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sexta-feira, fevereiro 29, 2008

O "marketing viral" e a Nike

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Na terça-feira, dia 26 de fevereiro, a equipe do Futepoca recebeu um e-mail, no mínimo, curioso. Vinha com o título "Texto sobre Ronaldo" e o remetente era alguém de uma empresa de "marketing viral". Dizia o e-mail:


Olá Equipe do Blog FUTEPOCA!

Trabalho na Agência RIOT, especializada em Estratégias para Mídias Sociais.

Visitei o seu blog e gostei bastante do conteúdo.

Dessa forma, achei bastante relevante sugerir à vocês a divulgação do site da Nike especializado na “recuperação” do jogador Ronaldo, que realizou, no último dia 14, uma cirurgia no tendão do joelho esquerdo. Este site foi criado pela Nike para que os fãs de Ronaldo transmitam força e motivação ao jogador, para que ele retorne aos campos o mais breve possível e volte a encantar os amantes de futebol.

O site dedicado ao Ronaldo é o http://nikefutebol.com/ronaldo

Estou enviando um pequeno texto explicativo, dando algumas instruções sobre como poderia ser escrito este texto, ok?

Caso vocês aceitem escrever sobre o Ronaldo e o resultado no blog, comentários e etc, for positivo, em uma outra oportunidade podemos, quem sabe, firmar alguma espécie de parceria, ok? Este post que estamos sugerindo, seria uma espécie de Post Piloto. Dando resultados dessa vez, surgindo novas campanhas pertinentes ao seu blog, poderemos conversar novamente, ok?

Se tiverem alguma dúvida, entrem em contato o mais breve possível, ok?

Ps.: Caso aceitem, precisamos que o texto seja escrito e postado até amanhã (dia 27) pela noite, ok? Qualquer dúvida, entrem em contato comigo.


"Marketing viral" é uma forma utilizada por diversas empresas para tornar mais conhecida uma marca, tendo como nicho inicial as redes sociais. A idéia é fazer com que peças sejam reproduzidas como uma "epidemia". Agora, os promotores de tais campanhas começam a usar os blogues, pelo seu caráter supostamente "amador" como forma de divulgar seus produtos.

No entanto, ao contrário de outras campanhas, a "proposta" dirigida em nome da Nike tem uma clara promessa de "futuros negócios", como evidencia a parte em negrito. Eles não estão tentando comprar um espaço publicitário, algo totalmente comum e normal em qualquer site ou veículo de mídia. Tentam comprar conteúdo.

Abaixo, as "indicações" transmitidas por eles de como o blogueiro deve fazer o tal post:



O post consiste em redigir um breve texto falando do fenômeno Ronaldo, suas conquistas no Brasil e no Exterior. O texto deve ser focado no enobrecimento do jogador, que adquiriu, através de suas conquistas, status de “fenômeno”. Dentro deste texto, ou ao final dele, deve ser inserido o link que dará acesso ao site http://nikefutebol.com/ronaldo. Procure motivar as pessoas a transmitir força ao jogador, convidando-os a criar um vídeo de comemoração de um gol, fazendo uso da marca registrada de Ronaldo, que é o dedo indicador direito erguido [há exemplos no site]. Procure também, enfatizar a opção de enviar mensagens diretamente no portal da Nike ou via SMS. O texto deve motivar as pessoas a dar este apoio de uma forma espontânea, fazendo referência à paixão pelo futebol e ao grande jogador Ronaldo.


Viram as "indicações"? Peguem trechos e joguem no Google. Verão que vários site e blogues contém trechos literais. Outros seguem bem o que pede o "espírito" do briefing. Talvez diversos blogueiros tenham aproveitado justamente sua admiração por Ronaldo e fizeram o post por meio desse "incentivo", mas com boa fé. Entretanto, na prática, fica difícil diferenciar quem fez por admiração e quem fez por conta simplesmente das promessas do tal e-mail. Fica ruim para o leitor acreditar que o autor do site escreve por convicção.


