Destaques

terça-feira, novembro 24, 2009

Querem mais motivos para achar ruim?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto

Foi ruim, sim. A derrota do São Paulo para o Botafogo, no Engenhão, pelo placar de 3 x 2, é daquelas duras de engolir e de descrever também (por isso, a demora para a saída deste post).

O Tricolor, com seis desfalques, entrou em campo desfigurado, saiu perdendo, virou o placar, mas tomou dois gols que normalmente não leva. Tudo bem, a defesa estava desmantelada. Sem André Dias na cobertura e Jean combatendo à frente da zaga, o setor, que é o esteio do time, mostrou muita vulnerabilidade. Renato Silva, por exemplo, que sempre é carregado nas costas pelos parceiros, desfilou toda a grossura no Rio de Janeiro. Ofensivamente, Dagoberto fez muita falta. Embora Marlos tenha atuado bem, a experiência do atacante titular provavelmente pesaria em certos momentos.

Consideradas as ausências, contudo, avalio a derrota como fruto da afobação, que deveria ser do rabaixável adversário e não são-paulina. Os paulistas se atrapalharam de todas as maneiras. Esqueceram de jogar nos 20 minutos iniciais, bateram cabeça na defesa e erraram finalizações por falta de inteligência.

O jogo dos afobados: um tinha motivo, o outro não

O Botafogo, lutando para fugir da degola, começou a peleja apertando o São Paulo e o golaço de Jobson, de fora da área, no ângulo de Rogério Ceni, aos 14, foi absolutamente justo. O Tricolor era apático e só depois do susto resolveu sair da letargia. Após o tento botafoguense, Marlos criou boa chance, Miranda mandou bola na trave e Washington, aos 49, de cabeça, empatou.

No segundo tempo, o confronto foi pautado pela imprevisibilidade. Washington, aos 10, fez o pivô e Jorge Vagner estufou as redes do Glorioso. Era a virada e a alegria, mas ambas duraram pouco, pois Jobson – que estava infernal – foi à linha de fundo, o sistema defensivo são-paulino deu bobeira e Renato estabeleceu nova igualdade, aos 15.

Aos 25, Richarlyson, para variar, costumeiramente afobado, foi expulso corretamente ao tomar o segundo amarelo depois de falta em Vitor Simões. Com um a mais, o Botafogo partiu para o tudo ou nada e o Tricolor teve as melhores chances. Hernanes mandou uma paulada no travessão e Marlos, num contra-ataque, tentou o gol ao invés de passar para Washington, que tinha melhores condições de marcar.

Aos 38, Juninho foi excluído e o jogo ficou 10 contra 10. Aos 44, quando o empate parecia definido, Jobson driblou Miranda e fez outro golaço. Em seguida, foi expulso por tirar a camisa na comemoração. E o resultado acabou 3 x 2, ainda que o Fogão tenha ficado com oito, já que Rodrigo Dantas também tomou o vermelho.

Depois de terminada a partida Flamengo 0 x 0 Goiás, que realmente frustrou o Maracanã lotado, ouvi muitos são-paulinos dizerem que o resultado do Tricolor acabou não sendo mau. Apesar do risco de dizer uma obviedade, derrota nunca é boa. Pior ainda em situação como a de domingo, em que a equipe foi atabalhoada e tomou três gols de um time pressionado, abalado psicologicamente pela fraca campanha no certame e com as notícias vindas de Recife, que mostravam o Fluminense goleando o Sport.

Além disso, o São Paulo, fora de casa, com os desfalques já ressaltados e um calor de derreter, chegou a inverter um placar desfavorável. Um pouquinho mais de calma não custava nada e poderia ter deixado o título nas mãos. Alguém quer mais motivos para achar ruim?


Moriti Neto é torcedor do São Paulo e escreve sobre o Tricolor Paulista no Futepoca. Qualquer são-paulinismo exacerbado não é de responsabilidade de quem publica, hehe...

12 comentários:

WWW.BRASIL1984.BLOGSPOT.COM disse...

Oi, Tudo bom?
-
Li que vc está fazendo um mestrado em Planejamento Urbano em Londres. Achei muito interessante. É uma espécie de "mestrado-sanduíche" ou vc conseguiu fazer todo o curso por aí mesmo?
Você pode me dar algumas dicas de como encontrar bolsas desse tipo, em especial sobre Planejamento Urbano na Europa?
Obrigado,
BRASIL1984@GMAIL.COM

Fabricio disse...

O ponto principal da derrota na minha opinião é que nos 3 últimos anos o time não perdia um jogo assim nem a pau.

