Destaques

sexta-feira, agosto 06, 2010

São Paulo vence com justiça, mas classificação não vem

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Não foi traumático como em 2008, mas também não foi fácil. O São Paulo venceu o Internacional por 2 a 1 ontem, no Morumbi, mas não levou a vaga na final - e, por tabela, no Mundial - por conta do gol sofrido em casa. Isso, claro, quem diz é a matemática. Quem assistiu aos jogos sabe que o São Paulo perdeu a classificação no jogo covarde que fez no Beira-Rio. A postura extremamente defensiva não deu apenas a vitória ao Inter, afinal, o time poderia ter perdido se tivesse se lançado ao ataque também; deu a moral que os qualquer adversário precisa pra se achar favorito.

Mas o que dá mais raiva não é a desclassificação em si. Eu não tinha muitas esperanças nesse time. Depois do jogo no Sul, então, as chances pareciam nulas. O futebol que o São Paulo mostrou depois da Copa foi tão desalentador que eu achava mesmo que merecia perder, afinal, o time parecia ruim!

Só que o time não é ruim. O problema do São Paulo é de outra ordem, que só me resta especular. Mas a equipe tem qualidade para jogar muito melhor do que vem fazendo. O jogo de ontem foi só uma amostra. A começar pela escalação, ofensiva e corajosa. Dois zagueiros apenas, dois volantes - sendo que um deles é o Hernanes - e três homens de frente, com o Fernandão voltando pra buscar jogo. Dessa forma, o time reteu a posse de bola sem muito sofrimento, de uma maneira completamente diferente da que eu vi na semana passada. Dessa vez, não sofremos ataque de pequenice. O problema é que o Internacional - óbvio - não fez o mesmo papelão que o São Paulo protagonizou por lá, e a coragem da noite passada não foi o suficiente para reverter a covardia do jogo de ida.

A nota irritante do jogo foi o papelão que o Rogério Ceni fez nos dois últimos minutos de jogo. Numa cobrança de escanteio - que poderia sera última - o goleiro foi para área tentar alguma coisa. Até aí normal. O vergonhoso foi a acintosa tentativa de impedir o goleiro Renan de se mover. O juiz o advertiu antes da bola sair, e o capitão continuou atrapalhando o adversário. Essa brincadeira tomou os últimos minutos de ataque do São Paulo. O escanteio foi cobrado, o árbitro marcou falta do RC no Renan e o jogo acabou. Não quero dizer que ia sair gol no lance, mas o time podia ter saído sem o papelão.



Eu não sei se engrosso o coro Fora RG. Não sei se o problema do time é realmente o técnico. Acho que o buraco é mais embaixo e trocar o Ricardo Gomes por qualquer outro não mudaria muita coisa. A diretoria do São Paulo está muito mais preocupada com o Morumbi na Copa do que com o time. Nós, são-paulinos, já vimos esse filme antes, e ele trouxe 10 anos de amargura. Por esse ângulo, chegar na semifinal da Libertadores não está tão mal.

7 comentários:

Sandro Martini disse...

Um time sem esquema, com jogadores metidos e uma torcida turísta nao podia dar em outra.
Dessa vez nem com a ajuda do juiz como no jogo contra o Cruzeiro.
Esse ano, a unica partida boa do time foi no jogo de ida contra o Cruzeiro. O de volta jogou 89 min com um jogar a mais e nao contou.
Sobrou a verdade pra por as coisas no lugar

Thalita disse...

que ajuda do juiz, você poderia me explicar?

Marcão disse...

Nem é preciso dizer que não assisti o jogo, pois isso já virou praxe, de minha parte, nos últimos anos. Simplesmente me recusei a trocar uma mesa de bar com um grande amigo e nossas respectivas namoradas por mais 90 minutos de sofrimento (a vida não se resume ao futebol). E não me arrependo.

Vi os gols no vídeo aqui do post, muito bonitos, por sinal. Deve ter sido uma partida bem disputada. Acho que foi uma fatalidade, a bola desviou no jogador do Inter e matou o Rogério Ceni na cobrança de falta. Acontece. Não tivesse sido isso, todo mundo estaria enaltecendo o time hoje, pelos 2 a 0, e ninguém mais se lembraria do papelão no primeiro jogo. Enfim, bola pra frente.

Eu nunca escondi, aqui no blogue, que esse time não merece título algum, é um catado de jogadores sem vergonha na cara. E também já escrevi que, mudando o técnico ou não, tanto faz. O São Paulo terá um longo caminho de reformulação - e Deus queira que alguém olhe com mais carinho para o pessoal da base - até formar um novo time que tenha realmente cara de time. Estou com a Thalita: ter chegado nas semifinais da Libertadores, com esse futebol aí, merece festa e foguetório. Um milagre.

Quanto ao jogo que não vi, só uma observação: li em algum lugar que a falta que originou o gol do Inter foi feita por Miranda. Não me surpreendeu. Essa é a pior temporada do zagueiro - e não por acaso ele perdeu uma convocação praticamente certa para a Copa da África do Sul. Miranda está irreconhecível este ano. A maioria dos gols bobos que o São Paulo tomou este ano teve participação direta ou indireta do zagueiro. E o pior é saber que, do jeito que está, vai ser vendido a preço de banana e, pela Lei de Murphy, vai acabar arrebentando e virando o melhor jogador do mundo no próximo time.

Por enquanto, só posso rezar pela campanha "Volta, Xandão!". Que fase...

Glauco disse...

Acho que o Sandro se refere às expulsões do Kléber Cotovelo e do Tinga. Questionáveis, mas não "roubos" propriamente.

Marcão, como assim "gols bonitos"? Um frangaço e uma desatenção grotesca da zaga. E me parece que o gol do Inter a bola não "desviou" sendo uma fatalidade, mas o Alecsandro quis tocar na bola.

Acho que a conta é simples: faltou técnico e jogadores de melhor qualidade, apesar da mídia ter dito que Léo Lima, Marcelinho e Carlinhos Paraíba, Cléber Santana e quetais eram "contratações de peso".

Marcão disse...

A mídia tinha razão. Só omitiu o fato de todos serem "peso morto"...

Vitor disse...

A verdade, como já aprendemos, é uma versão.
No jogo contra o Cruzeiro, além do erro do juiz contra o Cruzeiro, não foi marcado um pênalti a favor do São Paulo. Empate no quesito arbitragem.
Time sem esquema, ok.
Jogadores metidos, um ou dois, talvez.
O problema, afora análises superficiais, é que a soberba dos últimos anos e que se formou como uma crosta em torno do São Paulo, prejudicou clube e time. Todos se acomodaram. Pode ser que alguma coisa agora comece a mudar de fato.

Anselmo disse...

Fiquei satisfeito com a desclassificação do São Paulo. Reconheço isso por não ser cínico.

Mas não consegui torcer para o Inter. O time jogou bem dentro daquilo a que se propôs.