Até os profissionais

Porém, há que ser feita uma distinção mais séria. Há sites e blogues ligados mais a entretenimento, feitos sem critérios jornalísticos, e os feitos por jornalistas, que supostamente deveriam seguir as diretrizes que regem essa prática tão maltratada nos dias atuais. Esses não podem, em hipótese alguma, aceitar tal tipo de "oferta". Por isso, sequer respondemos tal proposta. O Futepoca muitas vezes não é jornalístico, trata de assuntos com bom humor e certa pilhéria, como na criação de campanhas ou outras enquetes feitas pra brincar com a torcida. Mas na maior parte das vezes, inclusive no trato de informações divulgadas em outros veículos, critérios claros são seguidos. Afinal, apesar de nenhum de nós ser da área esportiva em nossas carreiras, somos jornalistas em tempo integral.


Por isso, o estranhamento não é com o fato de a tal informação da Nike ter sido sido veiculada em sites noticiosos, mas principalmente com a forma como a "notícia" foi dada. No site Futebol Interior, por exemplo, o título dizia: "Nike faz campanha mundial pró-Ronaldo. Participe!" Algo que faria corar qualquer estudante de Jornalismo. Outros blogues e sites também republicaram.

Clique para ver os resultados da busta "Ronaldo, recuperação, Nike" no Google e no Google Search Blogs.


A contribuição dos blogues para a democratização da comunicação no Brasil e no mundo vem sendo decisiva. Mas esse tipo de ação marqueteira, quando encontra eco na blogosfera, causa desânimo. Já a ação do marketing ostensivo de grandes empresas na mídia esportiva não é novidade. Mas continua um fato lamentável.

(Atualizado às 16h48)

72 comentários:

Anselmo disse...

o estranho é uma agência que só faz marketing viral usar a promessa de parcerias futuras como fiadora do conteúdo. Não precisava.

Rafael Generic disse...

Excelente essa atitude de vocês!!! Eu já deixei de ler vários blogs justamente por esse motivo, toda hora é post sobre campanha do Axe, do Guaraná, da Nokia... dá nojo ver que alguém começa como um anônimo e querendo entreter as pessoas mude a postura e passe a enfiar goela abaixo certas campanhas.

Parabéns ao Futepoca por não aceitar esse tipo de marketing!

Volto aqui sempre!

Pedro disse...

Gente! Impressionante!

E por essas e outras que votei em vocês no iBest.

Marcelo Lima disse...

Eu também recebi tal e-mail, mas descartei de ler com mais atenção... DETESTO este tipo de coisa, pq. direciona pessoas a uma campanha pra falar bem...

Lamento o que ocorreu com o Ronaldo, mas de boa, ele já fez de tudo, pode parar, pegar umas 4 loiras e ficar de boa até o final da vida tomando vinho e comendo caviar, pra que ele precisa que eu fale bem dele???

Anselmo disse...

O lance não é contra o Ronaldo. Pra falar a verdade, nem contra a nike é. Eles têm todo direito de fazer campanha pra dar força pro garoto-propaganda. Podem divulgar isso entre blogues. O que é questionável é a abertura que isso tem até entre os blogões e, pior, a promessa de futuras parcerias.

Para os jornalistas de modo geral, há um volume muito grande de press-releases, que são resumos pra imprensa produzidos pelas assessorias de imprensa sobre produtos e ações de pessoas ou empresas.

É maluco pensar que pra não-jornalistas (autores de blogues) essa atividade ganha logo o nome de "marketing".

Marcão disse...

As tais recomendações só não são mais explícitas do que: JUST DO IT !

Nicolau disse...

A Nike ou a tal empresa contratada por ela divulgarem a campanha pró-Gordo é normal, não tem crise. O problema é a promessa de benesses, na forma de parceria, que incentiva obviamente um viés positivo sobre o tema. Este comentário, por exemplo, ao chamar o Gordo de Gordo, perderia sua chance de receber grana da Nike.

Klaus disse...

Acho que veicular propagandas, vender a imagem, ou aceitar este tipo de marketing é válido!! Em Santos, temos um grande exemplo: Programa Esporte por Esporte, que é da TV Santa Cecília, faculdade do presidente Marcelo Teixeira, e veicula propagandas e notícias sobre o Santos Futebol Clube. Dá para conciliar!! Abração, Glauco.

Nicolau disse...

A questão, Klaus, é deixar claro para o leitor o que é propaganda (paga e sem compromisso com a verdade) e o que é informação jornalística (que por definição precisa ter compromisso com a verdade factual). Anúncio o Futepoca também quer (viu Nike?), mas nada de vender matéria.

Anônimo disse...

