Destaques

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Escutar conversa da mesa vizinha pode? Se for manguaça, deve!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto


Não sou daqueles admiradores incondicionais do Carnaval.  Até gosto das marchinhas antigas, de um bom samba de raiz, mas desfiles das megaescolas e a zona generalizada me atordoam.

Então, faço o quê no período da festa pagã? Procuro o bar mais tranquilo possível pra beber a cerveja mais gelada possível neste calor dos infernos.  Mas confesso que encontrar tal bar, na pequena Atibaia, em pleno feriadão, não é tarefa assim tão simples.

Bem, depois derreter por algum tempo em busca de algum sossego e de garganta refrescada, eis que surge um oásis. Um bar aconchegante, com cara de casa, boa cerveja (com bom preço, aliás) e ainda futebol na tela.  Quase ninguém preocupado com o Carnaval. Quando um dos poucos adeptos pergunta à proprietária do recinto: “e a bateria? Cadê as músicas carnavalescas?”, a resposta vem calma, em tom de brincadeira, mas rápida: “se quiser folia, vá procurar no centro da cidade, quem vem aqui quer bom papo e pouco barulho”.

Porém a pérola daquele domingo pagão, no comecinho da noite, estava por vir. Dois nobres manguaças, aparentemente já em avançado estado etílico, sentam-se à mesa ao lado e é impossível não reparar no diálogo. Algumas frases desconexas e o papo descamba para um furto que parece ter ocorrido na casa de um deles. “Olha, se eu pegasse dava uns tiros”, diz o primeiro. A frase do segundo é enigmática: “mas cachorro não tem vício!”. A palavra volta ao interlocutor inicial que esclarece: “claro que tem. O meu comeu todo meu torresmo”.  Ah, tá. Entendi o furto, mas não a revolta do manguaça. Ela só valeria se o objeto de vício do cachorro fosse outro.

3 comentários:

Marcão disse...

Deixa o cachorro viciar!

Quanto a mim, também compartilho três vícios com o Moriti: o São Paulo FC, o horror ao Carnaval institucionalizado (barulho e multidão aí incluídos) e a involuntária mas interessante mania de ouvir conversas de mesas alheias.

Outro dia parei numa tasca fedorenta (barraquinha de madeira em frente ao Extra da Raposo Tavares) pra tomar uma gelada e espichei a orelha pra gravar os absurdos da confabulação entre dois manguaças e o dono do "estabelecimento". "Essa aguaceira toda é culpa da Marta. Ela mandou tapar todos os bueiros da cidade. É por isso que um filho dela se matou, o outro é drogado e outro é bicha". "Ah, é mesmo. E foi ela que mandou furar o metrô por baixo do rio Pinheiros. Só tem areia ali, vai cair tudo, vai ser a maior tragédia do Brasil em todos os tempos". Daí veio o arremate espetacular: "É por isso que eu falo: se tivesse pena de morte, não chovia desse jeito!".

Bebi meu último gole, paguei e, já me afastando, pensei: "São Pedro não sabe a sorte que tem por não terem aprovado a pena de morte no Brasil...".

Glauco disse...

"Se tivesse pena de morte, não chovia desse jeito!". Lapidar!

Moriti disse...

Olha, Marcão, e eu que achava que tinha ouvido de tudo no bar? Rapaz, precisamos compartilhar mais esses vícios pessoalmente!