Destaques

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

A roleta russa da Libertadores

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O São Paulo joga hoje e nem Deus sabe o que pode acontecer, pois o time é mais instável que os boletins de mortos e cidades em calamidade pública por causa das enchentes em terras paulistas. Mas a perspectiva é de mudanças. Depois que Cicinho chegou, Ricardo Gomes tem ensaiado mudar o esquema definitivamente para 4-4-2. Estranho, pois o lateral-direito não tem costume de voltar para marcar e, no lado esquerdo, Jorge Wagner também passa mais tempo no campo adversário. Como a zaga titular deve ser composta mesmo por Miranda e Xandão, enquanto Alex Silva (acima) não volta, e o ataque tende a ser Washington e mais um, o setor mais indefinido, pra variar, é o meio.

Para dar cobertura aos laterais, Gomes já promoveu o retorno de Richarlyson e Jean recuados, como em 2007 (Carlinhos Paraíba parece carta fora do baralho), mas todo jogo tem improvisação no setor. O único apoiador titular é Hernanes, que hoje será poupado. Léo Lima e Cléber Santana brigam por uma vaga e Marcelinho Paraíba e Marlos (à esquerda) costumam ser escalados no ataque. E Rodrigo Souto vai aparecer pra confundir ainda mais o treinador, assim como o recém-contratado Thiago Carleto, que pode assumir a lateral-esquerda em determinados momentos e liberar Jorge Wagner para o meio, o que embola mais ainda as opções.

Para fazer a ligação com o ataque, a dupla Hernanes e Cléber Santana me parece a mais promissora e interessante, mas nada garante. No mais, as futuras estreias de Fernandinho (à direita) e Rodrigo Souto podem mudar muito o esquema do meio para frente. Por enquanto, a falta de padrão de jogo é nítida. Mas a sinalização do time com dois zagueiros e dos laterais titulares é importante. Se o técnico definir quem e como jogará no meio, terei motivos para desconfiar menos. O ruim é saber que, enquanto o time não tem forma nem entrosamento, uma nova bordoada na Libertadores poderá afundar o clube numa crise talvez mais desastrosa do que nas eliminações anteriores. Alguém duvida?

3 comentários:

Nicolau disse...

Acho que o meio campo deveria ser Rodrigo Souto, Cleber Santana, Hernanes e Marcelinho Paraíba. Os dois útlimos mais soltos, com Washington e Dagoberto na frente. Teve um jogo com esses quatro nas posições mais adiantadas e saíram umas jogadas boas. E não entendi ainda por que o Júnior Cesar não está na lateral-esquerda. Pelo menos, é da função.

Glauco disse...

Que plêiade de volantes tem o São Paulo...

Marcão disse...

É o que dá o time ser comandado por um ex-zagueiro...