O dia em que uma empresa de bebidas alcóolicas fizerem uma proposta semelhante, aposto que irão balançar! ha ha ha.

Anônimo disse...

Na boa, quer anunciar? Pague antes e aceite q seja divulgado como anuncio. Agora esse "amanhã, quem sabe, a gente acerta..." é uma puta picaretagem.

Deve ter sido alguém das sweatshops deles q bolou essa campanha

Victor disse...

Glauco,
Gostei à vera do texto.
Meu comentário aqui ia ficar tão grande, que acho melhor fazer um post lá no Blá blá Gol (até porque o assunto vai interessar aos leitores de lá, e se não interessar, eles é que se fodam) ao invés postá-lo por aqui.
Depois que eu escrever (acho que vou deixar para amanhã que o sono é grande), coloco o link.
Parabéns.
****
Resumindo, penso mais ou menos como Anselmo colocou nos comentários.

Gustavo Gitti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kaka disse...

Olha, o texto ficou muito bom!

lalai disse...

parabéns pelo texto! trabalho com Redes Sociais, mas acredito em outro tipo de abordagem!

;-)

Gfortes disse...

Excelente post.

ATENÇÃO este tipo de ação não é marketing viral, isto se chama post pago. Rápidas definições:

MKT Viral: algum conteúdo interessante que é passado ESPONTÂNEAMANTE para frente, como um vírus.

Post pago: as agências que não sabem lidar com o novo ambiente de comunicação das redes sociais, querem transferir (ou forçar a barra) o modelo antigo de comprar espaço. E o pior, fazem isso parecer espontâneo.

abs, Gfortes

Veja ações de marketing viral e guerrilha em geral no www.blogdeguerrilha.com.br

Marcelo disse...

O mais legal de tudo é que a "campanha" deu certo. Ora, o assunto virou post, o link foi colocado, o tema debatido. O detalhe do post não ser formatado de acordo com a solicitação virou assunto secundário. O Glauco foi extremamente feliz no post justamente por "não seguir seguindo" a regra. Expôs a pilantragem da Riot de uma forma clara ao mesmo tempo que mostrou a eles que é sério o suficiente para um possível "futuro negócio" desde que respeitada a individualidade jornalística do grupo.
Estão de parabéns.

Bruno Allucci disse...

Mto bom o post.. tbm já recebi certos e-mails do mesmo caráter, ou até pior.. pedia para escrever e dps mandar para eles aprovarem.. abordagem totalmente furada..

Fora isso, nem sabia que este site estava sendo divulgado assim tbm.. vi no Bobagento, achei interessante, e por ser fã do Ronaldo acabei postando...

Abraços

Renata Tripoli disse...

Que coisa feia, hein? Mas isto deve ser apurado, pois acho que a culpa desta queimada de filme não é nem da Nike e nem da Riot, e sim do infeliz que cuida disto na agência. Será que é uma assessoria? Ou um funcionário que não entende nada de nada? Se foi um funcionário: das duas uma, ou já foi demitido ou foi promovido, pois acabou conseguindo o post!!!

Daniel Rizzo disse...

Eu tive que rir...

Norton disse...

Esse tipo de prática, matérias pagas, é proibida por lei no jornalismo tradicional. Isso me faz pensar se algum dia lei semelhante vai reger o que é escrito na internet.

www.ensopadodecaranguejo.blogspot.com

www.guiailhadogovernador.blogspot.com

Anônimo disse...

Proibido por lei e feito por todos...

Blogs hoje sao fontes de renda, vai de cada um aproveitar pra ganhar dinheiro ou nao.

Alguns se contentam com o adsense, outros pegam sugestoes e ganham extras, outros sao extremistas e chegam ao ponto de postar coisas assim tentando denegrir as empresas... vai da escolha de cada um.

O que eu nao entendo é como nós blogueiros queremos um dia sermos considerados como uma midia como os jornais, se nao nos unimos?

E na real, o que eu entendi no texto acima foi ele recomendando como seria a ideia da postagem, e nao pra fazer do jeito que ele pediu...

Isso aqui virou flame mesmo, nada demais, coisa comum na internet hj.. e eu condeno a sua atitude...

abraços

Nicolau disse...

