Destaques

segunda-feira, novembro 23, 2015

Mais simbólico, impossível

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians levantar o troféu de seu 6º título brasileiro no dia em que aplica 6 gols no São Paulo já é "conta de mentiroso", de tão perfeito, mas penso que o dia de ontem representará - "eternamente, dentro dos nossos corações" - um marco ainda mais indelével. No futuro, se alguém se arriscar a escrever um livro sobre a "revolução corintiana" ocorrida a partir de 2008, como bem definiu Ronaldo "Cada-Vez-Mais" Gordo, em contraposição à (surpreendente) derrocada sãopaulina com início naquele mesmo ano, poderá terminar esse "estudo de casos", como epílogo (ou epitáfio...), narrando a acachapante, histórica e inapelável goleada/surra/sova/massacre/humilhação de 22 de novembro de 2015 no Itaquerão, vulgo Arena Corinthians, para deleite do "bando de loucos".

Mais simbólico, impossível: o time que alcançava em 2008 o mesmo posto de hexacampeão brasileiro, logo depois de sagrar-se tricampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, com elenco invejável, administração elogiada, melhor estádio particular dos três grandes clubes da capital naquela época, e com perspectivas das mais otimistas dentro e fora de campo, é o mesmo que agora, apenas sete anos depois, é feito em pedaços pelo rival - e exatamente o mesmo que, naquele 2008, disputava a Série B do Brasileiro, depois de dois anos sofríveis na Série A, que culminaram no rebaixamento em 2007. Ali, naquele momento, nem o mais arguto ou profeta dos especialistas em futebol arriscaria prever a fantástica e fulminante inversão de papéis entre os dois clubes.

Para se ter uma ideia, entre 2003 e 2007, o São Paulo passou 14 "Majestosos" sem perder para o Corinthians, com 9 vitórias (incluindo uma partida anulada e uma goleada de 5 a 1 em 2005) e cinco empates. Daí, a partir de 2009, tudo mudou. E como! Enquanto Juvenal Juvêncio, na presidência sãopaulina, começava a destruir tudo, absolutamente tudo, o que havia sido conquistado e consolidado entre 2005 e 2008, com uma profusão inesgotável de insanidades absurdas, condenando o clube ao jejum de títulos, à insolvência financeira e aos vexames sequenciais dentro de campo, Andrés Sanchez, o presidente alvinegro de então, botava em prática uma gestão que faria o Corinthians não só renascer das cinzas como ser alçado a outro nível no futebol mundial.

Foi simbólica, como primeiro capítulo dessa (inacreditável e imprevisível) troca de posições, a disputa das semifinais do Campeonato Paulista de 2009, quando os corintianos calaram o - até então "soberano" - adversário com duas vitórias maiúsculas, fixadas para sempre na memória futebolística pelo gol de virada na primeira partida e gesto de "f*-se" para a torcida sãopaulina feito por Cristian (o mesmo que fez o 6º gol ontem, repetindo o gesto) e pelo golaço de Ronaldo Gordo em pleno Morumbi, após arrancada sobre o zagueiro Rodrigo, no segundo jogo. Pouco depois, o tricampeão brasileiro Muricy Ramalho seria demitido do comando do São Paulo, que não mais ganharia um só título "de respeito", apenas a Sul-Americana de 2012, na qual enfrentou uma série de adversários sofríveis.

E o Corinthians, pelo contrário, iria enfileirar troféus importantes: dois Paulistas, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana e um Mundial de Clubes. Entre 2007 e 2011, passou 11 jogos sem perder para o São Paulo, com 7 vitórias e 4 empates. Após o fim desse tabu, prosseguiria aplicando vitórias seguras e decisivas no rival, como na decisão da Recopa em 2013 ou na fase eliminatória do Paulistão do ano seguinte, com direito a um 5 a 0 em 2011 e ao 6 x 1 de ontem. No período, o São Paulo perdeu jogo de Copa no Morumbi, perdeu patrocínio master, perdeu o equilíbrio financeiro e, mais do que tudo, perdeu o respeito em campo. Antes, até 2009, quando era derrotado pelos rivais, provocava reações vingativas e furiosas. Hoje, provoca risos. E dó.

