Destaques

segunda-feira, outubro 13, 2008

Tipos de cerveja 18 - As Oatmeal Stout

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Como muitas outras stouts (cervejas escuras produzidas com malte torrado ou cevada), as Oatmeal também são originárias da Inglaterra. Variantes das Sweet Stout, as Oatmeal Stout diferem destas por serem menos doces e por darem mais importância à utilização de aveia em detrimento da lactose. De cor muito escura, com sabor que mistura malte torrado e aveia, tem corpo espesso, devido ao uso deste último cereal e boa presença de gás. "Esse tipo de cerveja é bastante suave e pode dar a impressão de chocolate quente ou mesmo um café com natas açucaradas", diz Bruno Aquino, do site Cervejas do Mundo. A sua taxa de álcool varia entre os 4,2% e os 5,9% ABV. Exemplos: Broughton Scottish Oatmeal Stout, Anderson Valley Barney Flats Oatmeal Stout (foto) e St. Ambroise Oatmeal Stout.

3 comentários:

Anselmo disse...

Aveia! A série dos tipos de cerveja sempre surpreende.

e depois dizem que cerveja não é saudável.

Glauco disse...

Olha, essa cerveja só por curiosidade mesmo. "Café com natas açucaradas"? Deus me livre.

Anônimo disse...

Oi pessoal. Só um achega a esse estilo. A aveia é muito difícil de trabalhar pela indústria cervejeira. O cereal é muito oleaginoso, o que dificulta durante o processo de brassagem e filtração. Olha que eu já ajudei a produzir uma oatmeal stout e não é nada fáil não! Mas o resultado merece bem o trabalho. São cervejas extremamente cremosas, suaves, com um paladar muito redondo.
O amigo Leonardo Botto, da Botto Bier, pequena produtora de cervejas da zona do Rio, já produziu uma Oatmeal Stout, que chamou de Vidua Nigra. É uma boa sugestão para quem queira degustar o estilo. Abraço.