Anônimo, se a intenção de um blog é trabalhar jornalisticamente, é preciso seguir certos parâmetros éticos. Um deles é diferenciar claramente o que é publicidade do que é conteúdo informativo. Senão, o leitor não vai saber o que é fato apurado do que o veículo foi pago para falar (e não necessariamente é verdade). Pegar "sugestões e ganhar extras" é vender espaço editorial e enganar o leitor. E, no caso de quem disparou o e-mail, sugerir ganhos futuros caso o post seja publicado da forma solicitada é uma forma disfarçada de influenciar as decisões editoriais do blog.
Sobre a união dos blogueiros, acho que o reconhecimento ou não dos blogues como fontes de informação respeitáveis passa muito mais por qualidade nessa informaão do que por união para esconder ou ignorar práticas equivocadas.
Abraço

Anônimo disse...

O cobertor tá ficando curto.
E o inverno está chegando.

Carlão Azul disse...

Não tinha visto essa matéria no FUTEPOCA. Gostaria de declarar que aderi a essa "solicitação" e acreditem ou não não tive, provavelmente não terei e nem aspirei qualquer "compensação". Acontece que RONALDO é ídolo da Torcida Cruzeirense. Nós sabemos exatamente o que Ronaldo representa pra nós e por esse motivo principalmente aderí à campanha sem nenhum interesse que não esse, motivar os torcedores a mandarem mensagens ao ìdolo. Fui vítima de um comentário ANÔNIMO no meu blog e o responderei aqui porque o covarde que me atacou não foi capaz de colocar seu nome, mas como o mesmo colocou um link do Futepoca, creio que seja leitor deste blog, por isso transcrevo abaixo a reposta à ele, bem como seu comentário agressivo que exclui do meu blog por ser anônimo:

--continua a seguir:

Carlão Azul disse...

---"que vergonha seu post... http://www.futepoca.com.br/2008/02/o-marketing-viral-e-nike.html
tirem suas proprias conclusoes
eauaeuauheahuae a proposito ja consiguiu tal parceria ???---"
REPOSTA:

A propósito do que foi divulgado em alguns blogs sobre essa "Campanha" á favor da Recuperação de Ronaldo temos a esclarecer:

--continua...

Carlão Azul disse...

A Nação Azul é verdadeiramente fã de Ronaldo o Fenômeno. Esse post que fizemos foi seguindo sim uma solicitação de uma empresa de Marketing do Rio, só que o fizemos mais pensando na causa que em qualquer outra coisa. Ronaldo merece sim um post incitando os torcedores a enviar-lhe mensagens para dar força ao craque. Não vimos nada de mal em ajudar alguém que mesmo que não tivesse sido um ídolo no Cruzeiro, é um ser humano e tem seus momentos de fraqueza onde uma palavra amiga pode representar muito.
Não temos, nem tivemos interesses quaisquer em postar essa matéria, não fosse o que foi expressado na referida que é o pedido aos fãs de Ronaldo que lhe enviassem mensagens pra lhe dar forças para vencer suas dificuldades.

---- continua...

Carlão Azul disse...

Maldade pensar que tudo que se faça seja por interesse, e inclusive não teria nada de ilícito se o blogueiro que atendeu a solicitação almejasse realmente uma contrapartida da empresa que sugeriu a matéria, desde que esse blogueiro se enquadrasse na situação e condição que nos enquadramos : Blog e blogueiro AMADORES, sem nenhum compromisso com A ou B a não ser com sua própria paixão pelo seu Clube.

--continua ...

Carlão Azul disse...

A propósito, não foi a 1ª vez que nosso Blog foi solidário a um atleta clique aqui e confira: Sou Cruzeirense-Blog - Campanha pra Kérlon >

Muito Obrigado.

Carlão Azul disse...

desculpem o excesso de postagens, tava dando um erro e achei que era por ser muito grande o texto por isso o parti em vários.

Grato.

Anônimo disse...

Acorda, cambada.
Mr Manson e seus virais faz mais vítimas...

Anônimo disse...

Futebol Interior???? Esse site nao deve ser usado como parametro pra nada...

Procurem sobre futebol interior em:
http://blogdopaulinho.wordpress.com/

Corrupção lá é praxe... o que esperar deles?

Anônimo disse...

conheço muito bem a riot e contei pelo menos 11 comentários da equipe da agência querendo mudar o rumo da prosa.

eu apoio:http://papodehomem.com.br/campanha-pela-transparncia-online/

Fabio Britto disse...

Isso está com cara de viral da Espalhe / MrManson. Já não gostava deles, agora menos ainda.

