Destaques

domingo, outubro 29, 2006

Alckmin termina 2° turno com menos votos do que no primeiro

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Enquanto toda imprensa do mundo destaca a acachapante vitória de Lula à presidência (por exemplo, Lula wins easy victory in Brazil election, no Financial Times), o Futepoca aponta que o candidato tucano, Geraldo Alckmin, terminou o segundo turno com menos votos do que no primeiro turno. Foram 41% contra 38% (3 milhões de votos a menos) dos voto.

A façanha só havia sido obtida por um candidato em 113 disputas de segundo turno, curiosamente do mesmo partido. Amílcar Vianna, candidato do PSDB a prefeitura de Belo Horizonte foi derrotado no segundo turno em 1996 com 30 mil votos a menos do que teve no primeiro turno. Célio Castro, do PT, foi o prefeito eleito na ocasião com 76%.

Vianna não se candidatou mais. Ele dirige o Instituto Cultural Amílcar Martins, que leva o nome de seu pai.

O resultado de Alckimin é 4 milhões superior ao que o pleiteante do PSDB em 2002, José Serra, conseguiu no segundo período. Mas o atual governador eleito de São Paulo conseguiu, na ocasião, crescimento de 14 milhões de votos.

4 comentários:

Glauco disse...

Alckmin, o representante da inteligentsia paulista, errou brutalmente ao cais na discussão da privatização. Por um lado, perdeu adeptos quando negou mais do que Pedro fez com Jesus, que iria privatizar, mesmo com o histórico dele e do seu partido. Assim, perdeu adeptos de sempre. Ao dar uma resposta dúbia, não conseguiu ganhar aqueles que são contra a privatização. conseguiu perder de um lado e do outro. Um gênio político.

Marcão disse...

Ué, mas eu li na capa da Veja que o presidente eleito vai pegar um "Brasil dividido" ao meio...
60% contra 40% é empate técnico?!??!?

Anselmo disse...

É que na Noviaritimética, manual de circulação interna publicado pela editora Abril, um inteiro pode ser dividido em várias metades, incluindo metades de tamanhos diferentes...

Marcão disse...

Ah, então tá, então.