Destaques

sexta-feira, novembro 03, 2006

Domingo, Saddam Hussein pode ser condenado à morte

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A agência de notícias AFP divulgou nota lembrando que deve sair no domingo, dia 5, o parecer do tribunal que julga o ex-ditador iraquiano, Saddam Hussein, pelo massacre de 148 xiitas em Dujail, norte do país, em 1982. A data coincide com a antevéspera das eleições legislativas norte-americanas, nas quais o Partido Republicano sairia minoritário nas duas câmaras parlamentares, segundo as pesquisas de opinião.

As audiências ocorreram de 19 de outubro de 2005 a 26 de julho deste ano. A promotoria iraquiana pediu a condenação à morte dele e de outros três acusados. Saddam não reconheceu a legitimidade do tribunal, nem do regime, nem de sua prisão, nem do governo Bush, nem da liderança do São Paulo no Campeonato Brasileiro.

Saddam é o primeiro ex-governante de países árabes a ser julgado em seu próprio país. Também o primeiro a ser tratado pela imprensa internacional pelo pré-nome.

Uma pena que não seja a capital é impensável com a Casa Branca pressionando. A forca pode até ser comemorada por parte dos iraquianos, mas não resolve nada no país.

1 comentários:

Sidarta Martins disse...

A liderança acho que ele deve ter não só reconhecer como aprovar.