Destaques

domingo, março 02, 2008

A cachaça como metáfora

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A coisa está feia para o ex-deputado estadual Gilberto Gonçalves, do PTN de Alagoas. Matéria da Folha cita que gravações telefônicas - que estão sendo investigadas pela Polícia Federal - dizem que o político pediu, com todas as letras, "dinheiro de roubo, de corrupção", a um funcionário da Assembléia Legislativa do estado.

A explicação precisa sobre a origem do dinheiro apareceu como resposta a uma alegação de um interlocutor de Gonçalves, que dizia que teria que haver descontos de INSS e outros impostos no tutu que o ex-parlamentar aguardava. "Eu quero meu dinheiro. E não venha com desconto do INSS, não, porque isso é dinheiro roubado", diz a gravação, citada pela Folha.

Após a repercussão da denúncia, Gonçalves se diz desiludido com a política e a compara com a água que passarinho não bebe: "a política foi uma cachaça que tomei".

Tal declaração me fez lembrar de uma entrevista que realizei no ano passado com Sandro Zunino, dirigente do Avaí-SC que estava rumando para Rondônia para assumir a diretoria de futebol do Genus, clube local. Ao falar sobre as dificuldades do projeto, que somava o trabalho num clube pequeno e a mudança para um estado com hábitos culturais bem distintos do seu, Zunino dizia que encarava o desafio motivado pela paixão que nutria pelo futebol. E disse: "posso dizer que futebol é a minha cachaça!".

Em dois exemplos, a cachaça é utilizada como metáfora para o futebol e a política, fechando assim a trinca que norteia os trabalhos desse blog.

4 comentários:

Orlando Biano disse...

Quem primeiro utilizou essa expressão, que seja de meu conhecimento, fui Drummond, que disse que a poesia era sua cachaça.

Nicolau disse...

A beleza da recuperação do Olavo é que os dois utilizam a cachaça em sentidos opostos. A do empolgado foi docinha, gosto de cana, esquentou o peito e abriu o paladar. A do desiludido estava amarga, desceu queimando, deu azia e uma baita ressaca.

Glauco disse...

Para homenager Drummond e Acácio, a cachaça é a minha cachaça.

Marcão disse...

Sobre post repetido: a distração é minha cachaça (e a cachaça, minha distração).