Destaques

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

E se o beneficiado fosse um time grande?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ontem o Botafogo venceu o Fluminense por 1x0, gol de Fahel, e se classificou para a decisão da Taça Guanabara, o primeiro turno do estadual do Rio.

O time da Estrela Solitária pode, na final que será jogada no domingo, conquistar um título de turno pelo quarto ano consecutivo. Em 2006, venceu a Taça Guanabara e também o Campeonato Estadual; em 2007 e 2008, foi o campeão da Taça Rio e perdeu o título maior para o Flamengo nas duas ocasiões.

Embalado e entrando nos eixos ao longo da competição, o Botafogo vai para a decisão da Guanabara como favorito. Mais um bom trabalho de Ney Franco.



E quem será o adversário do Botafogo? O pequeno e "simpático" Rezende, que humilhou o Flamengo em pleno Maracanã, enfiando inapeláveis 3x1 sobre o rubro-negro. Assim, o Rezende está a um passo de fazer história e vencer um turno do Estadual do Rio, tornando-se então, por antecipação, um finalista do Cariocão.

Acontece que o que poderia ser mais uma bela história de um time pequeno que supera os grandes é um evento que tem suas manchas. O Rezende não está aí unicamente por seus méritos. O time ficou em terceiro na tabela de classificação do Grupo A e só avançou para as semis por causa da lambança da diretoria do Vasco, que escalou um jogador irregular e perdeu seis pontos. Não fosse esse incidente, o Clube da Colina seria o primeiro colocado do seu grupo e enfrentaria o próprio Botafogo; a outra semifinal da Guanababara teria o clássico Fla-Flu, e o Rezende apenas assistiria aos duelos pela televisão.

Estranho é ver que tais ocorrências renderam poucos comentários na imprensa esportiva paulista. Fico pensando como seria se a moeda tivesse outra cara. Se, por exemplo, tirassem seis pontos do Rezende e o beneficiado fosse o Vasco. Imaginem só! O mínimo que iam falar por aqui (sim, sou paulista, antes que alguém duvide) era que o Rio não é sério, que tava na cara que isso ia acontecer, que sempre o grande é o beneficiado, que futebol é armação, e mais um monte de frases feitas...

13 comentários:

Fabricio disse...

É como ficar ouvindo todo ano aqueles técnicos de Náutico, Ipatinga, Figueirense, etc, nas últimas rodadas do Brasileirão dizendo que "clube grande não cai".

Isso porque já cairam Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras, corinthians, Botafogo, Vasco, Fluminense, e por aí vai...

Marcão disse...

Tava na cara que isso ia acontecer! Sempre o grande é o beneficiado! Futebol é armação!

fredi disse...

OK, o Vasco fez m... e um pequeno foi beneficiado. Isso mostra o que mesmo?

Mas o principal é como o rezende conseguiu ganhar de 3 a 1 do Fla? Está mal da Cuca? Eu mesmo dou cartão amarelo para mim pelo trocadalho...

Glauco disse...

Olavo, escutei comentários na imprensa paulista sim. E favoráveis ao Vasco, dizendo que a punição era excessiva e numseiquelá numseiquelá numseiquelá. Juca Kfouri, por exemplo, viu uma armação de Eurico Miranda no acontecido. Aliás, a saída do dito cujo e a presidência de Roberto Dinamite no Vasco deram ao atual presidente quase que uma carta branca: ele tem todo o direito de errar, que não é criticado pelos mídia.

Anselmo disse...

parte da mídia de são paulo realmente não cobre o campeonato carioca. Não é só por isso que a mídia esportiva não é séria, que tava na cara que isso ia acontecer, que sempre são paulo é beneficiado e um monte de outras frases feitas...

Marcão disse...

Campeonato Carioca é como a militância do PSDB: não existe.

Anônimo disse...

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que sou carioca e botafoguense.
Concordo com o Olavo qndo ele diz que a repercussão seria maior se o Vasco fosse o beneficiado e dai viriam todas aquelas frases manjadas e maldosas que todos nós cariocas já estamos cansados de escutar. Mas é claro que nem tudo são flores e nem tudo são espinhos. Quero dizer que se a imprensa bairris... ops, paulista diz que o futebol do rio é bagunçado eles tem motivos pois o dirigentes daqui não são exemplos de boa administração. Porém acredito que haja um exagero e uma generalização e, ainda mais, uma omissão dos erros dos dirigentes paulistas em detrimento dos cariocas. E chafurdando nessa lama toda, brigando entre si e não tendo uma visão mais global e menos provinciana do todo os times cariocas não conseguem se levantar. Dessa forma a imprensa em geral os trata como coadjuvantes melancólicos, que outrora protagonizaram os boa parte dos maiores espetáculos do país.
São necessárias medidas drásticas para se transformar o futebol carioca.
O tempo de se acender a luz amarela já passou...

Anônimo disse...

Olá.
Sou vascaíno e quero diser que o caso do jogador que você define como irregular é no mínimo polêmica.
Há bons argumentos contra e a favor,e como o Vasco ainda recorre no STJD,a confusão pode ser ainda maior.
E o que é pior:flamengo e fluminense seriam beneficiados com a vitória do Vasco.
Esse é o pior dos mundos:os rivais se beneficiariam e o Vasco que somente luta por seus direitos (como eu disse, o assunto é no mínimo polêmico),fica com fama de ganhar no tapetão e bagunçar o campeotato.

Olavo Soares disse...

André, eu admito que não tô por dentro do caso. Escrevi "jogador irregular" no post só pra dar uma resumida no assunto, já que meu foco não era exatamente a punição ou não ao Vasco.

E Anderson, concordo com você que os dirigentes do RJ fizeram (e muito) pra merecer essa fama. Mas não é por isso que todo e qualquer caso deva ser julgado com precipitação e preconceito por parte da imprensa.

Andre' BH disse...

Presado Olavo,para tristeza de fluminense e flamengo:
Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 - 19:31h
Clube desiste de recurso no STJD

O Vasco acaba de enviar petição ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) comunicando a retirada do recurso que, se deferido, poderia paralisar o campeonato. Com isso, o Vasco desiste de pleitear os seis pontos que perdeu na Taça Guanabara.

Anônimo disse...

O jogador não estava irregular ou pelo menos
não deveria estar, o erro foi da FERJ e o Vasco perdeu os pontos
muito por questões políticas. Ou seja, tudo
indica que houve mutreta, mas dessa vez para
prejudica um dos grandes. O Vasco apesar de ter
um elenco razoável(bem melhor do que dos anos anteriores)
e de ter ganho no campo, é capaz de ficar de fora da
disputa da final por não ter a mesma força política de outrora.

anrafel disse...

Fluminense, Vasco e Flamengo estão torcendo loucamente para o Resende aplicar uma piaba no Botafogo. É simples: um time pequeno pode até ganhar um turno, mas o campeonato, não.

Exemplo: o Volta Redonda foi para a final com o Fluminense em 2005. Na primeira partida, a diferença estava de 2 para o Volta. No último minuto, Tuta aplica uma gravata no goleiro do VR e faz o gol. Por conta da redução da vantagem, o Fluminense vence o campeonato na segunda partida, com um gol aos 48 do segundo tempo, um acréscimo que, claro, não seria dado se o resultado beneficiasse o Flu.

Em tempo: sou torcedor do Fluminense.

Marcio disse...

nossa que post lixo, parei no
"Rezende"...

pena que o final do campeonato é sempre o mesmo...TRI