Destaques

terça-feira, agosto 21, 2007

Sobre Kaká e Ronaldinho

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Numa discussão meio lenga-lenga sobre a seleção brasileira, o bom repórter-comentarista Lúcio de Castro, do Sportv, levantou um argumento interessante. Por que se diz tanto que o Ronaldinho Gaúcho "não joga nada" na seleção e que o Kaká, esse sim, sabe honrar o manto canarinho?

Acompanho Lúcio e acho que Ronaldinho, entre os dois, fez mais com a camisa amarela. Mas vejam bem: não se trata de dizer que o dentuço está no panteão dos líderes históricos do Brasil; apenas acho que, se comparar entre um e outro, o Gaúcho está à frente.

Senão, vejamos o histórico de ambos na seleção. Gaúcho e Kaká disputaram duas Copas cada, as de 2002 e 2006. Na primeira, Kaká era apenas um garoto e foi convocado para ganhar experiência. Apenas atuou alguns minutos. Já Ronaldinho foi titular da equipe e fez uma Copa muito boa. Se não foi exatamente um cracaço, pode-se dizer que contribuiu e muito para o título que o time de Felipão ganhou na Ásia.

Já na Copa de 2006, o desempenho pífio dos dois foi igual. Kaká até enganou contra a Croácia, quando marcou um belo gol, mas de resto também não jogou porcaria nenhuma e fez parte do barco dos fracassados que foi aquele time.

Ronaldinho Gaúcho foi campeão da Copa América de 1999. Kaká e Ronaldinho ganharam a Copa das Confederações em 2005, e ambos também ficaram de fora dos títulos Sul-Americanos em 2004 e 2007.

Ou seja: desconsiderando-se amistosos irrelevantes, a carreira de Ronaldinho e Kaká com a seleção brasileira é quase igual (e bem fraquinha). A diferença é que um foi titular e jogou bem numa campanha de título da Copa do Mundo.

Então porque costuma-se apedrejar tanto o Gaúcho e tratar o Kaká como um ícone da seleção?

21 comentários:

Anselmo disse...

hipótese 1: a mídia são-paulina considera são-paulinos todos os atletas que já jogaram no São Paulo.

hipótese 2 (nao necessariamente exclui a primeira): Ronaldinho Gaucho joga mais bola do que o Kaká, já foi eleito o melhor do mundo e vai ser mais cobrado mesmo.

Ainda que a hipótese 2 seja verdadeira, ainda não se justifica a desproporção apotnada pelo Olavo.

Edu Maretti disse...

Ronaldinho é mascarado, Kaká não é. Ronaldinho é cheio de fazer jogadas de circo que nem sempre, ou quase nunca (desde 2002!), dão resultado algum à seleção. Aliás, acho o circo muito bonito, mas o futebol é diferente do circo. O jogo de Kaká é menos vistoso, mas é objetivo e traz mais resultados.

Se o gênio da lâmpada me dissesse que eu posso escolher um dos dois pro meu time, escolheria Kaká sem pestanejar.

Edu Maretti disse...

PS: e não acho que "costuma-se apedrejar tanto o Gaúcho e tratar o Kaká como um ícone da seleção".
Na ESPN, o Ronaldinho é tratado como um deus encarnado; no Sportv, nem precisa falar. Nas rádios que ouço, muito poucas vezes ouço alguém contestar a genialidade do "melhor do mundo". Nos jornais, idem. No máximo, se discute o porquê de ele não "estar rendendo o que sabe".

Anônimo disse...

A hipótese da imprensa são-paulina é a mais verossímil, sem dúvida.

Diogo disse...

Ronaldinho faz firula até na hora do passe, achando que está jogando contra Gimnástic e Cia

A diferença esta aí, no compromisso do jogador com o clube, seleção e o escambau...

Pode botar o vt de qualquer jogo da seleção que tu vai ver a seriedade do kaká na partida.

Fabricio disse...

Pra mim o Ronaldinho só é mais cobrado pq é melhor.
Digo mais. Se os dois tivessem estourando, só se ouviria falar do Ronaldinho.

Edu Maretti disse...

Fabrício, o Ronaldinho é mais cobrado na seleção porque faz 5 anos que não joga nada com a camisa amarela, "achando que está jogando contra Gimnástic e Cia".

Anônimo disse...

Vocês tão falando da carreira dos dois fora da seleção. Eu quero falar SÓ da seleção. O Ronaldinho já fez alguma coisa, e o Kaká fez o quê? Citem algum jogo, algum campeonato, algo relevante.

