Destaques

sexta-feira, novembro 03, 2006

Fora do sério

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Quem está acostumado a ver entrevistas com Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, se habituou a ver uma pessoa tranquila, que usa muitas vezes da ironia para alfinetar cientistas políticos e defender seu instituto, mesmo quendo este comete erros grosseiros. Suas análises, equivocadas ou não, em geral são fundamentadas e atraem a atenção da mídia especializada e de dirigentes partidários.
Pois é, mas o futebol não pertence apenas ao domínio da razão. Quem viu a reação de Montenegro, botafoguense fanático e ex-presidente do Alvinegro, após a partida de ontem contra o Inter, via um torcedor alucinado, com declarações inconsequentes e quase desmaiando em meio aos repórteres. Tudo por conta do pênalti marcado pelo árbitro Wilson de Souza Mendonça aos 45 do segundo tempo contra sua equipe, o que definiu o placar a favor do Colorado.
"Ele veio mal intencionado contra o Botafogo", bradava Montenegro. "Quero que ele devolva as camisas que demos pra ele", continuou ensandecido. Hoje pela manhã, bem menos tenso do que ontem à noite, ameaçou:“se o Botafogo for roubado de novo, vamos ridicularizar o campeonato, colocar um time juvenil. Sei que a arbitragem é ruim, mas este árbitro é safado, arrogante, nojento, é do mau. Nem vou falar do pênalti. Mas o Reinado está com suspeita de fratura ele disse para o jogador se levantar porque futebol é para homem.”
Em tempo: o lance do pênalti pode até ser discutível, mas a mim me pareceu legítimo, não só pelo leve empurrão, suficiente para derrubar um atleta em alta velocidade, mas também pela atitude do botafoguense. Logo que encostou no jogador do Inter, antes mesmo dele cair, o zagueiro já estendia as mãos para o alto como que dizendo "não fiz nada". Em geral, podem reparar, isso é confissão de culpa. Mesmo que o árbitro esteja errado, já pensou se o Ibope for cobrado da mesma forma quando erra uma pesquisa?

4 comentários:

Marcão disse...

Foi pênalti, sim - uma câmera da SporTV atrás do gol flagrou bem o empurrão do botafoguense no colorado.
Nada justifica a atitude do ex-presidente, mas o Cuca falou, após o jogo, que nem foi o pênalti que irritou os cariocas, mas sim a atitude do juiz durante toda a partida, com dois pesos e duas medidas na distribuição de cartões (e marcação ou não de pênaltis), marcação de impedimentos inexistentes e inversão de várias faltas. Além de suposta intimidação de jogadores do Botafogo, durante todo o jogo.
Mais uma vez, acho que não se tratou de má intenção. Apenas de ruindade, mesmo. Uma constante nesse campeonato...

Anselmo disse...

Má-intenção sim. A mesma que favoreceu o São Paulo, favoreceu agora o Inter. Não no pênalti, mas no resto. Assim como a má-intenção que promoveu erros nas pesquisas do Ibope. São todos conspiradores. Todos! Aaaaaaaaah

ps.: desculpem o surto. é que eu tô trabalhando até agora e só parei pra arejar a caxola.

Anônimo disse...

Como que um FDP desses vem querer falar de erro de arbitragem?? Lembro como se fosse ontem desse SAFADO bêbado, nos vestiários do Pacaembu, dando entrevista e comemorando o ROUBO que foi o título brasileiro de 1995. Que morra, desgraçado!

(Sim, eu guardo rancor.)

Marcão disse...

Bebe e esquece.