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terça-feira, março 18, 2008

Protesto político via "santos populares" de cemitério

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Acabo de ler "Cidades dos vivos", do arquiteto Renato Cymbalista. Produzido inicialmente como trabalho acadêmico, o livro faz uma interessante análise das origens e transformações dos cemitérios em mais de 30 cidades do interior paulista, entre os séculos 19 e 20. No aspecto histórico, conta que, antes, os sepultamentos ocorriam nas igrejas - assim, os vivos mantinham proximidade com os mortos e não havia lápides para identificar ou diferenciar ricos e pobres. Com as correntes científicas e higienizadoras do século 19 e a proliferação de epidemias, o poder imperial determina a construção de cemitérios, mas não destina dinheiro para isso.

Assim, muitos desses novos espaços "públicos" surgiram a partir de doações da elite branca ou da igreja católica (ainda aliada ao Estado), que determinam a distribuição e segregação dentro dos cemitérios de acordo com a posição social. Lá, ao contrário do interior das igrejas, os ricos passam a ostentar suas diferenças com terrenos privilegiados e túmulos monumentais, enquanto os pobres e párias sociais (moradores de rua, ciganos, prostitutas) são "varridos" para sepulturas na terra ou espaços precários. Porém, uma das respostas da população a essa convivência forçada - e nada favorável - é a mistificação de mortos oriundos das camadas que sofrem mais preconceitos.

Todo cemitério paulista tem, pelo menos, um "santo popular". E, na maioria das vezes, trata-se justamente de um escravo, uma prostituta, uma criança miserável, um líder operário, um soldado, um ladrão que ajudava pobres, um morador de rua ou um preto-velho, figuras que sofreram muito na vida e na morte - por ojeriza e desprezo absolutos da classe dominante. Diz o autor do livro: "As almas veneradas revelam toda uma maneira de se relacionar com as injustiças sociais e dificuldades de ordem pessoal, um modo bastante específico de se fazer política, no qual não valem muito as distinções entre o bem e o mal, entre o sagrado e o profano".

Entre os "santos populares", Cymbalista cita o garimpeiro e contrabandista de ouro Isidoro, que distribuía dinheiro aos pobres e morreu torturado em 1809; Chaguinhas, líder de uma revolta trabalhista em Santos e enforcado em 1821; os escravos Elesbão, de Campinas, e Eduardo, de Araraquara; os irmãos Brito, mortos a mando de um "coronel" em Araraquara, em 1897; o ladrão "Robin Hood" Guaracy Marques Pinto, de Marília; a Cigana Ivana, de Rio Preto, e a prostituta Maria Nunes, de Bauru. O autor encerra observando que "do ponto de vista dos produtos da cultura, acessar o centro a partir daquilo que é produzido na periferia é algo que possui a mesma legitimidade do que fazer o caminho inverso". Leitura interessante.

3 comentários:

Glauco disse...

Isso significa que os pobres só se vingarão após a morte?

Anselmo disse...

você chama isso de vingança?

bem interessante a teoria dos santos populares.

maurício disse...

Muito interessante. Qualquer hora vou pedir o livro emprestado.