não me refiro a Imprensa, mas às rodas de conversas de botequim... É o Clássico... os outros são os outros e só...

Marcão disse...

Corinthians x Palmeiras e Flamengo x Fluminense são, sem dúvida, dois dos maiores clássicos do continente, junto com Boca Juniors x River Plate e Peñarol x Nacional. Foi o primeiro grande duelo paulista e continua sendo o de maior rivalidade. Na década de 40, o Choque-Rei entre Palmeiras x São Paulo dominou, e depois os clássicos entre Santos x Corinthians e Santos x Palmeiras foram as grandes sensações nas décadas de 50 e 60. Mas o Corinthians x Palmeiras nunca perdeu sua força. Os embates na última década foram históricos (decisões dos paulistas de 93, 95 e 99, brasileiro de 94 e semifinais da Libertadores de 99 e 2000). São mais de 300 jogos - um épico.