Destaques

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Balanço quase final do Brasileirão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A uma rodada do final, não dá ainda para saber quem será o campeão e dois dos rebaixados, mas é possível fazer algumas análises sobre o campeonato.


Primeiro, o campeão, seja quem for, será o mais medíocre da era dos pontos corridos. Comparando apenas com os anos em que existem 20 times na primeirona, o atual campeão chegará no máximo a 75 pontos, se for o São Paulo, ou 72, se for o Grêmio. Em caso de o Goiás aprontar e o Galo perder para o Grêmio o campeão será definido pelo número de vitórias, 21 a 20 para os tricolores gaúchos. E será campeão apenas por esse critério, porque no saldo o SP tem 7 gols a mais.

Em 2006, o São Paulo chegou a 78 pontos, com 22 vitórias.

Em 2007, 77 pontos com 23 vitórias.

Neste ano, chega no máximo a 75, com 21 vitórias.

Mas a mediocridade não está apenas nos números. Ganha um Chicabon o primeiro a apontar dez partidas memoráveis neste campeonato cheio de altos e baixos.

Outra constatação é em relação aos rebaixados. Talvez seja excessivo o número de 4 times que sobem e descem a cada ano. Explico. Em 2007 subiram Coxa, Vitória, Portuguesa e Ipatinga. Os dois desses já estão matematicamente rebaixados.

Neste ano subiram Corinthians, Avaí, Santo André e Barueri. Quem aposta outro Chicabon que pelo menos dois desses cairão no ano que vem?

Daí ser necessário pensar se não é melhor que caiam dois diretamente e dois da primeira disputem com o terceiro ou quarto da segundona para ver com quem ficam as vagas.

Atlético-MG e Santos
Não sei o que fazer para não assistir a um jogo tão ruim quanto foi esse de domingo entre os dois times. Essa é uma das poucas críticas que tenho aos pontos corridos: é mais justo, mas proporciona partidas em que niguém tem nada a ganhar e nada a perder e um empate é bom para os dois. Com um jogo tão ruim tecnicamente, nem dá para reclamar do erro da bandeirinha, que marcou um impedimento absurdo e anulou o gol do Galo. Ninguém merecia vencer mesmo.

13 comentários:

Anselmo disse...

eu defendo mais vagas para cair e mais times subindo, pra acabar com o limbo dos que não disputam nem a sul-americana nem o rebaixamento. Não classificou nem pra sul-americana? Vai pra série B. Escapou do rebaixamento? vai pra sul-americana.

agora, quero entender por que sorvete como prêmio pra quem topar os desafios? Ou tem um manguaça mudando de gosto ou o Fredi não quer ver ninguém disposto a responder às convocações.

fredi disse...

segunda opção, já pensou se ofereço cachaça?

Márcio Geovani Jasinski disse...

Realmente foram poucos jogos memoráveis mas discordo quanto a mediocridade do campeonato...

Medíocre foi o campeonato de 2005 onde Corinthians 'campeão'. E o merecedor do títulos era o Internacional.

Medíocre foi o campeonato de 2000 (Copa João Avelange?) com Vasco campeão sobre o São Caetano.

Não acho que o Grêmio vai se sentir envergonhado por ter feito 72 pontos se virar campeão por mais vitórias. Nem o São Paulo, se campeão, vai considerar um campeonato ruim por ter feito 3 pontos a menos que em 2006.

Esse negócio de falar em mediocridade me parece coisa de torcedor frustrado... ;)

fredi disse...

Ok, Márcio, sua lógica está correta, mas pergunto, qual campeão se sentirá envergonhado? Até onde sei, nenhum.

Quem ganhar vai comemorar e muito, claro.

O que falei foi sobre número de vitórias e pontos em campeonatos que podem ser comparados, ou seja, por pontos corridos e com 20 times, formato adotado nos últimos três anos.

Quanto a ser torcedor frustrado, é verdade, meu Galo não ganha há muito tempo, o que não me impediu de admirar o futebol de grandes times como o Palmeiras dos 100 gols, o São Paulo de Cilinho e Telê, o Santos deRobinho e Diego ou até mesmo o Cruzeiro de 2003.

O buraco é mais embaixo.