Carolina Selvo disse...

Blog de Guerrilha... ação viral... Mr Mason... cocadaboa... se no fundo isso aqui é uma ação da Espalhe eu não ficaria surpreso.

De qualquer forma, o assunto não é tão grave, eles já pegaram até nomes de pessoas e colocaram no AdSense... isso aqui para o Mr Manson é apenas brincadeira.

Como eles próprios disseram "acreditamos que um determinado grupo de pessoas irá se interessar pelo assunto e passará a mensagem" e não foi o que aconteceu aqui?

maurício disse...

ah! sim, esse tema interessa muito ao futepoca, por isso o longo e belo post do glauco. a tosca campanha que tenta cooptar a espontaneidade alheia é sem dúvida motivo para despertar nosso interesse.
a questão não é ignorar o que não concordamos para não lhe dar publicidade, mas sim colocar esse tipo de coisa no centro do debate.
se considerarem que o resultado disso é um sucesso da campanha, podem pagar nossa cerveja, que eles têm grana e nós não. mas acho que o que houve foi exercício do pensamento crítico.
e falta um pouquinho de distanciamento presse povo dessa empresa, pra desenvolver um mínimo senso de ridículo.
mas não duvido, como alguém comentou, que os meninos que fizeram essa campanha sejam promovidos, e tidos como exemplos de criatividade...

Breiller disse...

Também recebi essa 'tentadora' proposta. Ia postar o e-mail no Rola Blog editando o texto para uma abordagem mais 'clean' e, possivelmente, mais convincente. Afinal, a redação dessa proposta, inserida no conceito de marketing viral, é ainda mais nojenta, né?

Pior é que BLOGUEIRO (sim, em caixa-alta, porque pra muito zé empolgado aí, blogueiro é quase profissão) vai, lê um e-mail desse na maior empolgação e acha que o blog dele tá bombando. Aliás, blog, não. VEÍCULO DE INFORMAÇÃO ESPORTIVA (sério que eu já vi essa auto-intitulação em blog que posta resultados da rodada pelo país).

Então, a Nike que fique com essa campanhazinha porca dela pra lá. Se ela foi capaz de bolar uma abordagem tão ruim, é porque detectou, de antemão, que muuuuitos blogs cairiam nessa, na certa, inclusive os de jornalistas.

Antes de qualquer coisa, blogueiro não é profissão. Como bem disse o Nicolau, por exemplo, para "trabalhar jornalisticamente, é preciso seguir certos parâmetros éticos". E um dos pontos éticos é justamente o estabelecimento de um foco baseado no conhecimento próprio. Se alguém é jornalista e tem um blog, ele é, antes de tudo, JORNALISTA. Se é um Zé Mané, ele não é BLOGUEIRO. É simplesmente Zé Mané.

E são justamente esses Zés da vida cismados a blogueiros por ofício que caem nessas pegadinhas.

Parabéns mesmo ao pessoal do Futepoca por fazer coro dessa discussão.

Sandro Fortunato disse...

Parabéns, ok?
Muito bem, ok?
Continue assim, ok?
Câmbio e desligo, ok? ;)

Anônimo disse...

Para cantar na pegada Tihuana:

Fakes da Riot osso duro de roer
Pagam post, fazem flame
e o cliente vai se fudê

BIS

Vinícius K-Max disse...

Penso que a Espalhe jamais abordaria os blogueiros dessa forma.

Como dito pelo Gustavo Fortes aí acima (dono da Espalhe), isso não é mkt viral ou mkt de guerilha. A proposta enviada aos blogueiros é de um mero post-patrocinado disfarçado: ao invés de oferecerem grana, ofereceram "futuras parcerias". Triste. Só "deu certo" porque na blogosfera (assim como o mundo) tem otário pra tudo.

[]'s

Anônimo disse...

Sinceramente, dá pra entender porque tanta celeuma sobre esse tema.
Todos querem posar de POLITICAMENTE CORRETOS e/ou de INTELIGENTES, ESPERTOS e aproveitar os ventos favoráveis pra firmar-se positivamente.
POLITICAMENTE CORRETOS= acham que são grandes e conceituados Jornalistas (com J maiúsculo) com fama nacional, não podiam embarcar nessa, um texto sugerido ou encomendado ou qualquer coisa que o valha. GRANDE PALHAÇADA: pelo que ví o texto não tem nada demais e se não queriam fazer propaganda pra Nike não colocassem o link, agora não poderiam é ignorar uma campanha a favor da recuperação do ASTRO RONALDO, a quem o Brasil deve uma Copa do Mundo. É pura babaquice negar-se e omitir-se num momento desses.
INTELIGENTES E / OU ESPERTOS= Alguns desses "inocentes úteis" que estão se vangloriando de não terem aderido a campanha pode ser que nem tenham recebido a convocação, ou ás vezes não a leram a tempo por isso não aderiram, agora que este tema foi trazido pra discussão e por aqui no FUTEPOCA, que até hoje eu visitava constantemente (vou agora rever meus conceitos, afinal acho que aqui querem mais aparecer do que informar) a discussão tá indo pra condenação da ação a favor do Fenômeno, eles como MARIA VAI COM AS OUTRAS também atacam a empresa de marketing que quiz promover a campanha criada pela NIKE.
Gente, tudo tem 2 lados (ou mais), pessoal do Futepoca sejam inteligentes, abram o leque da discussão, isso aqui parece um bando de beatas que dizem sím a tudo que o pároco fala....
Abraços

José Cláudio de C. Menezes

Nicolau disse...

José Cláudio, a discussão está aberta, como o seu próprio depoimento demonstra. SObre o post, não entendo que o Glauco tenha atacado a campanha, a Nike ou o Ronaldo, mas apenas e somente o método de divulgação. Oferecer vantagens para obter matérias favoráveis não é ético. É uma forma disfarçada de cooptação. Se um blogueiro ou jornalista gosta da campanha, que a divulgue, sem problemas. Agora, se a notícia fosse que um editor da Folha ou de qualquer outro jornal publicou matéria favorável a determinada açaõ do governo do estado porque um secretário ou algo que o valha acenou com favorecimentos em campanhas publicitárias governamentais, o que iam achar? Guardadas as proporções (relevância e tiragem da grande mídia, quantidade de grana que rola numa campanha do governo do estado), é a mesma situação. Não pode lá e nãoo pode cá, nem oferecer nem aceitar esse tipo de coisa. Pelo menos se você pretende pautar seu trabalho por princípios de ética jornalística.

Cobra disse...

na boa...o tiro saiu pela culatra...tá todo mundo falando disso.

ou vcs fizeram isso para testar a repercussão, ou erraram feio.

DJ Raphael Mendes disse...

Eu acho que a Riot está sondando mais blogs para sua lista de parceiros, por isso esse "post teste" para vários blogs que nunca fizeram posts pagos.

Bobo é quem posta falando mal sem nem conhecer a agência e acaba se queimando, talvez esse não seja o caso do Futepoca.

Eu recebi um e-mail desses a tempos atráz, e hoje sou parceiro da Riot, todo mes rola uma graninha maneira. ;-)

Filho de Vó disse...

Por que esse pessoal aí não me procura? Tô louco pra vender a minha bunda.

Me linkem, talvez seja por isso.

Aline Reinhardt disse...

Parabéns pela coragem de defender o jornalismo na blogosfera. Só assim se conquista a tão buscada credibilidade.
Fiquei curiosa: vocês receberam alguma resposta da agência depois de publicarem um post que, digamos, faz totalmente o contrário do que eles pediram?

Glauco disse...

De baixo pra cima:

Aline, a agência não se manifestou, mas, se quiser fazê-lo, o Futepoca abre espaço pra qualquer manifestação.

Achamos importante relatar esse tipo de prática porque ela ataca não apenas o próprio "marketing viral", já que se traveste dele para "sugerir" um post pago, como também levanta uma questão pertinente que é o papel da mídia esportiva no Brasil.

Hoje em dia, as pessoas vêem essa área menos como algo que é relativo ao jornalismo e mais como entretenimento, onde os merchandisings e jabás invadem o terreno e se confundem com a informação. Algo semelhante acontece também no jornalismo de cultura. Por conta disso, tanto em uma área como em outra, os blogues fazem um papel de oxigenação importantíssimo e melhoram o nível do tratamento e da análise das notícias que circulam.

