Destaques

segunda-feira, novembro 08, 2010

Visão de perto: pintou o campeão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Há exatamente um ano, observando as últimas rodadas do Brasileirão de longe, lá de Dublin (Irlanda), fiz um post cravando o Flamengo como favorito para levantar a taça. Naquela data, os cariocas tinham vencido por 3 a 1 o Atlético-MG, que fazia ótima campanha, em pleno Mineirão lotado. Uma vitória daquelas, na minha opinião, dava muita moral - apesar de, na época, o Flamengo ter alcançado apenas a terceira posição na tabela, um ponto atrás do Palmeiras e dois do São Paulo, que era o líder. Faltavam só quatro rodadas mas, menos de um mês depois, no último jogo, o Flamengo confirmou meu palpite.

Pois agora, acompanhando a edição deste ano de perto, aqui no Brasil, eu volto a apostar em um favorito, e desta vez até com maior convicção: vai dar Corinthians. Como disse aqui no post da semana passada, caso os alvinegros vencessem o clássico contra o São Paulo, "na minha humilde opinião, ninguém conseguirá evitar que a taça vá para o Parque São Jorge". Não tô secando, não (antes fosse e tivesse alguma possibilidade de funcionar!). O Corinthians venceu por 2 a 0 e, mais que tudo, convenceu, jogando o fino da bola, contra um adversário que também atuou muito bem, num Morumbi lotado de sãopaulinos. É, inegavelmente, um resultado que dá muita moral - ao contrário das magras e suadas vitórias do Cruzeiro (contra o esforçado Vitória) e do Fluminense (contra o insosso Vasco), ambas por 1 a 0.

O Corinthians se recuperou e voltou a vencer na hora certa. Fatores decisivos foram a troca de técnico, que aliviou a pressão, e a volta de Ronaldo, cuja força de vontade e gana de vencer, disputando os 90 minutos de todos os últimos cinco jogos, uniu e motivou o elenco. Além disso, o time tem quatro jogadores fundamentais: Chicão na zaga, Alessandro na lateral direita e Elias e Bruno César no meio (fora o goleiro Júlio César, em fase excelente). O Corinthians pode prescindir de qualquer um dos outros titulares, menos dos quatro citados, que são a espinha dorsal do forte e convincente futebol apresentado em campo. Bruno César eu já elogiei. Elias (foto), para mim, é jogador de seleção. E eu admiro muito a raça e a eficiência de Alessandro e Chicão. Jucilei, Ralf e Roberto Carlos também merecem aplausos.

No mais, já que o exercício aqui é de palpitagem, vamos às últimas rodadas. Na próxima, nesta quarta-feira, o Corinthians deve pavimentar seu caminho ao título com vitória sobre o Cruzeiro, no Pacaembu abarrotado. Não acredito que o time de Minas, em franca decadência, consiga vencer diante de um rival tão embalado e da pressão da torcida adversária. Se acontecer, lembrará a final da Copa do Brasil de 1996, quando a Raposa bateu o Palmeiras dos 100 gols em pleno Parque Antartica. Repito: não creio em vitória cruzeirense, é muito improvável. No outro jogo, o Fluminense tem tudo pra vencer o Goiás em casa. Mas aí sim eu acho que pode dar zebra. Tratando-se do Goiás, nunca se sabe...

Já na 36ª rodada, o Vitória não será páreo para o Corinthians, mesmo jogando na Bahia. O Cruzeiro pode até vencer o Vasco em Minas, mas acho que esse jogo tá com cara de empate. Assim como o confronto entre São Paulo e Fluminense, no Morumbi. O tricolor carioca anda tão irregular que, se bobear, pode até perder. Daí vem a penúltima rodada: pra mim, o Corinthians vence o Vasco no Pacaembu, o Fluminense vence o Palmeiras em São Paulo (pois o alviverde estará mais focado na Sulamericana) e o Cruzeiro vence ou empata com o Flamengo em Minas. Na última rodada, o Fluminense vence o Guarani e o Cruzeiro vence o Palmeiras. E o Corinthians passeia contra o rebaixado Goiás.

O palpite, então, é mais ou menos o seguinte: Corinthians campeão (72 pontos), Fluminense vice (entre 69 e 71), Cruzeiro terceiro (entre 65 e 68).

Ou não (rsrs). Como diria Garrincha, "falta só combinar com os russos". Mas eu, se fosse corintiano, já estaria muito animado com o (bem provável) título do centenário. Façam suas apostas!

