Destaques

segunda-feira, março 17, 2008

Russos lançam "vodka feminina"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O já bastante movimentado mercado de vodkas na Rússia ganhou um novo produto em dezembro e ele já começa a preocupar especialistas na área de saúde. Damskaya é o nome da bebida destinada ao público feminino, produzida pela empresa Deyros. De acordo com o criador, Igor Volodin, em depoimento ao jornal espanhol El Pais, trata-se de uma vodka "mais inofensiva que chocolate", que sepresenta como como "ideal para acompanhar uma salada e depois de uma sessão na academia para manter a linha".

No entanto, os dados sobre alcoolismo na Rússia são alarmantes. Segundo o Instituto Moscovita Serbsky de Psiquiatria Social e Forense, dados oficiais mostram que o país tem 2,5 milhões de alcóolatras, mas a entidade acredita que a cifra real deva superar sete vezes essa marca. Já Yuri Sorokin, psicólogo de un centro de reabilitaçãopara alcoólatras e drogadictos, aproximadamente 60% de seus pacientes que têm problemas com bebida são mulheres.

Mesmo assim, dentro do jogo do "mercado", algo que a Rússia parece ainda ter dificuldades para se adaptar, o fabricante da bebida se defende sofísticamente. "As russas precisam dispor de sua própria bebida. Em Moscou há táxis rosas só para mulheres, cigarros menores, mas não havia vodka. Há mais gente com diabetes do que alcoólatras neste país e mesmo assim proibiram anúncios de chocolate?", questiona Volodin, impávido.

Homens

Segundo pesquisadores, 43% das mortes de homens em idade economicamente ativa na Rússia decorrem do consumo exagerado de bebidas alcoólicas, incluindo aí extratos de ervas vendidos em farmácias, loção pós-barba e produtos para limpeza, que são de fácil acesso e contêm até 97% de álcool. O que mata, nestes casos, não são os produtos tóxicos, mas sim o alto teor alcoólico dos produtos.
Também por isso, a expectativa média de vida dos homens russos é pra lá de baixa: 59 anos, cinco a menos que o estado brasileiro onde os homens vivem menos, Alagoas (a expectativa de vida do homem brasileiro é de 68,5 anos). A mortalidade dos homens em idade para trabalhar é 3,5 vezes maior do que a do mesmo grupo na Grã-Bretanha.

4 comentários:

Marcão disse...

"Há mais gente com diabetes do que alcóolatras neste país". Esse é o argumento que o Brasil precisa!

Ps.: Por trabalhar em S.Bernardo e morar em S.Paulo, gasto duas horas dentro de ônibus, trólebus e metrô para voltar para casa. Por isso, beber cerveja antes de enfrentar a maratona é algo proibitivo, caso contrário, corro o risco de ficar com as calças ensopadas. Assim, adotei a vodka com coca-cola como goró oficial pós-expediente. E no buteco da esquina (Xamusco), tem uma dose de vodka a R$ 1,20. A marca: SVONKA. Que saudades da cerveja...

Anselmo disse...

sou contra a vodca. a favor da cachaça.

Anônimo disse...

Não sei como são as coisas lá na Rússia, mas aqui tal forma de publicidade seria condenada pelo Conar.

Nicolau disse...

Piada: Dois russo se encontram em 1990, pouco depois da queda do regime socialista. Um deles diz, triste: "Voc� viu? Tudo que nos disseram sobre o comunismo era mentira!". O outro responde: "Pois �... Mas o pior � que tudo que nos disseram sobre o capitalismo era verdade..."