Destaques

segunda-feira, setembro 15, 2008

Na rodada alviverde, o Grêmio ainda é líder

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

No Olímpico, o alviverde Goiás surpreendeu. Virou o jogo contra o desfalcado líder do campeonato em pleno Olímpico. Tropeços acontecem. Mas a cor da rodada ficou bem clara.

O Coisa Verde resumiu bem: Paulo Baier faz sua melhor partida pelo Palmeiras, ao marcar o gol de empate do Goiás. Afinal, a virada deixou o tricolor gaúcho só (só?!?) a três pontos de vantagem. Como todos os times ainda vão tropeçar no campeonato, essa distância só é boa para quem está atrás porque já foi maior.

Retrancado como time grande?



Essa é a outra parte verde da rodada. A vitória no Mineirão foi muito complicada. Desfalcado de seus atacantes titulares e com a defesa desesperadora, Vanderlei Luxemburgo apostou em Diego Souza no Ataque e Martinez na defesa. Se deu bem. Entrou com três zagueiros e praticamente três volantes (já que Evandro arma, mas marca muito mais).

Se fosse o Muricy Ramalho, seria o retranqueiro que tem sorte. Como é o Luxemburgo, eu digo: retranqueiro que deu sorte nesse jogo. O golaço de Diego Souza resolveu o jogo do lado do ataque. E a blindada defesa foi bem.

Mesmo assim, até o gol palmeirense, o time paulista jogou como grande, o que deixou o jogo aberto e com pelo menos uma oportunidade grotescamente feita para cada lado em cruzamentos de contrataque. Depois do gol e até Lenny ser expulso, os visitantes tentaram tocar a bola para não tomar sufoco, mas ficou claro que a vocação daquela etapa era defensiva. Teve correrias para avançar, Leandro até perdeu gol feito, mas o esquema que chegou a ter até quatro zagueiros e três volantes.

Funcionou ontem. Será que funciona contra o Vasco na quarta, pela Sul-Americana, e no domingo, pelo Brasileiro?

Marcos é o cara
Marcos fez três defesas espetaculares, duas depois dos 38 do segundo tempo, e gritou com o time até dizer chega. Grande Marcos.

Operação Ouro Verde
A cor da rodada começou no meio da semana. Houve quem, ao conhecer o nome da operação da Polícia Federal cujo inquérito incluiu Celso Roth na posição de réu por evasão de divisas, enxergasse um dedo palmeirense. De olho no título, tudo o que o Verdão precisava era de um abalo na confiança do líder Grêmio. Forçado, carente de elementos concretos e só uma pilhéria divertida. Mas qual a influência de entrar em campo comandado por um técnico que responde judicialmente por crimes?

Vale lembrar que a operação foi deflagrada em março de 2007 e prendeu 20 pessoas à época. O que foi entregue agora foi só o relatório para o Ministério Público do Rio Grande do Sul. A notícia que trouxe o tema foi a convocação do treinador para depor na sede PF gaúcha.

6 comentários:

Glauco disse...

Marcos é o cara como Ceni ontem mostrou (de novo) que também é.

Claro que a questão da perseguição verde no caso Roth é galhofa, mas se houvesse mesmo muito problema para um técnico entrar em campo respondendo judicialmente por crimes, acho que teria um que nem pensaria em seleção brasileira hoje em dia...

Marcelo Marchezini disse...

Achei seu texto meio corneteiro. O time teve uma vitória digna de campeão. Três pontos não são nada para 13 rodadas. Ainda mais com o confronto direto no caldeirão verde. Se bem que até lá o Gremio vai ta em quinto, o Cruzeiro (muito melhor) em segundo, e o Palestra em 1º.

Anselmo disse...

se o palmeiras estivesse três pontos na frente, eu acharia isso uma grande vantagem. mas o palmeiras tá 3 pontos atrás.

ganhar do cruzeiro foi o primeiro de uma série de desafios que o palmeiras 2008 vai ter que mostrar se quer ser campeão ou se vai se contentar em ir pra libertadores.

até passar por esses outros desafios, três pontos são três pontos e o palmeiras precisa continuar bem.

por que o texto é corneteiro? por que diz que luxemburgo foi bem ao retrancar o time? por que diz que diego souza foi bem ao resolver o jogo? por que diz que o improviso de martinez na zaga funcionou? por que faz troça com o grêmio mas se recusa a dizer que o líder do campeonato seja carta fora do baralho?

o grau de oscilação alviverde no campeonato exige uma análise melhorzinha do que dizer que 3 pontos não são nada em 13 rodadas. O palmeiras não ganhou ainda as 13 partidas que faltam. enfrentou o cruzeiro como deve enfrentar um adversário direto na busca pelo título, na casa do adversário. mas sequer garantiu a liderança do campeonato. então, tem mais é que ter calma mesmo na análise.

Ou você tá tranquilo com a defesa palmeirense? ou você acha que sem gustavo na próxima partida o torcedor dorme tranquilo?

eu não acho. e torço pro time passar dos próximos desafios que sobram.

Nicolau disse...

E eu torço pra não passar, rs!

Marcelo Marchezini disse...

Anselmo,

Acheio o texto MEIO corneteiro pelos seguintes:

-Título do post: Poderia ser mais otimista se fosse invertido. Grêmio ainda é líder, na rodada alviverde. Poxa, cara, ando cansado com essa imprensa anti-Palmeiras (claro que você não faz parte), que a Mídia Palestrina (principalmente o Observatório Verde) tem lutado contra.

- 3 pontos só? Reafirmo que 3 pontos não é nada em 13 rodadas, haja vista o potencial do time e a tabela do campeonato. Pegamos Vasco em casa e Náutico fora, enquanto o Gremio tem o Atlértico-PR e Inter fora. E o Cruzeiro também joga duas fora, contra figueirense e SPFW. Acredito que o Palmeiras assuma a ponta daqui duas rodadas e aí o Luxa não deixará escapar a taça.

-"Até o gol palmeirense, o time paulista jogou como grande". Pra mim, fomos grande o jogo todo. Qualquer equipe que enfrentasse o Cruzeiro atual, no Mineirão, se fecharia. O time não ficou só no chutão pra frente, nas faltas pra parar o jogo, e teve vários contra-ataques.

-Também tenho pesadelos com nossa defesa. Ocorre que estamos evoluindo na hora certa. Fazendo a lição de casa, seremos campeões. Um tropeço ou outro virá, claro, mas dos adversários também.

Abraço

Anselmo disse...

Eu apoio o otimismo.

valeu pela análise.