Destaques

quinta-feira, janeiro 10, 2008

E o Ricardo Teixeira estava certo...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Sem provocar, mas provocando, a mesma IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) que afirmou que o Santos foi o melhor das Américas fez votação em que Dunga foi eleito o melhor técnico de seleções nacionais em 2007.

Em segundo ficou Slaven Bilic, da seleção croata. Depois, Jorvan Vieira (quem?), brasileiro que treina o Iraque. Entre os dez primeiros, para salvar a lista, aparece Luiz Felipe Scolari, nove posições depois do anão.

Hélio dos Anjos, no comando da Arábia Saudita, foi o 24º, com 5 pontos.

A ex-jogadora Silvia Neid, da seleção feminina da Alemanha ficou em 12º lugar, com 28 pontos.

Deus me livre, definitivamente não entendo mais nada de futebol.

P.S. Para quem não entendeu, o título é ironia, pura ironia.

4 comentários:

Marcão disse...

Fredi, o IFFHS já foi usado aqui no Futepoca para enaltecer ou ridicularizar, dependendo da intenção. Particularmente, gosto do trabalho dos caras, até por ser uma iniciativa única, hoje, para tentar sair da subjetividade quando se fala de futebol.

Concordo com teus argumentos, mas também concordo com os do Glauco em relação ao Santos. No fim, parece que o IFFHS aponta aquilo que foi mais regular (apesar de ser pra lá de subjetivo comparar América do Sul com Europa - ou Iraque, por exemplo).

E aí fica aquela sensação do "ganhou mas não merece" ou "merece mas não ganhou". Explico: o São Paulo, time mais regular (como prioriza o IFFHS), foi considerado um "campeão sem brilho". Já o Santos, que, apesar de ser bi-paulista (com méritos), não alcançou o que a torcida mais desejava (Libertadores ou Brasileiro), é o "melhor das Américas".

Tudo bem: mais lenha pra gente queimar falando de futebol.

Glauco disse...

Reproduzo o critério dos times: "o ranking mede o desempenho das equipes nas competições nacionais e continentais, dando um peso diferente para cada uma delas. Na verdade, o que é analisado é o resultado de cada partida, não havendo qualquer bônus para o time que for campeão. Liga dos Campeões e Libertadores, por exemplo, valem 14 pontos por vitória. Como o Santos foi o melhor time da fase de grupos e sofreu apenas uma derrota na competição, somou mais pontos que o campeão Boca".
Já no caso Dunga, houve "eleição" por especialistas. Os critérios são distintos.
PS: o São Paulo foi o time mais regular do Brasileiro. Caiu nas semis do Paulista, nas oitavas da Libertadores e nas quartas da Sulamericana. O time mais regular do ano foi o Santos.

Anônimo disse...

que beleza de enquete que premia o regular! mostra bem o espírito que governa o futebol e que só pode ter em dunga um ídolo.
me lembrou daquele documentário (genial, por sinal) "Mondovino", em que um velhinho francês andando pelo seu "terroir" afirma taxativo que "o vinho morreu", diante da padronização que o sabor do vinho vem sofrendo mundialmente, e de como isso tem sido premiado nos grandes concursos de vinho.
viva os altos e baixos! viva o risco!

Anônimo disse...

última coisa: ô frédi, agora precisa explicar piada?