Destaques

quinta-feira, março 20, 2008

100 anos do Galo: o primeiro campeão brasileiro

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


A maior conquista nacional do Atlético aconteceu em 19 de dezembro de 1971. Nesse dia foi conquistado o primeiro Campeonato Brasileiro, com vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, no Maracanã, gol de Dario aos 16 minutos da etapa final.

No banco, mestre Telê Santana (foto, crédito Central de Mídia), começando carreira, em sua primeira vitória nacional, bem antes de ganhar a fama de pé-frio, depois desmentida.

Na campanha, 12 vitórias, dez empates e cinco derrotas, com 39 gols marcados e 22 sofridos. Interessante é que no jogo decisivo no Maracanã houve a invasão de cerca de 20 mil atleticanos ao estádio.

Outra curiosidade: o Galo ganhou o título simbólico de “campeão da disciplina”, já que não teve nenhum jogador advertido com cartão amarelo ou vermelho durante toda a disputa.

FICHA TÉCNICA DA FINAL
BOTAFOGO 0 X 1 ATLÉTICO

Motivo: decisão do Campeonato Brasileiro
Data: 19/12/1971
Local: Estádio Maracanã - Rio de Janeiro
Gol: Dario
Árbitro: Armando Marques
Público: 46.458 pagantes
Renda: CR$ 294.420,00
Atlético
Renato; Humberto, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei, Humberto Ramos e Ronaldo; Lola (Spencer), Dario e Tião. Técnico: Telê Santana.
Botafogo
Wendell; Mura, Djalma Dias, Queirós e Valtencir; Carlos Roberto, Marco Aurélio (Didinho) e Careca (Tuca); Zequinha, Jairzinho e Nei Oliveira. Técnico: Paraguaio

Fonte: site oficial do Galo, www.atletico.com.br

2 comentários:

maurício disse...

Também, os caras tinham um técnico Paraguaio...
Agora, zero amarelos e vermelhos é algo pra ficar pra história mesmo. Isso não indica só disciplina, mas também qualidade.
Parabéns ao Galo, time de meu pai.

Marcão disse...

Na véspera da decisão, o Telê tava jogando pingue-pongue com o Dario e, na tentativa de rebater uma bolinha, o centroavante deslocou o ombro. Jogou literalmente no sacrifício e, mesmo contundido, subiu mais alto para fazer o gol do título.