Destaques

sábado, maio 03, 2008

Flamengo e Rangers: mera coincidência?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A imagem acima nos foi enviada pelo leitor Felipe, titular do blogue Eu sou minhas histórias. Ele conta a seguinte passagem vivida na Holanda:

Venho acompanhando o Futepoca há algum tempo. O site é muito bom e gostoso de ler.

Bem, outro dia entrei no vestiário do clube amado
r onde jogo e vi nosso goleiro vestido com uma camiseta azul, de manga comprida e com as inscrições CRF no peito... Achei legal o cara vestindo uma camisa de goleiro do Flamengo por aqui, vivo na Holanda. Mas pra minha “decepção” descobri que o escudo era do Rangers, da Escócia. Rangers Football Club.

Será que algum de vocês do Futepoca já havia reparado nesta “coincidência”? Acho que uma discussão a respeito deria uma post bem bacana.

Fomos atrás de informações que pudessem evidenciar uma eventual... hã... "inspiração" da confecção de um escudo em função do outro. Por meio do São Google, aquele que quase tudo provê, do site oficial do Flamengo e também do Glasgow Rangers, nenhuma referência sobre a similaridade.

Mas, para quem não acredita em coincidências, alguns dados: o finalista da Copa da Uefa foi fundado em 1872, embora oficialmente o ano da sua fundação, por conta da realização de sua primeira assembléia, seja 1873. Já o Flamengo foi fundado em 1895. Assim, o clube escocês não pode ser acusado de plágio...

No entanto, é bom lembrar que o primeiro escudo do Flamengo é parecido com o que que está no meio da imagem abaixo (que já é uma versão modificada). Nada semelhante ao do Rangers, o que mostra que a "coincidência" só surgiria mais tarde, com a mudança do escudo do Rubro-negro.


Escudos do Flamengo: imagem retirada do blogue Flashow

A bem da verdade, a idéia de colocar letras sobrepostas como no símbolo do Flamengo e do Rangers foi algo comum durante muito tempo, como mostram os escudos do Fluminense, Atlético (PR) ou mesmo a primeira versão de escudo do Santos, elaborado na sua fundação e retratado nesse template. Mas não deixa de ser curiosa a semelhança de tipologia e também o fato de serem as mesmas letras. Ainda que não seja plágio, sem dúvida é motivo de pilhéria por parte dos rivais cariocas...

Se você souber mais detalhes sobre como foram feitos os escudos de Flamengo e Rangers, deixe seu comentário ou escreva para o futepoca@yahoo.com.br. Vamos elucidar esse mistério.


14 comentários:

Filipe Araújo disse...

não sei de nenhum fato que possa explicar, mas as observações são muito bem feitas. uma vez postei no Gambetas o Atlético Minero do Peru. Um amigo do blog me chamou a atenção para a semelhança entre o escudo do time peruano e brasileiro. bacana o post. as voltas que o mundo da bola dá!

abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Anselmo disse...

Graaaaaaande família Mota.

No site do Ranger, eles usam outra logo, com um leãozinho vermelho e a palavra "ready" (pronto, preparado) logo embaixo ó só.

agora, na camisa, realmente vai o RFC sobreposto, que pode ser lido em qualquer anagrama que se queira.

A única explicação que encontrei foi a respeito das cinco estrelas. aqui eles dizem, no item "New Five Star Logo" que cada uma representa UMA DEZENA de títulos nacionais. Com a conquista do 50o caneco, cinco estrelas.

Na página sobre a história, consta que o nome foi "emprestado" de um time de rugby inglês que não consegui identificar. E que as cores foram definidas na segunda partida da história, cujo placar foi de 11 a 0, contra o 0 a 0 da estréia, quando cada um jogou com a camisa que estava vestido do trabalho, em 1872. A sorte da cor impediria novos testes.

Sobre a diferença de escudos oficial e o da camisa, ainda não achei explicação.

Ah, é preciso dizer que o time escocês é patrocinado por uma marca de cervejas, o que atrai a simpatia dos ébrios para o escrete azul (o Celtic, rival dos Rangers, tbem é patrocinado pela mesma marca de fermentado de cevada). Embora o esquema tático do time seja o da retranca absoluta.

Marcão disse...

Eu processava.

Anti-flagay disse...

OS flavelados copiaram até o símbolo kkk

esses favelados sempre foram burros mesmo

Unknown disse...

Seu cú, Vasquinho lixo tri rebaixado

Unknown disse...

Nao basta roubar so nos jogos tem que roubar escudos agr

Unknown disse...

Nao basta roubar so nos jogos tem que roubar escudos agr

Anônimo disse...

Seu babaca arrombado! o do Flamengo veio primeiro, seu ignorante retardado fã incubado

zzyytt disse...

adidas shoes outlet
nike huarache
birkin bag
lebron james shoes
nike air huarache
off white shoes
adidas eqt
nike air force
nike huarache
offwhite

Rodrigo disse...

CRF utilizado desde 1895. RFC utilizado desde 1968. Se informa, seu trouxa!

Light95 disse...

Desde 1895 ? Seu mentiroso vai pesquisar nessa época seu clube era de remo sua história começou em 1912 na quela época o futebol era amador o futebol brasileiro só se profissionalizou em 1933. Como o Rangers ia plagiar um clube amador como seu nessa época? vai lamber sabão nessa época o Rangers já era o maior da Escócia e um dos clubes mais vitoriosos da Grã-Bretanha.

Unknown disse...

Isso se chama plágio pqp

Del Ninho Galan Produções disse...

O Flamengo é uma cópia centenária do Rangers FC da Escócia. Além de copiar o distintivo de letras entrelaçadas dos escoceses, os dois clubes tinham as mesmas cores. E quando o Flamengo mudou pra rubro-negro, plagiou as listras da bandeira americana. 😂

Anônimo disse...

Flamengo já nasceu com
Ladroes