Destaques

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Grupo da Argentina é o que mais compensa emissões de carbono na Copa

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (Pnuma) anunciou nesta segunda-feira, 7, um acordo com 17 seleções participantes da Copa do Mundo de 2010. Metade mais uma das representações nacionais topou plantar árvores para sequestrar o dióxido de carbono e outros gases causadores de efeito estufa produzidos por suas comitivas.

A principal fonte de emissões é o transporte. As viagens internacionais de espectadores e das equipes devem contribuir com dois terços (67%) do total previsto para a Copa. A estimativa é de 1,6 milhões de toneladas, cuja participação das equipes equivale a 13 mil toneladas.

Sérvia, Uruguai e Coreia do Sul prometeram zerar as emissões, compensando os gases que escaparem. África do Sul, Argentina, Brasil, Camarões, Chile, Costa do Marfim, Estados Unidos, Grécia, Inglaterra, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia e Nigéria apoiam a ideia e só não sabem ainda como resolver a questão.

O grupo com mais seleções compensadoras de CO2 é o B, que tem a Argentina como cabeça de chave. Todas as seleções estão dispostas a neutralizar seu carbono. Depois, vem o E, da Holanda. Apenas a Dinamarca – cuja capital sedia a 15ª Conferência das Partes (COP-15) até 18 de dezembro – fogem à regra ecologica e politicamente correta.

Com menos seleções aderentes à proposta estão o D e H. Espanha, Honduras e Suíça deixam, até agora, o Chile sozinho na compensação de carbono emitido. Situação parecida, até agora, ocorre com a Sérvia, já que Alemanha, Austrália e Gana fingem que não é com eles.

O Pnuma ainda tenta convencer o resto da turma a participar.

Um outro acordo foi feito entre o Pnuma e a ONG GEF para reduzir o impacto ambiental do mundial em seis cidades sede no longo prazo. São placas com células fotovoltáicas (energia solar), lâmpadas mais eficientes etc. Um financiamento de U$ 1 milhão será usado para isso.

Confira os neutralizados por grupo:

Grupo A
África do Sul
Uruguai
México
França


Grupo B - o mais neutralizado
Argentina
Nigéria
Coreia do Sul
Grécia

Grupo C
Inglaterra
Estados Unidos
Argélia
Eslovênia

Grupo D - os mais desencanados
Sérvia
Alemanha
Austrália
Gana


Grupo E
Holanda
Japão
Camarões
Dinamarca

Grupo F
Itália
Nova Zelândia
Paraguai
Eslováquia

Grupo G
Brasil
Costa do Marfim
Coreia do Norte
Portugal

Grupo H - os mais desencanados
Chile
Espanha
Suíça
Honduras

5 comentários:

Brunna disse...

E o Brasil?
Vai adotar o "Manguaça cidadão -versão" aquecimento global?

fredi disse...

O grupo que menos compensa é o verdadeiro grupo da morte?

Glauco disse...

Nem o aquecimento global nos livra dos trocadalhos.

Brunna disse...

Cartãooooo Vermelho pro Fredi!!

Marcão disse...

Associações, delírios, paranóias, trocadalhos e teorias da conspiração. No mais, me lembrei do último email que recebi de uma louca (aquela mesmo...) de minhas relações: "Oi, tudo bem? O futuro do mundo é o banco de urânio. Beijo, tchau."

Quase escuto o De Massad pensando: "-HÃ??."