Destaques

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Ronaldinhos ficam fora e quem é Michel Bastos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Dunga anunciou a convocação da seleção brasileira. Todos os comentaristas esportivos acreditam que quase todo mundo que está aí vai para a África do Sul.

Nada de Ronaldinho Gaúcho e muito menos de Ronaldo, o gordo. Diego tampouco foi convocado. Adriano e Kléberson, do Flamengo, estão na lista. Robinho está lá.

No gol, ou guarda-metas
Julio César (Internazionale); e Doni (Roma).

Lateral
Daniel Alves (Barcelona); Gilberto (Cruzeiro); Maicon (Internazionale); e Michel Bastos (Lyon).

Zaga
Juan (Roma); Lúcio (Internazionale); Luisão (Benfica); e Thiago Silva (Milan).

Meio-campo
Elano (Galatasaray); Felipe Melo (Juventus); Gilberto Silva (Panathinaikos); Josué (Wolfsburg); Júlio Baptista (Roma); Kaká (Real Madrid); Kleberson (Flamengo); e Ramires (Benfica).

Ataque
Adriano (Flamengo); Luís Fabiano (Sevilla); Nilmar (Villarreal); e Robinho (Santos).

Assim como em outubro, para os amistosos contra Inglaterra e Omã, Michel Bastos foi convocado. Atualmente no Lyon, o jogador foi revelado pelo Pelotas, ganhou destaque no Figueirense em 2004, quando foi para o Grêmio. Não deu tão certo, foi ao Atlético Paranaense em 2006 e, deli, para Lile. Desde o ano passado, mudou de clube.

É mais um coringa no escrete de Dunga. Além de Michel, Elano, Daniel Alves e Júlio Baptista jogam em mais de uma posição. Precisa de tanta polivalência?

8 comentários:

Marcão disse...

Lembro de um golaço do Michel Bastos contra o São Paulo, do meio da rua.

Fernando Romano disse...

Com a exceção de Kaká (se ele estiver 100% para a Copa), esse meio-campo convocado pelo anão é P-A-L-H-A-Ç-A-D-A. Doni? Outra piada de mau gosto. E não sei porquê, mas acho que Luís Fabiano, numa Copa, não vai render a mesma coisa... sei lá, talvez me engane.

Obviamente torcerei para o Brasil, mas a minha opinião é que se esse for o time-base para a convocação da Copa - não um selecionado de melhores, mas um time de comadres do Dunga - podem esquecer o Hexa.

E que não venham dizer de título de Copa América e Copa das Confederações. Em 89, ganhamos uma Copa América depois de 40 anos e 90 deu no que deu. Ademais, desde quando Copa América é parâmetro pra Copa do Mundo? Já a França foi campeã Européia em 2000 e das Confederações em 2001; na Copa, voltou pra casa na 1ª fase, em 2002. Não tem como comparar.

Copa do Mundo é f...

fredi disse...

Vou torcer pelo Brasil, é óbvio, mesmo com o Anão.

Mas já pensou se os titulares têm qualquer problema e o Brasil entra em campo com este time:

Doni

Maicon
Luisão
Thiago Silva
Michel Bastos

Josué
Felipe Melo
Júlio Batista
Kléberson

Adriano
Luís Fabiano

Não teríamos problema na zaga nem no ataque, porque os convocados para esses setores estão no mesmo (bom) nível, mas esse meio de campo me dá pesadelos. É muito Dunga para meu gosto.

Minha campanha é fora Júlio Baptista e convoca o Ronaldinho Gaúcho.

É para ter opção, se machuca o Kaká joga quem? O JB, o Kléberson, o Ramires?

Anônimo disse...

Se Kaká se machucar, o meio campo criativo será um dos laterais: Michel Bastos e Daniel Alves.

Na verdade teria que ser. Ninguém confia nos "reservas" do Kaká: Elano, Ramires, Julio Batista.

Anselmo disse...

fredi, por que o luís fabiano entra no time reserva e não o nilmar?

sobre elano, ele seria meu titular na meia, ao lado do kaká.

o julio baptista eu levaria pra copa, kléberson e gilberto silva não. tem outros espaços pro ronaldinho gaúcho.

Glauco disse...

O Gilberto Silva eu não quero nem na Portuguesa Santista. Mas é boa a lembrança de que Kaká não tem substituto e, embora a imprensa não diga, vem sendo bem questionado no Real Madrid pelo conjunto atuações/contusões. A única opção viável seria Daniel Alves, mas aí a característica do time mudaria.

Nicolau disse...

É muito volante, realmente. Gilberto Silva parece ser quase uninimidade negativa. Eu também tenho muitas ressalvas ao Josué. Mas a convocaçaõ não é em nada surpreendente. É reflexo do trabalho do Dunga até aqui e de sua filosofia de jogo, que dá pouca ou nenhuma importância para criatividade. Marcação forte, contra-ataque rápido, gols de bola parada, feijão com a arroz. A esperança de alguma magia é Robinho e Kaká estarem comendo a bola na Copa. Mas mesmo sem isso, é capaz que o time vá bem, pode até ganhar. Não deve encantar ninguém, porém.

Bernardo Cotrim disse...

Posso me arrepender do que vou escrever aqui, mas lá vai: no geral, a convocação do Dunga não é das piores. Temos uma lacuna na lateral esquerda há tempos, o que explica a alta rotatividade de jogadores no setor (gostaria de ver o Fabio Aurélio sendo testado, mas ultimamente ele não fica 2 semanas fora do estaleiro); é pública e notória a predileção do Dunga por um meio campo povoado de Dunguinhas, daí o excesso de volantes; e o ataque é esse aí, salvo o Nilmar se afundar completamente na Espanha e o Robinho não conseguir se destacar nem jogando o paulistão.
É evidente que, fosse eu o técnico, a convocação seria diferente. Acho que o Gilberto Silva não serve mais nem pra ser banco do Toró no Flamengo, o Josué nunca foi jogador de seleção na vida (mas sabemos que todos os técnicos têm suas manias - vide Parreira com o Paulo Sérgio e o Felipão com o Anderson Polga), e tanto o Ronaldinho Gaúcho quanto o Alex (ex-Inter) mereciam uma chance - mais pelo talento inegável do que pela bolinha atual.
Mas o fato é que esse modelo do Dunga (inspirado na seleção do Parreira de 94), se não é bonito, é eficiente. Desde que assumiu escala o time dessa forma, e seus resultados são muito positivos. Como não existe nenhum bicho-papão na copa (ou alguém viu por aí uma seleção jogando um futebol vistoso, de dar medo?), é bem possível que o Brasil consiga disputar o título.
PS: Não comentarei a convocação do Doni. Acredito piamente que o Dunga fez de sacanagem, e não vou cair na pilha fraca dele...