10 comentários:

Nicolau disse...

Sobre o jogo de ontem, é realmente vitória pra dar moral. Mas sua conta pro campeonato implica o Corinthians ganhar todos os quatro jogos que restam, o que é bem difícil. Além disso, não sei a quantas estará o gás de São Paulo e Palmeiras para arrancar pontos do Flu. O SP continua com chances de Libertadores, mas o Palmeiras já está meio desenganado no Brasileirão. Enfim, Deus te ouça! Vai Corinthians!

Glauco disse...

Sendo bem cético, vitória pra dar moral serve pra time que está na frente faltando quatro rodadas. O Vasco pode ser "insosso", mas é um time bem difícil de se bater, tanto que só foi derrotado 9 vezes, três a menos que o São Paulo. Além do que, clássico é clássico e, se não fosse o Washington, o Fluminense teria feito dois ou três no adversário.

Os três têm boas chances, mas esse pontinho a mais do Flu faz dele mais favorito que Cruzeiro e Corinthians.

Maurício Ayer disse...

É, o Marcão “Diná” tá botando uma fé excessiva no sucesso do Timão. O fundamental é manter o foco. Vai ser apertado até o final e cada detalhe importa.

Como disse em outra oportunidade, não duvido que o Flu faça o básico e se mantenha na frente até o final.

Nosso papel é lutar e vencer tudo o que aparecer pela frente. Não há porque se animar com um título ainda pra lá de incerto, mas sim se animar com a luta dura das últimas rodadas.

Marcão disse...

Calma lá, eu mostro no post que estou fazendo esse exercício de palpitologia com base apenas no que escrevi há exato 1 ano, quando disse que ia dar Flamengo - e deu. Na época, faltando as mesmas 4 rodadas, o Flamengo era 3º, e não vice, como o Corinthians, e estava a dois pontos do líder (São Paulo). Pra mim, aquela vitória dos cariocas contra o Atlético-MG foi tão simbólica quanto a dos alvinegros ontem, contra o São Paulo.

Dá pra identificar no Corinthians de hoje a mesma determinação de campeão que eu via no Flamengo em 2009, e que não vejo mais nem no Cruzeiro e nem no Fluminense de hoje, assim como não via no Palmeiras e no São Paulo do ano passado.

Podem ver nos comentários daquele post de 1 ano atrás que, como agora, houve futepoquenses discordando de mim, como o Anselmo ("acho improvável o flamengo embalar") e o Fredi ("Não acho o Flamengo com pinta de campeão não"). Vamos ver o que vai acontecer daqui a 4 rodadas. Gostaria que meu palpite furasse, mas tô achando que não tem mais jeito. Abraços.

Sartorato disse...

Só discordo do último resultado. O Goiás é um desses times que ganha superpoderes contra o Corinthians, como Sport e São Caetano.

Leandro disse...

O engraçado é que o Marcão tinha certeza absoluta de que o Corinthians entregaria para o Flamengo, mas nem cogita de SPFC e Palmeiras entregarem seus jogos. Sei...
Eu sigo insistindo que dos 4 primeiros a caminhada corinthiana é a mais difícil, e que o São Jorge Henrique faz muita falta. Mais falta que Ronaldo, a meu ver, apesar de ter infinitamente menos "nome" que o Gordinho.
Por tudo isso, e por sua caminhada mais branda, sigo apontando o Flu como favorito. E se o Cruzeiro vence o Timão no Pacaembu, esta também seria uma vitória para embalar rumo ao caneco, apesar da caminhada mineira também ser bem complicada até o final.

Gustavo disse...

Marcão, esse foi o post mais sensato dos último ano aqui no Futepoca. Rsrsrsrsrsrsrsrs. Naquele post do ano passado, comentei e concordei com seu palpite. Nesse ano concordo novamente, agora com muito mais alegria neste meu coração corintiano.
Abração

Anselmo disse...

tendo a achar que o Corinthians é quem tem oscilado menos. mas é uma visão sem tanta convicção (quer dizer... sem olhar os últimos resultados, só palpite mesmo).

mas o fluminense parece numa certa descendente e o cruzeiro num certo avanço. mas nao parece ser algo tão vigoroso.

triste.

Maurício Ayer disse...

Vamo lá, Curíntia!

Camilo disse...

Marcão, se o Timão não for campeão, vou voltar aqui pra te chamar de pé-frio! - hehehe

Vai, Coríntia!