Destaques

segunda-feira, junho 08, 2009

Jogando pior, de virada, Palmeiras passa pelo Vitória

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Os 2 a 1 do Palmeiras sobre o Vitória no Palestra Itália representou o reencontro do time com resultados positivos depois de cinco partidas ou quase um mês. A última vez em que o alviverde havia somado três pontos foi em 9 de maio, contra o Coritiba.



Foi de virada, já que o lateral-direito Apodi abriu o marcardo no primeiro minuto do segundo tempo. Era para o time baiano ter aberto o marcador ainda na primeira etapa, quando Marcos, o Goleiro, tirou uma bola de dentro do gol. Achei curioso que os atacantes do Vitória não reclamaram da arbitragem imediatamente, talvez pela envergadura da defesa do arqueiro adversário. Mesmo insuficiente para evitar que a bola passasse pela meta, foi um salto plástico e impressionante.

Aliás, foi só uma das diversas defesas que o camisa 12 foi obrigado a fazer durante a partida. Sim, porque não fosse a falta de capricho dos homens de frente dos visitantes, o Palmeiras teria perdido o jogo, porque não soube traduzir posse de bola em pressão antes de tomar o gol. Se no segundo tempo o Vitória era só contra-ataques, na primeira etapa os baianos dominaram o jogo, com saídas de bola rápidas.

O gol de empate de Coalhada Ortigoza saiu numa falha do zagueiro Wallace, que não se adiantou e tirou todo o ataque verde do impedimento, e do resto da zaga, que permitiu a facilidade do gol. Nos acréscimos, o zagueiro Maurício marcou de cabeça, garantindo a virada não merecida pelo que apresentou em campo.

Além de contar com ajuda do ataque do Vitória e de um erro do trio de arbitragem, o resultado mostrou um Palmeiras cheio de garra. E muito pouco além disso. É por isso que a torcida aplaude o peso de Obina e reclama de Keirrison. Isso quer dizer que o time depende Pierre, Souza ou Mouzart e Cleiton Xavier para marcar e também para o resto, porque sobra pouca gente para ficar com a bola na hora de ir para frente. E depende de Diego Souza, sozinho, para criar jogadas. Dois laterais competentes e um pouco mais de concentração do camisa 9 fariam desse modo de jogo algo eficiente. Sem alas com liberdade ofensiva, as limitações são maiores. Tudo bem que na partida de domingo estavam em campo os reservas Henrique e Jefferson, mas tampouco tem funcionado com os titulares Fabinho Capixaba e Armero.

Para o torcedor, se é para jogar pior do que o adversário, que pelo menos ganhe. O problema é que a aritmética do futebol tem essa dinâmica como a exceção que dá emoção ao jogo e não a regra.

2 comentários:

Glauco disse...

Luxemburgo está surtando a cada coletiva invocando seu passado pseudo-glorioso. E São Marcos deu o ar de sua graça de novo na partida, embora tenha pego uma bola dentro do gol... Se não fosse o arqueiro, Luxa já estaria na fila do seguro-desemprego.

André Augusto disse...

O próprio Marcos declarou que o empate já era muito injusto, ainda mais uma vitória com um gol achado. O Palmeiras não convence, te uma zaga muito frágil e ainda por cima sofre com erros de Luxemburgo, que ele tenta cobrir cm sua enorme soberba.