Destaques

terça-feira, outubro 15, 2013

Sete seleções se classificam para a Copa hoje

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A Bósnia vem aí?
A terça-feira reserva emoções fortes para torcidas de sete países que vão garantir sua passagem para o Brasil na rodada de hoje. Quatro equipes da Europa, duas da América do Sul e mais uma da Concacaf se juntam a outros 14 times classificados para a Copa de 2014.

Certamente a expectativa maior se relaciona com aquela que pode ser a primeira seleção estreante a assegurar a vinda para o Brasil. A Bósnia e Herzegovina bateu na trave em 2010, na repescagem, mesma fase na qual foi eliminada nas eliminatórias da Euro-2012. Em ambas as ocasiões, Portugal foi seu algoz. Mas agora a situação é mais tranquila. A ex-república iugoslava chega à última rodada com 22 pontos, a mesma pontuação da Grécia, mas a vantagem no saldo de gols é gigantesca: 23 contra 6. Assim, uma vitória simples contra a eliminada Lituânia, fora de casa, deve bastar. A Grécia enfrenta o saco de pancadas Liechtenstein, cujos melhores resultados são dois empates, diante da Eslováquia e da Letônia. Quem levar a pior entre os dois postulantes, já está garantido na repescagem.

A Rússia também tem vida aparentemente fácil, já que precisa empatar com o Azerbaijão, fora de seus domínios, para se classificar. Pode até mesmo perder, contanto que Portugal, que enfrenta Luxemburgo, não tire a diferença de sete gols de saldo que os separa. O destino do time de Cristiano Ronaldo parece a repescagem...

Os espanhóis também estão a um empate de vir ao Brasil e o adversário é a Geórgia, em Albacete. A França, segunda do grupo, precisa bater a Finlândia em casa e torcer pela improvável derrota da Espanha. Outra seleção tradicional, a Inglaterra, tem um ponto a mais que a Ucrânia e assegura vaga no Mundial se vencer a Polônia em Londres. Se empatar, fica em segundo e vai para a repescagem, pois o adversário dos ucranianos é San Marino, a pior seleção das eliminatórias do continente, tendo marcado um gol e sofrido até agora 46.

Uruguai e México devem ir para a repescagem

O Equador vai a Santiago enfrentar o Chile e ambos só precisam de um empate para vir ao Brasil no ano que vem. Isso deve empurrar o Uruguai para sua quarta repescagem consecutiva. A Celeste pega a Argentina em Montevidéu e precisa, além de contar com um vencedor na peleja dos Andes, bater os argentinos e descontar o saldo desfavorável em relação aos rivais. Improvável que o Uruguai não decida sua classificação com a Jordânia, depois de obter o quinto lugar.

México tem caminha difícil para chegar ao Brasil
Na Concacaf, a situação do México continua dramática. Os astecas vão até a Costa Rica jogar com a seleção local, já classificada, e, para conseguir a vaga direta, terão que vencer os donos da casa, que têm 100% de aproveitamento nos seus domínios. Além disso, precisam que Honduras perca para a lanterna e já eliminada Jamaica em Kingston.

Existe ainda um risco do México sequer conseguir a vaga para a repescagem, na qual o adversário será a Nova Zelândia. Isso acontece se o Panamá superar os EUA e os mexicanos perderem, descontando-se a diferença de três gols de saldo.

0 comentários: