Destaques

quarta-feira, março 14, 2007

Quando o Treze quase eliminou o Corinthians

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Corinthians e Treze-PB começam hoje a decidir quem sai e quem fica na Copa do Brasil. Pela atual fase do Timão, em que desgraça pouca é bobagem, não seria impossível que a zebra desse suas cartas e o Corinthians fosse eliminado da Copa do Brasil, como até sugere o técnico do clube paraibano citado no post abaixo. E, se isso acontecesse, seria corrigida uma injustiça histórica ocorrida no cada vez mais distante ano de 1999.

Na ocasião, Treze e Corinthians também se enfrentaram pela Copa do Brasil. O jogo de ida foi na Paraíba e lá houve um empate por 2x2. O que fez com que o Corinthians fosse para o jogo do Pacaembu precisando de uma vitória simples - ou mesmo apenas segurar o 0x0 do placar para avançar para a próxima fase.

Acontece que o Treze resolveu cantar de galo - referência que faço ao mascote do clube, conhecido em seu estado como o Galo da Borborema - e virou o primeiro tempo ganhando do Corinthians por 2x0. O Timão precisaria de três gols para se classificar ou de dois para levar a disputa para os pênaltis - e tinha apenas 45 minutos para isso. E, num episódio daqueles que caracterizam as nuances de um confronto time grande x time pequeno, Vampeta e Marcelinho Carioca empataram o jogo. Nos pênaltis, acabou dando Corinthians.

O quase-feito - ou é um feito mesmo? - do Treze ganha ainda mais corpo se pensarmos que o Corinthians de 1999 não era o balaio de gatos que o Timão é hoje. Tratava-se do atual campeão brasileiro, um verdadeiro timaço, e que colocou em campo nesse dia no Pacaembu seu meio-campo que é tido por alguns (inclusive este que escreve) como o melhor da história do clube: Vampeta, Rincón, Marcelinho Carioca e Ricardinho. Ah, e o goleiro era o sujeito da foto, Nei. Todo time tem seus pontos fracos.

Tá certo que o time na época sentia um pouco os efeitos da saída de Vanderlei Luxemburgo, que abandonara o barco meses antes para sua fracassada jornada na seleção brasileira. O técnico nesse embate contra o Treze era Evaristo de Macedo, que cairia após derrota e eliminação nessa mesma Copa do Brasil para o Juventude. Mas apesar dessas circustâncias tratava-se de um ótimo time, que acabaria bi-campeão brasileiro nessa mesma temporada.

3 comentários:

Marcão disse...

Pô, coitado do Nei! No primeiro gol do Treze, de Anderson, o chutaço desvia na cabeça de um corintiano e mata o goleiro. E o segundo gol foi contra, à queima-roupa na pequena área, o goleiro não pôde fazer nada. E o Nei ainda salvou o Corinthians nos pênaltis, pegando a terceira cobrança do Treze logo depois que Vampeta chutou sua cobrança no travessão.

Confiram:

http://www.youtube.com/watch?v=Owns1Q-fnnU

Olavo Soares disse...

Opa, sim, o Marcão tem razão. A homenagem ao Nei não entra pela disputa contra o Treze, e sim pelo "histórico" do arqueiro no Parque São Jorge.

Edu Maretti disse...

segundo o Lance! de hoje, os dois times se enfrentaram 4 vezes. Nunca houve vitória, só deu empate!