Dentro desse contexto, óbvio que um blogueiro que não precisa ser jornalista, mas precisa ficar atento a essas armadilhas que se põem no caminho. Como disse no post, creio que muitos divulgaram o tal hotsite com boa fé, pois Ronaldo é um jogador que tem muitos fãs por aqui. Mas o problema é que o leitor pode perder a confiança no que é escrito, quando identifica um post como conseqüência desse tipo de campanha.

Enfim, é improtante pra nós, que escrevemos em blogues, ficarmos mais atentos.

maurício disse...

Posts são feitos para aparecer, não para ficar escondidos.
Queremos, sim, aparecer. Mas de forma que todo mundo saiba o que está lendo.

MarioSun disse...

Glauco, a "agência" nem vai se manisfestar. Pelo nível do texto enviado, (ok? ok? ok? ok?) percebe-se o quão experientes eles são.

Anônimo disse...

Para a Nike, que paga uma fortuna ao Ronaldo e continuará pagando até o fim de sua vida, não é nada bom que o jogador encerre a carreira agora, em baixa. Pois Ronaldo não está apenas lesionado. Desde 2006, quando se deixou engordar, Ronaldo perdeu mais do que a forma física, perdeu a confiança dos torcedores e a moral. Tentava recuperá-las de forma vagarosa, daí veio a nova contusão, gravíssima.

Gosto do Ronaldo, mas acho que desta vez ele deveria parar. Ficarão mais momentos bons do que ruins de sua marcante carreira. Uma tentativa e volta poderia apenas fazer aumentar esses momentos ruins. Azar da Nike que ofereceu contrato vitalício com o Fenômeno...

Gabriel Jacob disse...

Achei muito oportuno o FUTEPOCA vir a campo colocar em pauta esse tipo de hábito que vêm sendo bastante utilizado por aí. Ainda muito experimental.
Espero que a Riot veja este post como um ótimo benefício, pois só trará novas dicas de como trabalhar realmente com um blogueiro.

Recebi um e-mail parecido ha pouco tempo, mas preferi não postar a abordagem. Optei por trocar uma idéia mais informal com o "viralizador", quem sabe é assim, passando e transimitindo a nossa verdadeira opinião, não acabamos compartilhando e agregando cada vez mais conhecimento relevante para ambos os lados?

Isso foi uma lição, e espero que tenha sido bem absorvida.

Um abraço!

Gabriel Jacob
www.adivertido.com

Alana Vasconcelos disse...

Povo do Futepoca:
Eu, como estudante de jornalismo do 6º período, ou seja, prestes a me formar, quero deixar um comentário em forma de protesto. Estou absolutamente enojada e, pq não, ultrajada! Sinto-me ofendida pela forma como o pessoal da Nike tenta manipular a informação dessa forma óbvia, que chega a ser "estupidificante". Perdoe-me pelo neologismo, mas não consegui encontrar palavras no nosso vocabulário que se encaixassem no que eu quis dizer. Essa atitude é altamente anti-ética e, quando o povo toma conhecimento, passa a desacreditar cada vez mais na imprensa. Não é por menos que nossa categoria é sofredora! Estamos afundando no nosso próprio ego, de que somos formadores de opinião e que, por isso, os donos da verdade, enquanto um João Carlos Paes Mendonça da vida, que nunca fez um curso de jornalismo, se diz defensor da ética jornaística enquanto lucra milhões às nossas custas! Nós, é claro, somos os culpados, pq permitimos que a venda que cobre os nosso olhos tenha deixado de ser considerada uma das Teorias do Jornalismo, apenas. Essa venda já atingiu o âmbito da prática jornalística há séculos!

Grata pela atenção

Anônimo disse...

Pubicitários...vamos matar todos eles!!!

The Seeker disse...

Bem, querendo ou não, você acabou de divulgar. E todo mundo que linkar para seu artigo divulgando este "absurdo" - o que certamente ocorrerá - também estará divulgando. Você tenta combater, mas espalha o vírus.

Acho pouquíssimo provavél que a Nike aprovasse este approach. É ainda mais improvavél que uma agência colocasse qualquer estratégia desse tipo em prática sem a aprovação do cliente, especialmente um cliente do peso da Nike.

Na boa, ou isso é hoax ou tem alguém brincando bonitinho com todos vocês.

Ortega disse...

e mesmo que fosse uma ação honesta, também seria um crime o cara "sugerir à vocês" qualquer coisa.

