Destaques

quinta-feira, junho 11, 2009

De virada, Brasil assume liderança das eliminatórias para a Copa 2010

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Com gols de Nilmar e Robinho, a seleção brasileira venceu o Paraguai por 2 a 1. Foi de virada, já que Cabañas, sempre ele, abriu o placar aos 25 minutos. De falta, com desvio em Elano, parecia que o pesadelo de Assunción teria replay. Foi a terceira vitória seguida na competição, acumulando os três pontos somados diante do Peru e do Uruguai.

O paraguai foi valente, jogou bola até o final e, não fosse a boa fase da defesa canarinho, o destino da partida teria sido diferente.

Foto: CBF/Divulgação

Parece Gilberto Silva como bobinho no treino

Dunga parece ter caído nas graças da Globo. Pelo menos foi o que me pareceu ao assistir ao segundo tempo da transmissão da emissora. Galvão Bueno exaltou a campanha do treinador xará-de-anão no comando do escreve nacional. Ajuda a liderança nas elinatórias da Copa de 2010, conquistada na rodada desta quarta-feira, 10.

Daniel Alves foi bem, melhor do que Maicon, o que não quer dizer tanta coisa. No segundo tempo, uma bicicleta mal calibrada dentro da grande que quase gerou lance de perigo mostrou mais semelhanças entre o camisa 2 e Roberto Carlos. Além de jogar da Espanha, Daniel Alves também corre para a bola em cobranças de falta com o mesmo padrão de pique que o lateral-esquerdo titular nas copas de 1998 a 2006.

Kaká foi bem, correu o tempo todo. Robinho fez o gol, mas todo mundo sempre vai esperar mais. Nilmar também marcou, justificou a escalação como titular no lugar de Luís Fabiano expulso injustamente contra o Uruguai, mesmo tendo dado lugar a Pato no segundo tempo. Ramires e Kléberson também se mostraram funcionais para quando precisar recuar o time sem perder capacidade de contra-ataque.

Pode ter sido uma combinação favorável, mas o time mostrou maturidade e determinação. Não resolve, mas se, por partida, um dos que sabem da bola decidir jogar, fica mais fácil.

Enquanto isso...
A Argentina de Diego Armando Maradona e Messi perdeu de 2 a 0 para o Equador na altitude de Quito. Com Valdívia como garçom, o Chile mordeu a segunda colocação das eliminatórias do Paraguai ao golear a Bolívia por 4 a 0. Surpreendente Marcelo Bielsa. Uruguai e Venezuela empataram em 2 a 2 nas terras de Hugo Chávez. E a Colômbia venceu pelo placar mínimo o Peru no confronto andino da rodada.

Na próxima partida, em 5 de setembro, a equipe de Dunga vai à Argentina tentar provar que Maradona faria melhor papel dentro de campo que no banco. Ou como ministro de Cristina Kirchner, quem sabe?

Com 27 pontos, o Brasil precisa matematicamente de mais seis pontos para carimbar o passaporte (chavão-vão-vão), já que o quinto colocado Equador tem 20 e pode chegar a 32 se ganhar tudo. Mas cada vez menos gente banca apostas de que o ex-volante não visita o país de Nelson Mandella.

Como inserir o Fora, Dunga! nessa história?

7 comentários:

Marcão disse...

Isso tudo acontecendo/ E eu aqui no hostel/ Dando miojo ao estomago...

Marcão disse...

Alias, o meu professor, irlandes, provocou hoje os brasileiros dizendo que as eliminatorias sul-americanas sao muito faceis, que dificil mesmo e a briga na Europa, com 10 vagas para 20 times. Alguem concorda ou discorda?

Nicolau disse...

Marcão, vi ontem uma lista de jogos das eliminatórias européias. Não lembro inteira, mas sei que a Inglaterra pegaria Andorra e a Espanha aplicado uma goleada de 6 a 0... no Azerbaijão. Difícil...

Thalita disse...

Mas alguém algum dia apostou seriamente que o Brasil não ia pra Copa? Piada, né? Até se o coletivo Futepoca fosse a comissão técnica o Brasil classificaria. Até pq a gente ia estar bêbado, dormindo no banco, sem atrapalhar os jogadores...

fredi disse...

Para não perder o hábito, mesmo sem motivo, Fora, Dunga...

Thalita gostei da explicação à la Feola de por que até o coletivo Futepoca classificaria o Brasil para a Copa.

Thalita disse...

a la Feola total... faltou originalidade, rs

Glauco disse...

Thalita, aqui no Futepoca se falou em posts e comentários sobre o Brasil não ir à Copa (aqui, por exemplo). Mas sobre o jogo, o Brasil teve mais volume, mais oportunidades (Julio César, ao contrário de outras ocasiões, nao fez uma defesa difícil) e poderia ter vencido por mais o então líder das eliminatórias. Acho que nâo dá pra reclamar muito dessa partida...