Destaques

quarta-feira, junho 02, 2010

Para ler depois da Copa

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Até segunda ordem, esse é meu último post antes do início da Copa. Férias, sabem como é.


Eu devo aparecer aqui antes do término do Mundial (infelizmente, férias não são eternas). Mas, de todo modo, queria deixar aqui um post que só deve ser lido depois da Copa. Tá combinado?

É que é o seguinte: se tem uma coisa típica do futebol é o "comentar depois". Já repararam como todo mundo, quando o tema é o universo da redonda, adora dar uma de profeta do acontecido? Quem diz que em 2002 "o Brasil foi campeão por causa do Ronaldo", provavelmente amaldiçoaria Felipão por levar um cara que não jogava bola fazia dois anos caso o desfecho na Coreia-Japão fosse diferente. Ou mesmo quem culpa a seleção de 2006 por ter uma concentração muito aberta e com oba-oba provavelmente diria que foi "o clima festivo e de união que levou o time ao título", se o time de Parreira conseguisse levantar a Taça.

Isto posto, divido o texto abaixo em duas frações. Uma é para ser lida se o Brasil for campeão. Outra, caso o time de Dunga fracasse. Vamos lá:

Se o Brasil for campeão

- Dunga, como técnico, foi a melhor escolha possível. Cara determinado, identificado com a seleção brasileira. Não tinha como não dar certo.

- Muito boa a atitude de Dunga de confiar no Kaká. Mesmo machucado, ele é o melhor jogador do mundo e deu no que deu: detonou na Copa. Craque é isso aí.

- Gilberto Silva, Lúcio, Juan: um trio experiente, acostumado a Copas, e que não tremeu diante de mais uma. Monstros.

- Ainda que apenas reservas, ter nomes como Doni e Gilberto no grupo foi uma ótima pedida. São homens que já haviam mostrado respeito com a camisa da seleção e que mereciam uma Copa no currículo.

- Ganso? Neymar? Ronaldinho? Tá zoando, né? Os dois primeiros eram reservas até o ano passado, o segundo é um baladeiro em fim de carreira. Ainda bem que viram a Copa pela TV.

- Jogar contra Tanzânia e Zimbábue foram ótimas pedidas antes do início da Copa. Melhor do que enfrentar um time de qualidade e expor os atletas à toa. Boa atitude da CBF.

Se o Brasil não for campeão

- Dunga não é, não foi e nunca será técnico. Só no Brasil mesmo pra um cara que nunca tinha treinado sequer um time de várzea comandar a seleção na Copa. Piada.

- O Kaká vinha de um semestre de contusões no Real Madrid. Mal pegou na bola. Qualquer um podia ver que ele não tinha a menor condição de fazer uma boa Copa. E ainda de titular...

- Gilberto Silva, Lúcio, Juan: alguém tem o telefone do asilo? Só isso mesmo pra esses três. Velhinhos que jogaram fora o hexa.

- Doni, reserva na Roma. Gilberto, meia no Cruzeiro. Quem disse que esses caras podiam estar na seleção? E que ninguém venha dizer que "eram reservas", porque foi a falta de elenco forte que prejudicou o Brasil.

- Ganso? Neymar? Ronaldinho? Pois é, difícil dizer qual dos três fez mais falta. Responde aí, turma de volantes do Dunga.

- Alguém realmente acreditava que Zimbábue e Tanzânia eram parâmetros pra alguma coisa? Desses aí até meu time de várzea ganha. O Brasil goleou essas galinhas-mortas e ficou se iludindo. Meu Deus.

==

Boa Copa a todos!

7 comentários:

Unknown disse...

Data venia. O único profeta digno de respeito no saite é o profeta do hexa, sr. Marcão. (vide o indecifrável brasileiro de 2009, donde o mais querido sagrou-se campeão) E olha que, segundo minhas fontes, o cara é um notório sampaulino.

Anselmo disse...

ageu, hexa só se vier das mãos do dunga.

e olha q ele estará desempregado a partir de agosto.

Renato K. disse...

Pode-se concordar com metade de cada fração?

ThiagoFC disse...

Eu li antes da Copa. E meu temor quanto aos "profetas do acontecido", caso a gente perca, é alguém dizer que perdemos a Copa porque Dunga é rigoroso demais na disciplina, que isolou a Seleção da torcida, e o contrário de tudo o que causou nossa derrota em 2006.
Em todo caso: "Vai, Brasil!"

Limeira disse...

Com qualquer resultado estaremos com toda força e união demonstrando o nosso amor pelo Brasil independente de ser Copa do Mundo ou não.

BRIGADA BERDE E AMARELA.

Limeira

Limeira disse...

Com qualquer resultado estaremos com toda força e união demonstrando o nosso amor pelo Brasil independente de ser Copa do Mundo ou não.

BRIGADA BERDE E AMARELA.

Limeira

Limeira disse...

Com qualquer resultado estaremos com toda força e união demonstrando o nosso amor pelo Brasil independente de ser Copa do Mundo ou não.

BRIGADA BERDE E AMARELA.

Limeira