Destaques

quarta-feira, outubro 15, 2008

Serra, Microsoft e um acordo genial

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Serra e Steve Ballmer, presidente da Microsoft. Acordo bom pra quem? (foto de Milton Michida)

O governador José Serra e a gigante com instintos monopolistas Microsoft fecharam um ótimo acordo ontem, um exemplo de sagacidade e inteligência do presidenciável tucano. A empresa estadunidense vai disponibilizar, por meio de um site do governo estadual, um serviço e-mail grátis semelhante ao seu Hotmail, com a expectativa de abrir 5,5 milhões de contas para alunos e professores da rede estadual de ensino. Assim, poderão ser feitas contas de e-mail do tipo "numseiquelá@professor.sp.gov.br" e outros, sendo que a caixa de mensagens terá os mesmos 5 Gbytes para armazenamento do Hotmail.

O governo paulista diz que, caso a Microsoft não fosse tão caridosa, gastaria R$ 5 milhões para oferecer tal serviço. Como lembra Sérgio Amadeu , portais como o Hotmail vive de visitantes únicos e acessos, além de anúncios e links patrocinados. Nesse caso, não é a empresa que faz uma doação, mas sim Serra que está “doando” mais de cinco milhões de visitantes para o portal, além de milhões de acessos por mês. Quanto isso representará em ganhos para a Microsoft?

Mas, se era o caso de contratar empresas para fazer tal serviço, será que o Google, que oferece o Gmail com 7 Gbytes de armazenamento, ou o Yahoo, que tem caixa de mensagens com capacidade ilimitada, foram consultados ou instados a fazer tal “doação”?

Mas não se pode falar de Serra sem citar também o prefeito Gilberto Kassab. A administração municipal também firmou um protocolo com a Microsoft em outubro do ano passado, no qual a empresa cedeu licenças de software para os novos telecentros. Claro que, para fazer a atualização, a prefeitura no futuro terá de pagar, além de ser obrigada a gastar com o necessário incremento na configuração dos computadores.

Só pra lembrar, quando a prefeitura implantou o Plano de Inclusão Digital e fez os Telecentros à época da gestão Marta Suplicy, a opção pelo Software Livre foi feita não somente pela redução de custos, mas também pelo combate à tendência monopolista do mercado de softwares. Kassab e Serra deram um passo atrás e ajudaram a Microsoft a expandir seu domínio.

7 comentários:

Nicolau disse...

Eu sou meio burro, mas deixa ver se eu entendi: o sapientíssimo governador José Serra está pagando a Microsoft pra usar um e-mail gratuito e está achando tudo uma excelente idéia?
Poxa, eu sempre entendi a defesa do monopólio da Microsoft feita pelos tucanos, comprando aquela porcaria defeiutuosa do Windows Starter Edition em vez de utilizar o Linux de graça, como fez o melhor pupilo do nobre governador, Gilberto Kassab. Mas no caso dos e-mails, o pessoal foi criativo, impressionante.

Anônimo disse...

Lamentável.

Anônimo disse...

Bem, eu sou um entusiasta do Google Apps, serviço que o conglomerado do "oráculo" disponibiliza para empresas de forma gratuita (pelo menos por enquanto) e que oferece email, agenda online, entre outras coisinhas.

Cabe uma pergunta: se o governo de São Paulo fechasse com o Google e não com a Microsoft, o tom da crítica seria o mesmo? Em todo caso, concordo com o questionamento feito: o Google ou a Yahoo poderiam ter sido "consultados"...

Falando de futebol: publiquei hoje no Blog do Santinha a tradução de um lindo artigo do jornalista (e blogueiro) espanhol Rubén Uría sobre Rivaldo - na minha opinião, o maior jogador da história de Pernambuco. Confiram:

A história de um “perna-de-pau”, o filho de Romildo

Saudações tricolores santacruzenses!

André Egg disse...

Esse negócio foi roubado!

Devia ser feito uma concorrência pública, para ver qual empresa pagaria mais para levar as contas de e-mail.

Negócio semelhante tem acontecido com os bancos, que estão pagando fortunas para ficar com as conta-salário de prefeituras e governos estaduais.

O Serra está provando que não sabe administrar. Para ser governador de um estado atrasado como São Paulo inda vai, mas pra presidente esse cara não serve...

Glauco disse...

Anizio, se fosse com outra empresa que não a Microsoft, o questionamento seria o mesmo. Mas, dada a relação de tal empresa com prefeitura e governo do estado e essa última prova de "benevolência", é impossível não questionar.

Marcão disse...

"Governo" nefasto este de São Paulo. "Governador" idem. E ainda é capaz de acharem um motivo para dizer que a culpa é do Lula...

Fabricio disse...

Bom, como nenhum de vocês trabalha com TI, como eu, quero só fazer uns esclarecimentos.

A Microsoft possui uma sede em São Paulo, ao passo que o Google está em Minas Gerais. Para que o Google pudesse prover o serviço, provavelmente teria de disponibilizar um Data Center aqui, já que seria muito mais barato do que ficar pagando uso da rede/banda de internet até Minas Gerais, onde eles possuem seu Data Center principal no Brasil.

Uma infra-estrutura dessas não é barata e com certeza existem inúmeras vantagens de se ter o serviço oferecido pela Microsoft.

Em tempo. Sou formado em Ciência da Computação e podem ter certeza que ninguém odeia mais a Microsoft do que eu. Uso Linux desde 1998 e abomino a idéia de ter de se pagar pra usar algo pior. Além disso, sou um grande entusiasta da idéia de Lula de se utilizar software livre nos projetos do governo. Mas nesse caso, sincertamente, a decisão me parece correta.

Obrigado e parabéns pelo blog.