Destaques

terça-feira, outubro 31, 2006

Pra relaxar o Oriente Médio

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Deu no Terra Magazine, na coluna do Maierovitch:

A maconha como solução para o Oriente Médio
Terça, 31 de outubro de 2006, 07h57
Wálter Maierovitch, do IBGF

Depois dos encontros "Pic-nic com Maconha", ocorrido em TelAviv, e "Paz e Drogas no Oriente Médio", em Jerusalém, aconteceu na última semana o "Joint Árabe-israelense", no famoso campus Beit Mayersdorf da Universidade de Jerusalém (Monte Scopus). O assunto: a questão da paz e as políticas de drogas para o Oriente Médio. A conclusão: a maconha e o haxixe seriam bons instrumentos para a construção da paz.

O evento foi organizado pelo partido político Ale-Yarok (Folha Verde), liderado por Boaz Wechtel. Além de estudantes, estavam presentes ativistas pela paz árabes e israelenses.

Para os organizadores e alguns ativistas, "na busca da paz na região, a maconha e o haxixe (hashish na língua hebraica - o haxixe é a resina extraída da folha e inflorescências da cannabis fêmea) têm papel fundamental, uma vez que aliviam tensões. As principais conclusões do encontro são as seguintes:

1- A maconha e o haxixe tornam as pessoas menos agressivas e dialogam com os espírito desarmado;

2- A legalização representaria um duro golpe contra o terrorismo, pois o tráfico de haxixe representa fonte de financiamento do Hezbolá.

3- A legalização do plantio de maconha ajudaria os agricultores da região que vêm experimentando prejuízos há anos.

Walter Fanganiello Maierovitch é colunista da revista Carta Capital e presidente do Instituto Giovanni Falcone (www.ibgf.org.br).

1 comentários:

Marcão disse...

Nós da cidade de São Paulo, permanentemente tensos com os ataques do PCC, com as rebeliões na Febem, com as vitórias do Serra, com o trânsito insuportável, com a poluição, com o alto custo de vida, com as jornadas de trabalho desumanas, com os salários ridículos e com a falta de Skol gelada no bar de nossa preferência, CONCLAMAMOS o presidente Lula a adotar, aqui, o mesmo tipo de "relaxamento" proposto no Orienta Médio. Se bem que, com esse tipo de "pic nic" (e conseqüente larica coletiva), haverá necessidade urgente de incrementar o "Fome Zero"...