Senão, vejamos: neste ano de 2015, em 14 clássicos disputados contra os três arquirrivais paulistas, perdeu 9, empatou 3 e venceu apenas 2. Sofreu 31 gols (mais de dois por clássico), sendo 13 marcados pelo Santos, 10 pelo Corinthians e 8 pelo Palmeiras. Os rivais gargalharam com mais duas eliminações sofridas para os santistas, na semifinal do Paulista (pela quarta vez em cinco anos) e da Copa do Brasil (com duas derrotas por 3 x 1 que impressionaram pela facilidade encontrada pelo adversário), mais um 3 x 0 tranquilo no Brasileirão; duas goleadas vexaminosas para os palmeirenses (3 x 0 no Paulista e 4 x 0 no nacional); e três derrotas para os corintianos (incluindo um 2 a 0 categórico na Libertadores e a sacolada histórica de seis gols). Hoje, ninguém teme o São Paulo.

O Timão, na contramão, é mais "todo-poderoso" do que nunca. Construiu uma moderna arena e tirou a Copa (e os mandos de seus jogos, sempre lucrativos) do Morumbi, multiplicou suas fontes de renda e sua imensa torcida, saneou as finanças, acertou nas contratações e, acima de tudo, na aposta em Tite, o melhor técnico do Brasil, sem dúvida - e que foi bancado, corajosamente, por Andrés Sanchez na crise gerada pela eliminação por um time fraco na pré-Libertadores de 2011, que adiantou, inclusive, a aposentadoria do já citado Ronaldo Gordo, outra aposta certeira de Sanchez e personagem central e decisivo da tal revolução posta em movimento de 2008 pra cá. Por outro lado, o São Paulo expõe-se, mais do que nunca, fraco, abatido, perdido e inofensivo. E sem horizontes.

A partir de 2009 ou 2010, quando passou a fazer a alegria dos arquirrivais nos clássicos disputados, principalmente os decisivos ou eliminatórios, o time sãopaulino, fosse qual fosse sua escalação ou o técnico no banco (e foram dez, sem contar o cada vez mais requisitado auxiliar Milton Cruz), o São Paulo já entra em campo nessas ocasiões com semblante e espírito de derrotado. Até consegue um triunfo aqui ou acolá, em jogos que não valem nada. Mas o time treme quando tem que enfrentar Corinthians, Palmeiras ou Santos, é visível. Ontem, contra oito reservas do alvinegro paulistano, os titulares do Tricolor aparentavam nervosismo, confusão, pânico e descontrole. Se o segundo tempo tivesse acréscimos (o que seria justo, com dois pênaltis marcados e três substituições pra cada lado), poderiam ter levado 7 ou 8 gols. Mas o juiz apitou o fim 5 segundos antes dos 45. Será que ficou com dó?

Hoje, corintianos e santistas dominam o futebol paulista e nacional e palmeirenses caminham para uma recuperação consistente. Não por acaso, o primeiro é campeão do Brasileiro dando show e os outros dois disputam a decisão da Copa do Brasil (e, se a vitória for alviverde, o ano fechará com um título para cada um dos três, enquanto o São Paulo - mais uma vez - só observa, chupando o dedo). Se Corinthians e Palmeiras têm estádios modernos e lucrativos e sedimentam caminhos estáveis para suas equipes, e o Santos revela dezenas de jovens talentos e prossegue na conquista regular de títulos, o São Paulo desce cada vez mais o nível e é gerido como time pequeno. O resultado: vexames e mais vexames. Pra quê disputar a Libertadores? Pra passar (mais) vergonha(s) em nível continental?

Pra fechar o post, voltando ao seu mote (o estudo de caso sobre a revolução corintiana versus destruição sãopaulina entre 2008 e 2015), registro dois comentários muito precisos: um, do Mauro Beting, que há dois anos já observava que um dos maiores erros do Tricolor nesse período foi se autointitular "soberano" (mais uma "obra" obrada por Juvenal Juvêncio); e outro do ex-zagueiro William, hoje trabalhando na SporTV, que reforçou o time vitorioso do Corinthians na Série B e lembrou na quinta-feira, quando o alvinegro confirmou o título deste ano após empatar com o Vasco, que Andrés Sanchez remontou o elenco em 2008 brigando por reforços com os times da Série A (ele, por exemplo, foi tirado do Grêmio). Isso explica muita coisa sobre a bifurcação de destinos dos dois clubes há sete anos e sobre a discrepância de hoje. Ao querido São Paulo, minhas (sentidas) condolências.




23 comentários:

Nicolau disse...

