Destaques

quinta-feira, novembro 19, 2009

Em queda livre, Palmeiras perde mais uma e dá adeus ao título

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Foi por 2 a 0 a nova derrota do Palmeiras na reta final do Brasileirão. No estádio Olímpico, a partida foi bem diferente no primeiro tempo, antes do primeiro gol do Grêmio, em relação ao que aconteceu na segunda etapa.

A derrota para o Grêmio mostrou que a vizinhança são-paulina estava muito mais confiante no Palmeiras do que eu, tamanha fanfarra provocada por cada tento marcado pelos gaúchos. Teve até fogos de artifício no fim da partida. Não era para tanto.

O resultado mostra também um Palmeiras em queda livre, trabalhando para não se classificar para a Libertadores. O futebol apresentado novamente não seria suficiente para pleitear o título e pode nem ser suficiente para garantir classificação para o torneio continental de mais tradição.

Analisar o futebol apresentado pelo alviverde não resolve, porque a partida foi para lá de peculiar. Mas se o Grêmio tivesse motivo e interesse, poderia ter imposto pressão e emplacado uma goleada sem grande dificuldade.

Na primeira etapa, o jogo não teve grandes desequilíbrios, embora os mandantes tenham criado mais chances. Tudo até os 45 minutos, quando o Grêmio fez um a zero com direito a passo de capoeira do argentino Max Lopes. Ele levantou o pé até a quase dois metros de altura, mostrando toda sua elasticidade. Como o zagueiro Danilo estava longe, o árbitro Heber Roberto Lopes preferiu não marcar. Seria um lance mais polêmico se a infração fosse assinalada.

Aí veio o intervalo. Obina e Maurício discutiram, trombaram, e ameaçaram se estapear. Ameaçaram porque erraram a pontaria. Na volta para a etapa final, o homem do apito mandou ambos para o chuveiro mais cedo.

No sábado, André Dias e Hugo se desentenderam, mas levaram apenas o amarelo diante do Vitória. Wagner Mancini chegou a questionar na entrevista coletiva: "Se fossem dois jogadores do Vitória, será que seria só o amarelo?" Se fosse o Palmeiras, seria o vermelho, respondeu Heber Roberto Lopes na noite desta quarta-feira. E mais errado não está Leandro Pedro Vuaden que apitou a outra partida.

Não é por causa da arbitragem que o Palmeiras está fora da disputa pelo título, mas porque seu futebol se esvaiu pelo ralo durante a competição. No segundo tempo da partida do Olímpico, com dois a menos, mostrou aplicação na marcação e controle emocional que foi mais eficiente pela falta de disposição gremista do que pela eficácia da ação verde. É que com Marcão na defesa a emoção é garantida.

Mas tivesse mostrado esse nível de disposição em partidas como a contra o Fluminense, no primeiro tempo contra o Sport ou diversos outros jogos, a história poderia ser diferente.

Mas não foi.

A raiva das últimas rodadas já virou só tristeza.

6 comentários:

fredi disse...

Camarada, como torcedor de outro time quase pretendente ao título, sei que tristeza é essa.

Agora, não vi o lance do São Paulo, mas ontem acho que o Héber acertou. Agressão ou tentativa de agressão é motivo para o vermelho. Se o juiz viu, tem de expulsar.

Quanto ao Vuaden, preciso assistir a mais partidas dele antes de uma opinião definitiva, mas o que já vi é que ele não tem critério nenhum, apita muito de acordo com a cor da camisa.

Não é que deixe o jogo correr, na realidade marca algumas coisas para um lado, e não para o outro. Mais um, me parece, da escola do Simon, Wright, Arnaldo César Coelho.

Olavo Soares disse...

O juiz de ontem acertou. Não vi direito o lance do São Paulo, então não o comentarei. Mas, ontem, era sim pros caras irem pro chuveiro.

Anselmo, qual a sua opinião sobre a demissão irrevogável dos dois, anunciada no rádio ontem minutos após o final da partida?

Marcão disse...

Eu vi o lance dos saopaulinos no youtube - o Hugo da um tapa/empurrao no queixo do Andre Dias. Pra mim, falta criterio. E, se fosse pra adotar um, eu defenderia expulsoes nos dois casos. Com o agravante de que o lance do Sao Paulo ocorreu durante a partida, e nao no intervalo.

Quanto ao Palmeiras, com todo o respeito ao clube e ao jogador, o Obina serve mais pra ganhar campeonatos do nivel do Carioca, nao de um Brasileirao...

Anselmo disse...

"E mais errado não está Leandro Pedro Vuaden que apitou a outra partida", escrevi.

Concordo que o Herber Roberto Lopes tá certo.

qdo escrevi o post, nao tinha visto a demissão. acho que bode espiatório tem uma função. acho que obina nao deveria ser escalado pq tem contrato com o flamengo em janeiro, e não com o palmeiras. acho que maurício não fará falta, a não ser que marcão seja o escalado.

demitir depois da derrota é covardia.

mas o que os caras fizeram, talvez fosse motivo pra demissão.

Se colegas de trabalho se agredissem num escritório, talvez nao fossem mandados embora na primeira incidência. Se já houvesse outros motivos pra mandá-los pro olho da rua, para lá iriam depois de uma encrenca dessas.

Ricardo C. Manolio disse...

Na minha opinião,os dois lances são para expulsões, agressão não cabe no esporte.
Como torcedor alvi-verde, tenho uma certeza, não foi pelos dois que o Palmeiras perdeu o campeonato, ele foi perdido nas partidas contra Sport, Avai,Nautico, Flamengo, todos desde o goleiro até a diretoria tem uma parcela de culpa nisto.

Uanderson disse...

Fala Parceiro!!


Já te Linkei no blog lá depois entra lá e vê..



Aguardo Nosso Link aí!


ABS,
Uanderson Leonardo
www.saopaulinosdearaxa.blogspot.com