Acabou ficando no ar que uma vitória contra o Goiás não é tão certa assim quanto parece.

Mas ainda acho que o São Paulo leva graças ao corinthians que não perde pro Flamengo, contrariando a minha própria opinião dada um tempo atrás aqui mesmo.

Marcão disse...

Claro que derrota sempre e ruim, principalmente na reta final. Conheco saopaulinos aqui em Dublin que tambem ficaram putos com a virada que o time tomou. Mas...

Eu acho que foi um jogado, digno de uma decisao, e que o Botafogo fez por merecer. Jogou bem, na bola, sem violencia, apertando os paulistas o tempo todo. E matou o jogo na hora exata. Merito dos jogadores e do Estevam Soares.

Eu ja estava prevendo derrota nesse jogo, um resultado normal fora de casa, contra um adversario desesperado - esse costuma ser o combustivel para vitorias improvaveis. So queimei a lingua porque a arbitragem foi muito correta. A vitoria dos cariocas foi limpa e justa.

E o Sao Paulo, mesmo desfigurado, jogou muito bem. Tocou a bola o tempo todo, armou jogadas, pressionou, atacou, virou o placar. Mas os desfalques na zaga, no meio e no ataque pesaram. E virou certeza: quando o Miranda joga mal, o time perde. Sobre Renato Silva, nao e jogador pra ser titular de time que se considera grande.

No mais, to com medo do Goias. Viu so? Ate rimou...

Moriti disse...

Concordo com você sobre o Miranda, Marcão. E também sobre o medo do Goiás.
Só acho que o desespero do Botafogo era normal, mas o São Paulo esteve afobado demais, parecia tão desesperado quanto o adversário em alguns momentos. Vide os comportamentos de Richarlysson e Renato Silva, que é ruim pra burro, mas não precisava jogar como um amador.
Faltou alguém pra tocar a bola, chamar o jogo, quando o Tricolor estava na frente. O Hernanes (em tempo, fora o chute na trave, ele entrou em campo?)ou o Jorge Wagner poderiam ser os caras pra isso.
Outra que não entendi: por que o Ricardo Gomes pôs o Henrique, que não atuou nenhuma vez no campeonato e não o Oscar? Já que era pra por um garoto ofensivo, porque não colcocar um que jogou mais vezes no profissional e que, provavelmente, sentiria menos o baque?

Anselmo disse...

o goiás só põe medo no flamengo. o são paulo, infelizmente, vaiser campeão neste fim de semana.

Moriti disse...

Ah, sim. Ia esquecendo. Foi mesmo um jogão, emocionante e com muita velocidade. Fiquei tão puto com o resultado que esqueci de mencionar.
E a afobação do São Paulo, na minha opinião, se deveu ao jogo do Flamengo, que viria depois. Aliàs, times que estão disputando título não podem jogar em horários diferentes.

Moriti disse...

Ô, Anselmo! É uma tentativa de "secação reversa"? Semana passada deu certo... Sai zica!

Anselmo disse...

é opinião mesmo.

a não ser que o post excluído do marcão que previa o flamengo campeão também fosse um jeito de secar os adversários.

Glauco disse...

Postulantes ao título jogam até em dias diferentes, vide o Palmeiras nasduas últimas rodadas... Foi bom também pra acabar com essa paranoia da "conspiração carioca" já que o Botafogo acabou a partida com três expulsos e o Flamengo cansou de apanhar do Goiás e o seo Vuaden não soltava cartão nem por medida provisória.

Quero ver é se o Goiás contra vai jogar do mesmo jeito que jogou contra o Flamengo no fim de semana: com doze lá atrás... Duvido muito.

Marcão disse...

Ah, tem essa historia dos horarios, sim, que me parece estapafurdia. Para mim, foi o fator principal para o inexplicavel empate do Flamengo. Os jogadores viram a derrota do Sao Paulo e entraram em campo com a faixa de campeoes no peito. Mas esqueceram que precisavam marcar pelo menos um gol para concretizar isso...

Moriti disse...

Não se pode dizer que o Goiás jogar com doze atrás seja uma novidade. É só ver o histórico do campeonato. O time sempre atuou fechado, esperando chances de contra-golpe. Talvez, por jogar em casa, saia mais contra o São Paulo.
Contra Grêmio e Náutico, o São Paulo também jogou adiantado.
De qualquer maneira, erros anteriores não justificam que a prática prossiga.

Nicolau disse...

A rodada sacramentou o São Paulo campeão. Só trocou o nome do time que refugou... Glauco, cadê o marketing de seu tão bem sucedido programa psicológico que recuperou Baloubet du Rouet?