Destaques

domingo, agosto 28, 2011

Vencer o Corinthians é bom: Palmeiras faz 2 a 1 de virada

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 1, de virada, em Presidente Prudente neste domingo, 28. O resultado não alterou o topo da classificação do campeonato na última rodada do primeiro turno, porque o segundo, terceiro e quarto colocados não vanceram para complicar a vida do alvinegro paulistano. Assim, o time do técnico Tite lidera a competição.

De 2002 a 2007, nos primeiros anos do modelo de pontos corridos, valeu a escrita de que o campeão do primeiro turno faturava o caneco. Em 2008, quando o Grêmio de Celso Roth quebrou a regra, e 2009, quando o Inter venceu e o Flamengo faturou. No ano passado, o Fluminense fez como manda a cartilha original.

Neste ano, como os outros times não estão muito dispostos a encostar, a antiga escrita pode prosseguir.

Cheio de histórias

O climão do clássico foi quente. Começava pelo histórico. Fazia seis partidas que o Palmeiras não vencia o Corinthians. A vitória anterior, de 2009, foi aquela em que Obina marcou três, no próprio Prudentão. De tanto que disseram que nunca mais aquilo aconteceria, parece que a praga resvalou mais na representação de Palestra Itália do que sobre o atacante outrora melhor do que o Eto'o.

É bem verdade que, no Prudentão, o alvinegro não sabe o que é vencer o Verdão (antes do jogo deste domingo, eram três vitórias e três empates, nenhuma derrota corintiana).

Depois, teve o fator Kléber-gavião, com a divulgação de uma ficha de inscrição do camisa 30 do Palmeiras junto à principal torcida organizada corintiana. Luiz Felipe Scolari até tentou espalhar a história de que o clima no elenco tinha melhorado com a história, porque o atacante se transformou em motivo de plilhéria oficial do elenco. Mas foi só o gol no meio de semana contra o Vasco que deu mais confiança ao torcedor.

Enquanto o Corinthians dependia de um empate para ser o primeirão da metade inicial do campeonato, o Palmeiras queria se recuperar no campeonato e melar a vida do rival.

O torcedor palmeirense sonhava com a chegada de um homem-gol e até a comissão técnica admitia que sem isso nada daria certo, Felipão ganhou um reforço no meio de semana. Fernandão veio do Guarani, nem foi apresentado oficialmente, e já salvou a pátria. Sorte, estrela... Coisas que o técnico do Palmeiras ostenta em sua história.

Falando no técnico, foi Murtosa quem comandou o time do banco de reservas. Suspenso, o treinador assistiu tudo do camarote.

Na prática

Quando a bola rolou, o Corinthians começou melhor. Saiu na frente com Émerson, em uma falha da defesa verde, que envolveu Henrique e Marcos, o Goleiro.

Ainda no primeiro tempo, Patrik deu lugar ao tal Fernandão. Colocou-se o time para frente, recuando um pouco Luan. Mas o empate veio deste atacante-volante a quem o torcedor ama e odeia conforme passam os jogos. Luan chegou ao décimo gol na temporada e sexto na competição, enquanto Kléber fez 17 no ano e só três no Brasileiro. Nada mal para alguém tão contestado.

A virada foi no segundo tempo, quando Fernandão recebeu um belo lançamento de Marcos Assunção. Bola matada no peito, chute de primeira, belo gol, bela estreia.

No final, jogadas feias de doer envolveram uma bicicleta de Liedson sobre Henrique e a desinteligência envolvendo Valdívia e Chicão.

Mas deu Palmeiras no placar. Quem achou que Kléber, mordido, seria ator principal, se enganou. Quem pensou que Felipão fora do banco significaria problemas, idem.



Noves fora

Oscilações à parte, o time terminou o primeiro turno em sexto, com esperança de ter conseguido um centroavante de referência de que precisa muito. Claro que um jogo não significa a salvação, e a torcida já sofreu com Wellington Paulista que não rendeu o que se prometia. Que com Fernandão seja diferente.

Dois pontos separam o Palmeiras do quinto, o Botafogo. São três de distância para o quarto e terceiro, Vasco e São Paulo.

Só com otimismo acima da crítica dá para sonhar com briga pelo título, mas com um pouco de bom humor, consigo acreditar que a vaga na Libertadores só depende de um pouco mais de estabilidade (ou de uns tropeços da turma da frente).

Que venha o segundo turno.

9 comentários:

Maurício Ayer disse...

Que absurdo! É óbvio que vencer o Corinthians não é bom.

Leandro disse...

Todo campeonato brasileiro é esse tal de "deixa que eu deixo", como diz um amigo.
Parece que ninguém quer disparar e liquidar a fatura com rodadas de antecedência. Se bem me lembro, só o Cruzeiro de 2003 tornou o campeonato chato neste aspecto.
Mas o futebol e, consequentemente, aproveitamento recente do campeão simbólico são extremamente preocupantes e colocam em dúvida sua condição de protagonista para o segundo turno.
Um time que almeja do título não pode perder da forma que perdeu para o Figueirense e para o Palmeiras. Ainda que este elenco que atualmente lidera o campeonato mereça reparos e até críticas em alguns aspectos, é mais time na teoria e teria que ter conquistado os seis pontos. Quatro, que fossem, por tratar-se de um "derbi" o jogo de ontem.
O negócio é torcer por mudanças dentro e fora de campo, e talvez essa derrota no clássico tenha sido a gota d'água para implementarem alguma.
Que venha o segundo turno, e se possível, com Ney Franco.
Por que não?

Jair Ônico disse...

Aos colunistas do Futepoca: favor colocar a palavra técnico entre aspas ("técnico") sempre que a mesma se referir ao nome Tite. Grato!

Nicolau disse...

Quando Tite entrou com Wallace na lateral direita, eu vi a vaca bordejar o brejo. Quando ele tirou o Danilo, único meia do time, para colocar o Willian, a coitadinha meteu os dois pés no lamaçal. Quando ele sacou Jorge Henrique, nosso atacante-volante, na boa definição do Anselmo, por Morais, o mito, pra tentar corrigir a cagada de deixar o time sem meio campo, ela já estava até o pescoço. Ainda deu tempo dele corrigir a imbecilidade de abdicar de lateral direito colocando Edenilson por ali. Fora Tite.

Camilo disse...

Fora Tite! Vai treinar o Caxias!

Karin disse...

"Eu gostei tanto, taaaanto quando me contaram ..."
Delícia essa vitória!
Problemas em casa ... ahaha!

Nicolau disse...

Acho que, se confirmada a alteração, pode ser um avanço:

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2011/08/30/tite-saca-jorge-henrique-e-treina-com-edenilson-na-vespera-do-duelo-com-o-gremio.htm

Primeiro, porque o Jorge Henrique não vem jogando nada e, se é pra botar alguém pra marcar, que seja um volante de ofício. Segundo, porque em tese deixa Danilo e Emerson mais livres para encostar no Liedson. Terceiro, porque esse Edenílson parece ser bom de bola.
Veremos.

Maurício Ayer disse...

ô, karin, vc se comporte!
senão vai ter represálias terríveis!

Karin disse...

Opa!!
Plágio, ameaça... que coisa!
É, meu caro... mas essa não vai ter jeito, já foi! Rs!
Guenta!