Destaques

quarta-feira, setembro 19, 2007

Uma obra absurda

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Foto: Eduardo Maretti
Lembram do famoso buraco do Metrô, que deixou sete mortos em janeiro de 2007, quando um desabamento destruiu um quarteirão inteiro em Pinheiros (zona Oeste de São Paulo)?
Alguém se lembra de um pronunciamento importante do governador José Serra sobre o caso? A culpa, segundo ele e segundo a imprensa, foi do Consórcio Via Amarela (Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez).


Hoje, nova notícia (Na Folha de S. Paulo, para assinantes). “Erro no metrô causa desencontro de túneis”. Isso mesmo, túneis escavados a partir de pontos diferentes, e que deveriam se encontrar, se desalinharam em 80 centímetros nas obras da Via Amarela, no local de conexão dos túneis Caxingui/Três Poderes, (mesma zona oeste). O consórcio responsável diz que não é grave.

A matéria da Folha não cita sequer uma vez os termos “governador”, “José Serra” ou mesmo “governo de São Paulo”. Provavelmente eles não têm nada a ver com isso. São observadores privilegiados da imensa obra.

Mas deu certo alívio ao ler a matéria, porque, pelo menos por enquanto, ninguém atribuiu a culpa pelo desencontro dos túneis ao presidente Lula.

3 comentários:

Marcão disse...

Ah, Edu, mas daqui a pouquinho vão enfiar o Lula no rolo. Afinal, o cara que dirigia o tatuzão devia estar bêbado pra fazer um negócio desses. E, se estava de fogo, é porque sobrou dinheiro pra beber pinga. Culpa do Lula, que aumentou o poder de compra dos pobres! Bingo!

Anselmo disse...

se vc conversa com engenheiros das antigas, os caras se mostram bastante envergonhados com o que a profissão virou, por conta do corte de custos em qualquer construção a todo esforço.

segundo minha avó, "a economia é a base da porcaria". A suposta economia na contratação do consórcio de porteira fechada, com todo o processo, incluindo concepção do projeto e auditoria, dentro do mesmo pacotão, vai mostrando seus efeitos.

Anônimo disse...

Cara, procura qualquer mero estudante de engenharia e pergunta se o tal desvio é ou não é um erro besta!
Isso é corregido sem atrasar em sequer um dia ou elevar um centavo o custo da obra.