Destaques

terça-feira, março 18, 2008

Paulo H Amorim demitido: vitória do PIG?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Como só o blog do Azenha está publicando, repasso aqui no Futepoca as informações sobre a demissão do Paulo Henrique Amorim do IG, feita nesta terça-feira, por volta das 17h, e sem nenhuma justificativa.

Seguem as informações do Azenha:

O jornalista Paulo Henrique Amorim confirmou por telefone, há alguns minutos, que foi demitido pelo portal IG por fax. De acordo com o jornalista, ele foi informado há uma hora (por volta das 17 horas), de que o portal não mais hospedaria o "Conversa Afiada" imediatamente sumiu do ar.

O jornalista disse que não poderia gravar entrevista por não ter consultado seu advogado.

O jornalista disse que não foi informado do motivo que levou à decisão do IG. Paulo Henrique Amorim, que também é repórter da TV Record, é crítico tanto de José Serra quanto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Paulo Henrique Amorim lidera a votação do prêmio Ibest, promovido pelo próprio IG, na categoria Cidadania, sites de política:


Algumas considerações minhas

À primeira vista, a demissão de PHA parece uma vitória do PIG (Partido da Imprensa Golpista), da qual o diretor do IG Caio Túlio Costa fez parte por muito tempo, na Folha de S.Paulo. E de seus protegidos, José Serra e FHC.

O fato de Reinaldo Azevedo e o pessoal da Veja ter a informação e publicar rapidamente contribui para essa versão.

Mas a questão pode ser mais simples. O IG pertence à Brasil Telecom, cuja proposta de incorporação/fusão com a Telemar vem sendo criticada por PHA. Não seria nada estranho se alguém da diretoria da empresa pediu sua cabeça e Caio Túlio entregou.

Caio Túlio e os controladores das empresas precisam esclarecer esse ponto...

8 comentários:

Anônimo disse...

O PHA foi demitido do IG. Mas o Conversa Afiada continua no ar. É só acessar: www.paulohenriqueamorim.com.br

Marcão disse...

Não é a primeira e nem ser a última vez que ele é silenciado por um órgão de imprensa.

Anônimo disse...

Pelo meu lado acho a 2ª questão mais complexa.
Não por ideologias, mas, eu não entro no IG (simplesmente não tenho hábito). Entrei apenas para votar no Futepoca. De qualquer forma, pelo que lembro de ler na VEJA, o Mainardi costumava "insinuar" (ele acusa mesmo) o IG de ser ligado ao PT.

Gostei mais do 2º motivo.

Anselmo disse...

usar vínculos pregressos do Caio Tulio com a mídia golpista é um pouco de simplismo. Ele tem um cargo de direção e tem suas próprias relações com investidores e quem quer que seja.

o comportamento do ig foi bizarro por ter sido uma decisão transmitida por fax. Bem feio avisar e, 60 minutos depois, tirar do ar eliminando inclusive o arquivo.

Olha só: dia 16, saiu no diário do grande abc, ao Edgar Olimpio de Souza, uma entrevista do Paulo Henrique Amorim em que ele diz o seguinte:

DIÁRIO – O seu blog Conversa Afiada é sua trincheira onde você fala tudo o que pensa?
AMORIM – Cada vírgula minha no blog tem uma mira, nada ali é gratuito. Eu critico a mídia dentro da mídia. Ali eu digo as coisas que estou com vontade de dizer. Acho que consegui, debaixo de muita porrada, preservar esse espaço que tenho hoje. Conhece a história do Rubem Braga? Era colunista da revista Manchete. Um dia ele foi pedir aumento ao Adolfo Bloch, que respondeu: ‘Você escreve isso aí em meia hora’. Aí o Rubem disse: ‘Eu escrevo isso aí em 40 anos e meia hora’. Eu tenho essa liberdade porque estou na estrada há quase cinco décadas. Entrei numa redação de jornal aos 17 anos, estudante de colégio, para ser foca na renúncia do Jânio. Estou lutando para ter minha independência desde 1961. Se eu não chutasse o balde agora, não chutaria nunca mais.


Quero dizer que a decisão final foi repentina.

Mas no novo site ele promete um editorial sobre o tema e diz que "não é primeira vez que me [pha] mandam embora de uma empresa jornalística".

Glauco disse...

O Mino Carta se solidarizou com o PHA e hoje fez seu último post pelo portal.

Anônimo disse...

Sobre a vida pregressa de Caio Túlio Costa e o papel de cada um nesse rolo (em minha humilde opinião, claro): cachorro velho não aprende truque novo.

E tenho dito.

Anônimo disse...

Já foi tarde este mala do PHA pseudo jornalista.
Agora sera a vez do ig ser o alvo deste canalha.
Toda empresa(Editora Abril, Jornal do Brasil, TV Globo, TV Bandeirantes, TV Cultura e UOL) que o demite vira sua inimiga não sera diferente com está.

Unknown disse...

Mais um alienado como esse anônimo e o Brasil afunda de vez ...