Destaques

terça-feira, março 18, 2008

Há quase cem anos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Peço licença aos futepoquenses para nesta semana que falta para o centenário do Galo fazer um “post” diário sobre meu time. Prometo que isso só se repetirá daqui 100 anos.

Um pouco de história:

O Athlético Mineiro Football Club foi fundado em 25 de março de 1908 por 22 torcedores do primeiro clube de futebol de Belo Horizonte, no coreto do Parque Municipal. O nome foi mudado para o atual, Clube Atlético Mineiro, em 1912.

O primeiro jogo ocorreu um ano depois da fundação. Em 21 de março de 1909, com vitória sobre o Sport Club Futebol por 3 a 0, na casa do adversário. Coube a Aníbal Machado, que mais tarde se tornaria escritor, marcar o primeiro gol com a camisa alvinegra.

O primeiro troféu foi a Taça Bueno Brandão, primeiro torneio de futebol realizado em Minas Gerais. O Galo venceu de forma invicta sem sofrer um gol. No ano seguinte, tornou-se o primeiro campeão oficial do Estado, desbancando o grande rival, o América.

Em 1929, pela primeira vez, foi convocado para a seleção brasileira um jogador fora do eixo Rio-São Paulo. Mário de Castro, reza a lenda, não aceitou a convocação porque não vestiria nenhuma camisa que não fosse a do Galo. Ainda em 29, o clube disputou o primeiro jogo internacional de um time mineiro, vencendo o então Campeão Português Victória de Setúbal por 3 a 1.

Em 1937, a Federação Brasileira de Futebol (FBF) reuniu em um torneio os campeões de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. O Atlético se sagrou Campeão dos Campeões do Brasil, feito que até hoje faz parte da letra do hino do time.

Outro símbolo, o Galo, foi criado nos anos 1940 pelo cartunista Mangabeira.

Em 1950, o Atlético fez uma inédita excursão pela Europa, disputou dez partidas, contra equipes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França. Foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas. A campanha rendeu o título simbólico de ‘Campeão do Gelo’.

Amanhã, a campanha do primeiro campeonato brasileiro...

Fonte das informações: site oficial, www.atletico.com.br

4 comentários:

Nicolau disse...

Tem que pedir licença aos leitores, não aos futepoquenses, que a gente é democrático. E parabéns adiantados ao Galo!

Marcão disse...

Procure fotos históricas para ilustrar os posts, Fredi. E parabéns ao Galo mineiro que, há pelo menos três anos, está invicto contra o meu São Paulo:

SÃO PAULO 0 x 0 ATLÉTICO-MG
Campeonato Brasileiro, 27/07/05;

SÃO PAULO 2 x 2 ATLÉTICO (MG)
Campeonato Brasileiro, 2/11/05;

SÃO PAULO 0 x 1 ATLÉTICO-MG
Campeonato Brasileiro, 10/06/07;

SÃO PAULO 0 x 0 ATLÉTICO-MG
Campeonato Brasileiro, 5/12/07.

Anselmo disse...

ulha!

como ficou o atlético no decacampeonato do américa?

Anônimo disse...

Parabéns ao Galo. E à sua apaixonada torcida!!