Não vale falar dele no Milan, nem elogios ao estilo de jogo dele. Quero exemplos práticos.

Aguardo.

Edu Maretti disse...

considerando só Copa do Mundo, o Kaká não fez nada em 2002, já que não jogou; e o Ronaldinho jogou bem em 2002. Em 2006, ninguém jogou rigorosamente nada.

Você pede pra citar "algum jogo, algum campeonato, algo relevante". Cito dois jogos contra a Argentina (serve pra você?): um em junho de 2005 (vimos juntos esse jogo, Olavo), na decisão da Copa das Confederações, em que ele fez um belo gol na vitória por 4 a 1;
e outro, este um baita golaço (bem característico do estilo de Kaká), em 3/09/2006, no amistoso de Londres. Confira (o segundo é um vídeo).
1) http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2005/06/29/ult59u94619.jhtm

2)
http://www.robinhoweb.com/2006/09/06/video-gol-de-kaka-a-argentina/

Haveria mais exemplos, como nas eliminatórias, mas não tenho tempo de procurar.

Anônimo disse...

Mas aí que tá. Eu sabia que esse jogo seria lembrado. Na Copa das Confederações, tanto um quanto outro jogaram bem, e portanto esse exemplo não serve para desempate. Certo?

Thalita disse...

Olavo

Vc está levantando questões q só servem para corroborar sua hipótese, de que o Kaká nunca resolveu nada pela seleção.

Só que ele tem carreira mais curta no time, assim, teve menos oportunidades.

O "desempate" poderia ser feito pelo desempenho na Copa de 2006.
Mas foi aquele fiasco, embora eu ache que o Kaká tinha tido, sim, mais seriedade e comprometimento que o Ronaldinho naquele momento.

Se por algum acaso o Kaká tem uma imagem melhor que a do RG, é pelo desempenho dele no Milan. É o único parâmetro que temos para julgar seu desempenho! Ou vc acha q tem um jeito melhor de avaliar jogador?

Edu Maretti disse...

Não, não está certo. Você foi claro e não ressalvou nada: "Citem algum jogo, algum campeonato, algo relevante". Eu citei dois e dei imagem de um.

Se vc "sabia que esse jogo seria lembrado" (qual jogo?), deveria ter dito antes.

Mas não se preocupe, em breve teremos outros exemplos.

Anônimo disse...

Kaká tem carreira mais curta que o Ronaldinho na seleção, não discordo disso. Por isso que não tô entrando numa discussão proporcional.

Minha premissa, única e exclusiva é: pela seleção, Ronaldinho fez mais do que Kaká. Não quero discutir a carreira deles nos clubes, não quero entrar nos motivos para que isso tenha ocorrido, só quero me atentar aos fatos.

Mais uma vez, repito: analisando as partidas que ambos disputaram pela seleção, vocês acham que o Kaká realizou mais que o Ronaldinho?

Marcão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcão disse...

Nesse país, ose a culpa não é do Lula, é da mídia são-paulina...

Anônimo disse...

Maretti, então diga porque você acha que, na seleção, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE na seleção, o Kaká fez mais que o Ronaldinho.

Aguardo.

Anselmo disse...

Marcão, como só tem comunista aqui, vocÊ considera um avanço a culpabilização da mídia são paulina pelos problemas da nação?

Anônimo disse...

1- Tanto Kaká quanto Ronaldinho Gaúcho não apresentaram, na seleção, um futebol que os levassem à condição de melhores
do mundo;

2- Na Copa de 2002, quem jogou muita bola foi Rivaldo, o injustiçado. O Gauchinho fez boas apresentações - contra a Inglaterra foi do céu ao inferno - e nada mais.

Enfim, são dois jogadores que me decepcionam com a camisa da seleção.

Anônimo disse...

São mesmo, Anônimo. Também a mim. Ambos não jogaram com a camisa amarela 1/5 do que fizeram nos seus clubes.

Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, o Kaká foi "mais decepção" do que o Gaúcho, pelos motivos que apontei.

Edu Maretti disse...

Olavo, não quer tomar uma, uminha só?

rgregori disse...

Pra mim, os dois são só mais uma "peça", no esquema todo .. não gosto muito de nenhum dos dois, mas como já comentaram, no mínimo o Kaká tem mais seriedade ...
tudo bem, o Ronaldinho acertou aquele gol mandrake contra a inglaterra, nas quartas-de-final em 2002!
(aquele dia eu fiquei tão puto, porque o barulho me acordou de madrugada, e eu precisava trabalhar cedo, que amaldiçoei a seleção!!! Acho que só deu certo a maldição em 2006 ;) )