Daniela disse...

olha...
pra mim, tão feio quanto o email da Riot é a sua atitude de publicar na íntegra um email que vc recebeu do seu concorrente.
feio mesmo!
e feio pra todo mundo... (e poderia ter sido feio só para o seu concorrente!!)
mancada, péssima conduta, e o mercado só olhando... e aqui, comentando.

Mariana Cosme disse...

Isso só mostra a falta de foco de vcs, pois geraram burburinho com um assunto que nada tem a ver com o blog. Onde que marketing viral se encaixa em "futebol, política e cachaça"?. Parabéns, conseguiram o que tanto almejavam: ser notícia. Uma pena que não foi pela credibilidade de um post, mas sim por um ataque. Adorava o blog de vcs, mas não irei mais acessar. Esse foi um golpe mto baixo, puro oportunismo.

Eduardo disse...

Eu já fiz posts "encomendados" sim. Mas tenho minhas regras:
- a única tag/categoria é: "publicidade"
- eu faço o texto como eu quiser.
- só faço o post de alguma coisa que eu usaria ou que concordo plenamente.
- o post pago é imediatamente seguido de um post não-pago.

Afinal, ainda não aprendi a viver absorvendo luz e, confesso, sou capitalista. VENDO ESPAÇOS NO MEU BLOG, SIM.

Eduardo disse...

tá lá.
http://auto.hitechlive.com.br

Marcão disse...

Esse post originou a matéria publicada hoje, sexta-feira, 14 de março de 2008, pelo Lance! - "Nike é acusada de manipular blogs".

Gabriel disse...

O mais curioso é se seu post se viralizou (recebi de um amigo) e deve ter dado audiência para o site da Nike! Pelo menos, eu fui lá ver o que era... E aí, no final de tudo, eles conseguiram o que queriam... Curioso, não?!

Francisco disse...

Olá, Glauco. Parabéns!

Acabo de conhecer o Futepoca e assinei o feed. Isso porque o maior ativo de um blog é a sua credibilidade e você conquistou uma forte credibilidade comigo.

Não me importo se um blog vende espaços ou não - assim como não me importo se há soja transgênica ou não - desde que eu saiba disso!!

Um abraço!

Michel Pereira disse...

Isso já é de prache, recebo direto esse tipo de coisa pra publicar no meu blog.

Patrícia Valiño disse...

Então o cara me contata, "me pauta", "me brifa", ou seja, dá as ordens que quer, ainda acha que o que eu escrever vai soar natural depois dessa... E vem me acenar com "promessa de parceria"??? Eles acham que a gente é "moleque"... Quer saber, estão certos, isso é o que a blogosfera toma por parte dela achar que é algum tipo de "grande movimento social", revolução, ou algo que o valha... Se tem uma coisa que Blog não dá, e não vai dar nunca, é "uma BOA grana".

mãe global disse...

Pessoal, parabéns pela atitude! Estou fazendo um post sobre esse assunto hoje, 24 de março e estou mencionando vocês e fazendo um link para cá.
Abraço,
Rosana

Lincoln disse...

esse tal de anonimo comenta a beça!
é isso ae! mandaram bem em divulgar a palhaçada!

PG disse...

Diante dos últimos acontecimentos sexuais, tudo está esclarecido!

Travecos do Brasil, enviem seu CONSOLO para o Ronaldo!

De preferência, um CONSOLO tamanho FENÔMENO!

A Nike deve agora lançar sua nova linha de acessórios para sex shop.

K! disse...

Daniela e Mariana Cosme, fdm-se, se ele perdeu vcs como leitoras, ganhou muito mais, eu sou um exemplo disso.

Estamos muito preocupados com a perda de duas podres manipuladoras de informação.

Patrícia disse...

Tou aqui pra parabenizar a atitude de vocês. Que mantenham esse clima de fazer blog por fazer e não oesperando jabaculê em troca.

Tom. disse...

São os famosos posts pagos. Nada contra eles, quando são especificados no post que são posts pagos. Fingir que gosta de tal coisa pra tentar influenciar o leitor a acessar tal site é uma atitude que rebaixa tanto o autor do post quanto a empresa que contratou uma agência de publicidade que utiliza isso (sem nem comentar a própria agência, né.. o fato é que a empresa recebe a "culpa")

Barbara disse...

Adorei o post.

Elite detetives disse...

Muito Bom o Blog, estão de parabéns continue sempre assim mantendo o foco e atitude no blog de vocês.