Destaques

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Manguaças no Cinema: Doc Holliday, o amigo tuberculoso de Wyatt Earp

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Aproveitei as horas de ressaca entre as bebedeiras do final de ano para rever alguns filmes de que gosto muito. Tem clássicos, filmes mais ou menos que eu curto e outros trens mais variados. Neles, percebi um ponto em comum: sempre tem pelo menos um personagem manguaça na trama. Assim, decidi falar de alguns aqui.

O escolhido para iniciar a série foi Doc Holliday, do filme Tombstone – A Vingança está Chegando (aqui tem um link em português da Wikipedia), versão de 93 para uma das muitas histórias contadas e recontadas a respeito do xerife Wyatt Earp, lenda do velho oeste estadunidense. Aqui, o homem da lei é interpretado por Kurt Russel, em papel que também foi de Kevin Costner, Burt Lancaster, James Garner, Randolph Scott, Henry Fonda e outros (há filmes sobre Earp desde 1934). Talvez seja a única interpretação próxima de convincente na carreira do ator, além, é claro, do policial Gabe Cash, do inigualável Tango & Cash (Tango era Silvester Stalone, outro gênio da interpretação).

Doc Holliday foi jogador profissional e temido como um dos pistoleiros mais rápidos da época. Val Kilmer encarna o pistoleiro (que já foi vivido por Kirk Douglas e Victor Mature), numa interpretação que me fez achar que ele viria a ser um grande ator. Holliday, segundo a Wikipedia, era dentista de formação, mas, por algum motivo, começou a perder muitos clientes após contrair tuberculose. Percebeu que poderia ganhar mais dinheiro como jogador de cartas do que exercendo sua profissão. Como decorrência da convivência em bares e congêneres numa época em que o revólver era tido por muitos como saída digna para a resolução de conflitos, passou a pistoleiro. Homem culto, faz citações em latim durante discussões em saloons. O álcool que consome em grande quantidade serve para controlar a tosse constante causada pela tuberculose (claro que o cigarro que sempre tem consigo não ajuda nesse objetivo).

A história do filme é sobre a chegada dos irmãos Earp (Wyatt, Virgil e Morgan) e suas famílias à cidade de Tombstone, onde encontram Doc. O irmão famoso está procurando se afastar da vida de xerife e se tornar um pacato dono de bar. A cidade é dominada, com a conivência do xerife, por um bando conhecido como os Cowboys, liderados por "Curly Bill" Brocius e pelo violento pistoleiro Johny Ringo. em pouco tempo - e contra a vontade de Wyatt - Virgil Earp, o irmão mais velho, decide se tornar xerife e entra em choque com os Cowboys, causando o episódio da Troca de Tiros no Curral O.K. que descobri ser considerada o mais famoso episódio do tipo do velho oeste.

Mais tarde, a disputa entre os homens da lei e o bando leva à morte de Morgan Earp, o caçula. Esse é o início de outro epísódio famoso, a Vingança dos Earp, em que um pequeno grupo liderado por Wyatt Earp e Doc Holliday ataca os Cowboys, muito mais numerosos. Holliday, com a tuberculose cada vez mais avançada, segue Wyatt Earp nessa caçada quase suicida. Em certo momento, um outro participante da cruzada pergunta a Hollyday porque ele decidiu participar. Com o rosto suado e pálido por conta da doença, ele responde seco: “Wyatt Earp é meu amigo”. O outro, espantado, retruca: “Bom, eu tenho muitos amigos…”. “Eu não”, finaliza o pistoleiro manguaça. Grande personagem em um bom bangue-bangue moderno.


Gostou do post? Então vote na gente no Best Blogs Brazil. O Futepoca concorre em três categorias: Melhor blog, Melhor blog de Esportes e Melhor Blog de Política. Dê três votinhos pra gente, é rápido e agradecemos!

5 comentários:

Glauco disse...

Acho que a combinação álcool e precisão no tiro não é das melhores, mas pelos filmes americanos funcionava bem...

Anônimo disse...

A história de Wyatt Earp deve ser a mais regravada do cinema. Gunfight at the O.K. Corral e My Darling Clementine eu assisti. Os outros listados no wikipedia não. aliás, por lá diz que o cara se mudou pra los angeles antes de morrer e até visitou atores de hollywood, o que pode explicar por que o mito ganhou as telas com tanta força.

Nicolau disse...

No filme, Wyatt Earp começa um romance com uma atriz, que dá uma definição interessante de felicidade: serviço de quarto. Talvez, seja daí sua passagem por LA.

Marcão disse...

Meu pai diz que meu avô tomava umas e depois jogava limões para o alto e os furava com tiros. Bom, como diria Silvio Santos, melhor não tentar fazer isso em casa...

Anselmo disse...

que desperdício de limões.