A recuperação histórica é muito bacana, como é costume do escriba. Mas eu tendo a ter muitas reservas ao sair louvando gestões de clubes, inclusive a do meu. Com certeza tem muitos acertos no período citado, mas nunca consigo tirar da cabeça que a probabilidade maior é das merdas começarem a estourar logo mais.
Fora isso, uma correção sobre o jogo de ontem: tecnicamente, foram seis reservas escalados por Tite, já que Fagner e Uendel eram titulares até se contundirem. Mas voltavam depois de longo e tenebroso inverno no DM.

Unknown disse...

Caro camarada, primeiro parabéns pelo show de bola aplicado pelo teu time em todo o campeonato e, mais ainda, na histórica sacolada de ontem. Concordo contigo que nenhuma gestão de clube de futebol merece nota 10 ou adjetivos de "modelo" ou "perfeita", mas incluí outro parágrafo (o 7º no post) para reforçar os feitos da incrível revolução corintiana no período. E passa pelas ideias de Andrés para alavancar o marketing, as fontes de renda, o número de torcedores e a construção do estádio, além das apostas em Ronaldo e Tite e em contratações certeiras como Ralf e Paulinho, Elias, Danilo e Jadson (esses dois últimos, com passagens pelo São Paulo). Aliás, soube outro dia que, no início de 2010, Danilo queria voltar ao São Paulo mas seu empresário recebeu um "não" sonoro de Juvenal Juvêncio, que preferiu renovar o contrato do veterano Washington - #significamuito. Sim, o Corinthians deu cabeçadas, como a volta do Mano Menezes ou a compra do Pato, mas quem não dá? O Pato, inclusive, vai ser vendido e recuperar boa parte da grana gasta. Então, pra mim, o resultado de ontem é muito simbólico sobre a discrepância entre os dois clubes, construída nos últimos sete anos, como procurei resumir no post.

Parabéns a você a todos os corintianos pelo título. Desconfio que é só o começo de uma longa hegemonia.

Abraços.

Unknown disse...

P.S.: Comentário cirúrgico (e mordaz) do camarada D. Sartorato:

"Rogério Ceni foi esperto. Se não tivesse se acovardado de enfrentar o Corinthians, tinha acabado de tomar o gol 100 do Timão."


Ponto final.

raybanoutlet001 disse...

kobe 9
ugg boots
armani exchange
burberry canada
pandora charms
cheap nba jerseys
louis vuitton outlet
versace
pittsburgh steelers jersey
canada goose jackets

Unknown disse...

cheap air jordan
hermes belt
michael kors outlet store
huaraches shoes
longchamp uk
air jordan shoes
cheap basketball shoes
cheap jordans
michael kors uk
tiffany and co outlet

Do my Market Research Assignment disse...

Hi Buddy, Your Blog' S Design Is Simple And Clean And I Like It. Your Blog Posts About Online Writing Help Are Superb. Please Keep Them Coming. Greets!

Project Management online Assistance disse...

This Is Really A Great Stuff For Sharing. Thanks For Sharing.

Mgiwebzone disse...

Why SEO is important for business?

Read More: https://www.mgiwebzone.com/why-SEO-is-important-for-business

clinton disse...

nigerian prison service recruitment portal


nigerian prison service recruitment portal

Aniekeme Unyah disse...

Hi Buddy, Your Blog' S Design Is Simple And Clean And I Like It. Your Blog Posts About Online Writing Help Are Superb. Please Keep Them Coming. Greets! samsung galaxy a50 price Rogério Ceni foi esperto. Se não tivesse se acovardado de enfrentar o Corinthians, tinha acabado de tomar o gol samsung galaxy a50 price 100 do Timão

InfoGuide disse...

Hi Buddy, Your Blog 'S Design Is Simple And Clean And I Like It. Your Blog Posts About Online Writing Help Are Superb. work from home jobs in ct Please Keep Them Coming. Greets!

Trottle Comer disse...

A recuperação histórica é muito bacana, como é costume do escriba. Mas eu tendo a ter muitas reservas ao sair louvando gestões de clubes, inclusive a do meu. Com certeza tem muitos sucking your own dick acertos no período citado, mas nunca consigo tirar da cabeça que a probabilidade maior é das merdas começarem a estourar logo mais.
Fora isso, uma correção sobre o jogo de ontem: tecnicamente, foram seis reservas escalados por Tite, já que Fagner e Uendel eram titulares até se contundirem. Mas voltavam depois de longo e tenebroso inverno no DM.

fernando henderson disse...

