Destaques

quinta-feira, abril 24, 2008

Definidas as oitavas-de-final da Libertadores

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Com o final da última partida da primeira fase da Libertadores, entre São Paulo e Atlético Nacional da Colômbia, foram definidos os confrontos que marcarão o início do mata-mata no torneio continental. Com a vitória do Tricolor, assegurada por Alex Silva (foto), não haverá agora nenhum jogo entre times brasileiros. Caso o árbitro da partida não tivesse anulado o gol legítimo do rival do clube do Morumbi e a partida terminasse empatada, teríamos um Flamengo e São Paulo logo de saída. Confira a tabela abaixo:

Jogo A - Fluminense X Nacional (COL)
Jogo B - Flamengo X América (MEX)
Jogo C - River Plate (ARG) X San Lorenzo (ARG)
Jogo D - Atlas (MEX) X Lánus (ARG)
Jogo E - Cruzeiro X Boca Juniors (ARG)
Jogo F - Estudiantes (ARG) X LDU (EQU)
Jogo G - Cúcuta (COL) X Santos
Jogo H - São Paulo X Nacional (URU)

A tabela foi elaborada de forma que evite o cruzamento dos melhores da primeira fase (ou de quem os eliminar) até as semifinais. Ou seja, o vencedor de A pega o de H, o B o de G e assim por diante. Mas, se dois times do mesmo país chegarem às semifinais, eles terão necessariamente que se enfrentar. E a chance disso ocorrer com Brasil (que tem cinco times entre os 16) e com a Argentina (cinco times também) é grande. Inclusive pode haver uma semifinal entre brasileiros e outra entre argentinos.

A partida mais interessante das oitavas, pelo menos para os brasileiros, é Cruzeiro e Boca Juniors, atual campeão e sempre candidato à taça. A equipe mineira decide o confonto em casa, embora isso não tenha sido uma grande vantagem na última edição. Dos oito classificados para as quartas, apenas três times que jogavam a segunda partida em casa avançaram em 2007.

O diário argentino Olé define a partida entre River (líder do Clausura) e San Lorenzo (três pontos atrás do time de La Plata) como "duelo de titãs". Já o blogue Muy Boca destaca o atacante Marcelo Moreno e alerta que, das quatro ocasiões que o time celeste foi ao Mineirão, perdeu três e empatou uma. Entre os comentários do site, muito respeito em relação ao clube das Alterosas.

Caso os times brasileiros sejam bem sucedidos em seus confrontos, duas quartas-de-final serão tupiniquins: o clássico tricolor Fluminense e São Paulo e um revival da final do Brasileiro de 1983, Flamengo e Santos. Claro que precisa combinar com os adversários das oitavas antes, mas que seria excelente pros de cá, seria...

6 comentários:

Anselmo disse...

pro cruzeiro vai ser um problema. Acho que dá Boca. o santos e cucuta não dá pra saber. depois da ultima partida, o favoritismo fica com o santos. Fluminense passa, flamengo fica. Na partida argentina, aposto no San Lorenzo como zebra. Sobre atlas e lanus nao opino. Acho que a LDU não perde pro estudiantes e o São Paulo idem pro Nacional.

nunca um palpite foi formulado tão rapidamente e com tão poucas bases especulativas.

Marcão disse...

Pode até ser que o São Paulo passe pelo Nacional, mas suando sangue.Porém, mesmo que traga reforços e dê uma arrumada no time, não creio que chegue às semifinais. Time fraco, cheio de deficiências, sem padrão de jogo e de alternativas táticas. Presa fácil.

Anônimo disse...

Com essa configuração, minha confiança no título da Libertadores passou de 0,05% para 0,07%. Acho que passamos pelo Cúcuta e temos tudo pra superar Fla ou América nas quartas.

Anônimo disse...

Vou torcer para que os brasileiros vençam e se dê, depois, o confronto entre paulistas e cariocas. Será um bom tira-teima acerca daquela discussão sobre as goleadas fáceis dos cariocas sobre os pequenos e as dificuldades encontradas pelos grandes paulistas ante os pequenos do estado. Sem falar que será uma bela festa do futebol brasileiro. Vai ser diversão pura!

Nicolau disse...

Benedito, concordo que vai ser um monte de jogos legais, mas não posso me furtar em ressalvar: na final, torço pro time cuja origem for mais longe de São Paulo.

Anônimo disse...

Booooocccaaaaaa!!!!