Olavo Soares disse...

Se o campeão será medíocre em termos de números, ao menos tivemos uma reta final de torneio emocionante. É a primeira vez desde 2005 que o vencedor só será definido na última hora. E, se contarmos que até umas três rodadas atrás Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro tinham chances de título, a emoção se amplifica. Apesar do meu time ter feito uma campanha medonha, terei mais boas lembranças desse Brasileirão do que dos de 2005, 2006 e 2007.

Anônimo disse...

Se o campeonato é tido como o mais emocionante dos últimos tempos, é evidente que o campeão naturalmente teria menos pontos do que nos anos anteriores.

Doce contradição.

Nicolau disse...

Eu concordo com o Olavo, no mínimo está sendo bem emocionante. Mas tem um lado complicado nesse lance de comparação do número de pontos e vitórias. Se tivessemos 20 timaços animais e o campeonato tivesse um nível técnico altíssimo, teríamos jogos muito equilibrados e o campeão acabaria tendo poucos pontos, porque derraparia muito durante o torneio. O mesmo acontece se os times forem todos uma merda, acaba equilibrando e ninguém dispara. O campeão ter mais pontos ou vitórias mostra que ele era melhor que os outros, não que o campeonato foi bom. Eu tive a impressão (e é só uma impressão mesmo) de que tivemos mais placares dilatados e menos OXOs nesse campeonato que no anterior, o que seria positivo. Mas isso poderia ser uma mudança no estilo de jogo dos times em geral, um pouco menos retrancado, não necessariamente no nível técnico. Ou estou viajando?

Fabricio disse...

Concordo com o Olavo. Se tem algum ano que ninguém poderá falar mal dos pontos corridos, é esse. E olha que sou o maior defensor de classificar 8 primeiros e fazer mata-mata até a final.

Deixa tentar levantar alguns bons jogos que lembro (sem ordem):

1) São Paulo 1x1 Fluminense
2) Portuguesa 2x3 São Paulo
3) Palmeiras 2x2 São Paulo
4) Figueirense 1x7 Grêmio
5) Grêmio 2x0 Santos
6) Figueirense 3x4 Cruzeiro
7) Palmeiras 4x2 Santos
8) Flamengo 5x2 Palmeiras
9) Portuguesa 5x5 Figueirense
10) Flamengo 2x4 São Paulo

Anônimo disse...

Medíocre foi o campeonato de 2005.

Grande coisa o número de pontos!

Então o Coríntians é o Grande Campeão de 2008 - baita campanha...só que na Segundona.

Saudações gremistas.

Marcão disse...

Esse campeonato ficará na lembrança pela disputa fantástica na reta final. Prova disso é que não tem nada ganho pra ninguém, ainda. Acho que a última rodada vai matar meia-dúzia do coração, pelo Brasil afora...

Anônimo disse...

Anselmo, não existe mais esse limbo que não disputa nem rebaixamento nem vaga pra Sula. O que existe são muitos times que já estão na Sula, que deveria ter bem menos vagas, deixando sem graça o campeonato,

Se fossem quatro vagas, cinco com o Inter sendo campeão quarta, teríamos Galo, Botafogo e Vitória, disputando a última vaga. O que tornaria ainda mais emocionante as disputas por título, descenso e libertadores. Já que o Vitória pega o Vasco, o Galo pega o Grêmio, e o Botafogo enfrenta o Palmeiras.

Caso o Inter perca o título, aí Goiás e Coritiba precisariam de um empate para se garantir, e o Botafogo de vitória, e derrota de um dos dois, mais saldo de gols. Aí haveria um real interesse de Goiás contra o SP, e Sport e Coritiba, jogo mais sem graça da rodada, passaria a ter graça.

Isso sem falar das rodadas anteriores. O Botafogo não perderia tão facilmente para o Figueira no Engenhão, por exemplo.

Anselmo disse...

prestes, vc tem razão. disputar, vários disputam. o que eu defendi foi que, quem não conquistar a vaga, caia.

é bem irresponsável a proposta, mas seria divertido.

Anônimo disse...

hm... olha por outro lado: o vice-campeão, seja quem for, será o melhor da era dos pontos corridos.