Home Employee
Home Employee
Home Employee
Home Employee
Home Employee
Home Employee

andrewdouglas disse...

sftbc
sftbc
sftbc
sftbc
sftbc
sftbc

Missa Care Derma disse...

Fresh Shift Tinctures
Fresh Shift Tinctures
Fresh Shift Tinctures
Fresh Shift Tinctures
Fresh Shift Tinctures
Fresh Shift Tinctures
Fresh Shift Tinctures
Fresh Shift Tinctures
Fresh Shift Tinctures
Fresh Shift Tinctures
Fresh Shift Tinctures

Zero G keto disse...

ANTHROPOLOGY OPTIONAL TEST SERIES
www.sapiensias.in
It is observed that those students who have regularly appeared in test series and participated in the discussion of tests, they have performed extraordinarily in final UPSC exam. Many of them scored 300+ and secured rank in IAS exam below 50.
Test series under reliable and experienced guidance, create opportunities for evaluation of the preparation, correction of mistakes and ensures several time revisions and memorization which ensures near to perfect preparation for final examination.s
Sapiens IAS offers flexible and results-oriented Best Anthropology Coaching Coaching for UPSC and IAS students through an online and offline training program by well known IAS trainer Mr. Pradip Sarkar.
Call: 8700922126 || 011-2875 6962 || 9718354962
Email: sapiensias@gmail.com
Address: 17A/44, W.E.A. 3rd Floor, Near Karol Bagh Metro Station (Pillar No. 99), New Delhi- 110005.
www.sapiensias.in

Zero G keto disse...

ANTHROPOLOGY OPTIONAL TEST SERIES
https://www.sapiensias.in/upsc-anthropology-optional-mains-test-series
It is observed that those students who have regularly appeared in test series and participated in the discussion of tests, they have performed extraordinarily in final UPSC exam. Many of them scored 300+ and secured rank in IAS exam below 50.
Test series under reliable and experienced guidance, create opportunities for evaluation of the preparation, correction of mistakes and ensures several time revisions and memorization which ensures near to perfect preparation for final examination.s
Sapiens IAS offers flexible and results-oriented Best Anthropology Coaching Coaching for UPSC and IAS students through an online and offline training program by well known IAS trainer Mr. Pradip Sarkar.
Call: 8700922126 || 011-2875 6962 || 9718354962
Email: sapiensias@gmail.com
Address: 17A/44, W.E.A. 3rd Floor, Near Karol Bagh Metro Station (Pillar No. 99), New Delhi- 110005.
https://www.sapiensias.in/upsc-anthropology-optional-mains-test-series

strength disse...

http://www.diaryofalocavore.com/2012/03/local-food-report-roe-scallops.html
http://www.molliessprinklesoflife.com/2013/02/diy-film-strip-glass-vase.html
http://www.artfuleye.com/2009/01/immaculate-heart-of-mary.html
http://www.trendstyled.com/2016/06/festival-essentials.html
http://www.futepoca.com.br/2015/11/mais-simbolico-impossivel.html

Unknown disse...

For everyone who wants to check their NSCDC Shortlisted Candidates should get it here.

Unknown disse...

Vijay IAS classes, Anthropology Optional by Vijay Sir
Vijay Sir revised his first book Social and Physical Anthropology” and the revised edition is very comprehensive and precise to serve the need of aspirants of civil services.
Vijay sir has also written book on second paper entitled Indian Anthropology, which is designed to help students to score high marks in second paper

For more details...https://www.vijayiasclasses.com/

Health Solution disse...

site.google
www.facebook.com/Essential-CBD-Extract
kit.co/ruthmnixon/essential-cbd-extract
www.completefoods.co/diy/recipes/essential-cbd-extract-26

Essien disse...

Keep impressing me for posting decent article. I really admire your contents and the effort you have put on this site. You super cool. See you on next updates. Click Here - free funai post utme past questions pdf

Supplement Mart disse...

BOTANICAL FARMS CBD GUMMIES REVIEW 2022 – HEALTH BENEFITS, PRICE, LEGIT OR SCAM? WHERE TO BUY?

Botanical Farms CBD Gummies
Botanical Farms CBD Gummies
Botanical Farms CBD Gummies
Botanical Farms CBD Gummies
Botanical Farms CBD Gummies
Botanical Farms CBD Gummies
Botanical Farms CBD Gummies
Botanical Farms CBD Gummies
Botanical Farms CBD Gummies